Feliz Ano do Macaco, 2016.

 

Antonio Carlos Rocha*

 

Começa hoje, Lua Nova de fevereiro de 2016, na Astrologia Asiática, o Ano do Macaco.

 

No antigo Brahmanismo, Hanuman ou Hanumat era o Deus Macaco, Santo Padroeiro da Aprendizagem. Considerando que a Vida é um constante aprender, estamos todos aprendendo até o último suspiro, Hanuman é muito venerado no Hinduísmo contemporâneo, orientador dos aprendizes, ou seja, nós, espécie humana.

 

No texto sagrado Ramayana, Hanumam era fiel escudeiro do Deus Rama e chegou ao cargo de Ministro.

 

A Mitologia Hindu informa que, belo dia, com fome, Hanuman contemplou o sol, pensou que era algo comestível e quis agarrá-lo, foi preciso o Criador Deus Indra enviar um raio de energia e assim Hanuman entendeu que com o Sol, Astro-Rei ninguém brinca. São os limites da existência.

 

Na Literatura Latino Americana temos o grande escritor e pensador, o mexicano Octávio Paz, que foi embaixador de seu país, durante muitos anos na Índia, escreveu o livro sobre Hanuman, “O Mono Gramático”, editora Guanabara, 1988, considerado uma reflexão em forma de poema em prosa.

 

A crítica especializada informa que “O Mono Gramático” é um dos livros mais belos do mexicano, meio novela, meio poesia, trabalhando linguagens e o jogo Criador entre idéia, verbo, palavra, percepção, conhecimento, erotismo.

 

Na antiguidade Brahmânica, a Gramática fazia parte do Caminho Espiritual.

 

(*) http://estudoliteraturas.blogspot.com.br