Exortações e recomendações a um jovem

[Elmar Carvalho]

Dias atrás um jovem, cujo nome não vem ao caso, me pediu alguns conselhos. Considerando a vida e a consulta desse jovem, resolvi escrever o texto abaixo, que penso servir para outros jovens, e talvez e principalmente para mim mesmo. Devo dizer que tirei dois ou três pequenos trechos, de caráter mais pessoal e íntimo. Dito isso e sem mais prolegômenos, eis o que escrevi:

O cumprimento das recomendações e conselhos abaixo só depende EXCLUSIVAMENTE de você.

Nas dificuldades, se voltar para Jesus Cristo e para Deus, e orar. A resposta virá no tempo certo de Deus. E o tempo de Deus é sempre o tempo certo para cada um de nós. Mas deixando claro que seja feita a vontade Dele, e não a nossa, como está no “Pai Nosso”.

Consta que Salomão ansiava por Sabedoria. E Deus, em acréscimo, lhe deu muito mais. Peça a Jesus sabedoria para a sua vida e para o exercício de sua profissão.

Nos últimos anos, em minhas orações, peço o seguinte: “Senhor, na forma de Sua vontade, me ajude a ser um homem bom, digno, correto; me ajude a agir sempre com sabedoria, justiça e bondade.”

Dizem que conquistar uma cidade é mais fácil do que se dominar a si mesmo. Mas para conquistar uma cidade sempre a pessoa dependerá de outras pessoas, e o domínio de nós mesmos só depende de nós, exclusivamente de nós.

O que proponho se refere apenas a questões ou atitudes íntimas, particulares, domésticas, mas que poderão ter bons reflexos no mundo externo e profissional.

Ter organização. Ter um lugar para cada coisa; colocar cada coisa em seu lugar. Não deixar as coisas largadas no chão ou em cima de móveis e cadeiras, ou outros lugares impróprios.

Adotar atitudes simples e racionais, como: ligou, desligue; abriu, fechou; acendeu, apague; sujou, limpe; derrubou, apanhe etc.

Procurar dormir profundamente à noite, em horário e tempo apropriados e suficientes para o nosso biorritmo.

Procurar ter uma alimentação saudável, segundo as recomendações dos nutricionistas e da medicina.

Comer com um mínimo de elegância, sem baixar muito a cabeça em direção ao prato; mastigar bem e sem pressa os alimentos, e sem fazer muito barulho na mastigação.

Vencer o consumismo, ou seja, a compulsão por comprar. Afinal, só temos um corpo e não temos necessidade de ostentação.

Gastar menos do que o que se ganha, para ter alguma reserva para o caso de uma necessidade vindoura.

Vencer a inquietação ou ansiedade de estar sempre saindo para a rua. Lembrar que boa romaria faz quem em sua casa está em paz.

Não ficar remoendo o passado, a não ser para conservar as boas lembranças e para não repetir erros anteriores. Não podemos voltar ao passado e muito menos modificá-lo.

Não perder energia e tempo com ira ou vingança. Evitar arestas, mas ser firme em defesa do que é certo e do que é justo, seguindo sempre a Regra de Ouro pregada por Jesus e a Lei da Semeadura (se não as conhecer, veja na Bíblia ou no Google).

Lembrar que mais importante do que palavras e preleções é o exemplo pessoal, através de ações e atitudes. Assim, a autoridade deve não apenas pregar o legal e o justo, mas mostrar que seguimos em nossa vida o que recomendamos aos outros através de palavras escritas ou faladas.

Evitar ideias fixas, paranoias e obsessões. Focar no que realmente é importante para você e para as pessoas com quem você se relaciona. Fuja do egoísmo. Procure conhecer-se a si mesmo, com a ajuda de analista, se necessário.

Inútil forcejar ante o inelutável. Será apenas gasto vão de energia. Melhor se voltar para Deus, em busca de força e resignação.

O espírito também precisa se alimentar. Seu alimento é a palavra de Deus, contida na Bíblia, e os bons livros de edificação moral e espiritual.

Não julgar e não se preocupar com a vida alheia, pois nisso perdemos tempo e energia, e deixamos de nos preocupar com nós mesmos e com as nossas próprias atitudes. Não julgar foi recomendado por Jesus.

Devemos ser bons, mas que a nossa bondade não torne audaciosos os lobos, como disse Saadi.

A meu ver, não existe nada impossível nestas recomendações, sequer muito difícil. Não se preocupe com quem as segue ou deixa de seguir, mas apenas consigo mesmo.

Você precisará unicamente de si mesmo, de sua força de vontade, determinação, desejo forte e consciente, ou seja, de sua vontade e disciplina.

E lembrar sempre o que disse Abraham Lincoln: "Podemos enganar alguns por todo tempo, todos por algum tempo, mas não podemos enganar todos por todo tempo."

Recomendo ler a Bíblia, começando pelo Novo Testamento, os poemas Se, de Rudyard Kipling, e Desiderata, de Elmar Carvalho, todos disponíveis na internet.