Chamo de "ficção imaginativa" os diversos gêneros que se afastam do "mainstream" (meio da corrente) ou seja a ficção dita realista, que trata mais de assuntos sociais, políticos, psicológicos, históricos. Os analistas do fandom geralmente falam em três grandes pilares: a ficção cientifica, a fantasia e o terror.

          Na primeira temos a especulação sobre avanços tecnológicos ou novas descobertas cientificas ou simplesmente a evolução futura da sociedade. Recorrências da ficção científica são, por exemplo, o contato com alienígenas. explorações espaciais, robôs, androides, mutantes, visões do futuro, viagens no tempo ou em outras dimensões e mundos paralelos.

         A fantasia especula, por sua vez, não com assuntos científicos e sim mágicos, tendo o seu parentesco com o antigo conto de fadas. Na chamada "Alta Fantasia" (como em Tolkien) os enredos trabalham com "mundos secundários" paralelos ao nosso, como a Terramedia onde se passa a saga do Senhor dos Anéis.

        O terror já encara o lado sobrenatural, pelos seus aspectos mais macabros. E aí temos vampiros, lobisomens, zumbis, múmias que se movem etc.

        Todavia, eu costumo advogar um quarto pilar básico: o conto e o romance policiais. Mesmo que tais histórias se passem em geral no plano natural, a figura do detetive de ficção, que desvenda mistérios por dedução e análise, está longe de ser corriqueira e o domínio da lógica pede aos leitores um esforço extra para compreensão.

        Podem-se elencar outros gêneros extraordinários, como o realismo mágico presente, por exemplo, nos contos de um grande escritor brasileiro contemporâneo, o mineiro João Batista Melo, autor das coletâneas de contos "O inventor de estrelas" e "As baleias de Saguenay". Nesta última destaca-se uma incrível história que fala num cineminha que ia fechar e numa garota cinéfila, fiel frequentadora do local, que comparece à última sessão e... nunca mais é vista, como se houvesse passado para o mundo de fantasia da tela, recusando-se a permanecer no mundo real.

       Todos estes gêneros são afins e admitem a mesclagem. É comum, por exemplo, mesclar terror e ficção científica - e não é outra coisa o filme "Alien".

       Em tais gêneros a gente viaja nas asas da imaginação, o que não quer dizer que sejam somente escapistas ou alienados: grandes problemas sociais ou morais são discutidos, mensagens grandiosas são passadas como no clássico romance "1984", de George Orwell - terrível alerta à consciência da humanidade, diante do perigo do totalitarismo. Livros como esse demonstram a que alturas de qualidade e significado podem atingir os gêneros de imaginação.

 

 

                                                                 Miguel Carqueija