"(...) O zoológico de Curitiba tem um leão, quatro leoas, dois ursos de óculos, um casal de girafas, um tigre de bengala, uma onça pintada, um chimpanzé, três hipopótamos, três jacarés, além de macacos, aves e tartarugas, entre outros. (...)"
"O PARQUE NACIONAL DA SERRA DA CAPIVARA, ONDE SE LOCALIZAM
CENTENAS DE MAGNÍFICOS SÍTIOS ARQUEOLÓGICOS COM MILENARES
INSCRIÇÕES RUPESTRES (produzidas pelos assim chamados
paleoíndios que por ali viveram), FICA NO SUL DO ESTADO DA JUDOCA
SARAH MENEZES, OU SEJA, NO SUL DO PIAUÍ, BRASIL"
(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")
"Encontrada em certas áreas das Américas do Sul e Central, próximo a rios e lagos, a capivara é o maior roedor vegetariano do mundo. Alimenta-se de capins e ervas, comuns em várzeas e alagados. Pode formar bandos de até 20 indivíduos. No Rio Grande do Sul, é também conhecida por capincho ou carpincho. É uma excelente nadadora. Se reproduz na água e a usa como defesa, escondendo-se de seus predadores. Também é conhecida por dormir submersa com apenas o focinho fora d'água. No Pantanal, seus principais períodos de atividade são pela manhã e à tardinha, mas em áreas mais críticas podem tornar-se exclusivamente noturnas. Como animal pastador, utiliza a água como refúgio, e não como fonte de alimentos, o que a torna muito tolerante à vida em ambientes alterados pelo homem. Nas regiões ao longo do Rio Paraná no sul do Brasil e norte da Argentina, são frequentemente capturadas e aprisionadas para criações em cativeiro ou para serem abatidas como carne de caça.
uma escola pública, portanto - MARIA NEIDE GABARDO BETIATTO,
DA CIDADE DE CURITIBA, ESTADO DO PARANÁ, BRASIL
(Programa Comunidade Escola /Hora do Conto),
COORDENADASPELAS PROFESSORAS ADRIANA PELLANDA,
FRANCIELE LIMA, GISELE ALVES E VIVIANE BASTOS,
Youtube:
"(...) O réptil chamado "Lolong" [DAS FILIPINAS] foi medido pelo zoologista australiano Adam Britton e tem exatos 6,187 metros, o que faz de "Lolong" o maior crocodilo do mundo mantido em cativeiro. (...)"
11 e 12.8.2012 - APELIDOS, NÃO! - O oficial superior não admitia assédios desmoralizantes, bichos no quartel e apelidos exóticos na tropa por ele comandada! (A ESTÓRIA, VERÍDICA, HOJE FOI CONTADA PELO BOMBEIRO MIRANDA.) F. A. L. Bittencourt ([email protected])
APELIDOS, NÃO!
Bombeiro Miranda
(Especial para o portal Entretextos,
com cópia a ser depois transcrita na
comunidade "FÁBULAS BOMBEIRÍSTICAS"
do Facebook)
Durante a formatura matinal, no quartel de Taguatinga (DISTRITO FEDERAL, BRASIL), o Coronel, quando pretendia sair da Unidade, ao ouvir um bombeiro chamando o outro pelo apelido de Tatu, aborrecido, resolveu dirigir a palavra à tropa formada.
Esbravejou o Comandante: "- É inadmissível que os bombeiros chamem uns aos outros por apelidos com nomes de animais como PACA, TATU, COTIA, TAMANDUÁ e outros, parecendo até que sou o diretor de um zoológico!"
Disse ele que era insuportável fulano sendo chamado de URUBU, outro de COBRA, MACACO, ZEBRA, BOI, LONTRA e assim por diante.
"- Se, a partir deste momento, eu tomar conhecimento de que algum bombeiro venha a dispensar tratamento a outro com nome animalesco, aplicarei rigorosa sanção disciplinar."
Era costume perguntar para a tropa se ela tinha entendido. E ele gritou:
"- EN-TEN-DI-DO?".
A tropa, então, com mais de 50 homens formados, respondeu, em uníssono:
"- SIM, SENHOOOR!" (bem gritado, também).
O Coronel devolveu o comando da tropa ao Tenente e, ao chamar o seu motorista (que estava nas proximidades) para se retirar da Unidade, disse:
"- VAMOS EMBORA, JACARÉ!"
EM HOMENAGEM AOS SENHORES PAIS (o amigo bombeiro Miranda é um deles,
sendo que ele e sua honrada senhora têm três lindas e inteligentes filhas,
DIANA, MARIANA E TATIANA, tendo nascido a mais nova, Tatiana, há apenas
4 meses e meio, mais ou menos: nasceu a linda bebê em 29.3.2012),
UMA SUGESTÃO, NESTE DIA DOS PAIS: DOMINGO, 12.8.2012:
"Câmeras automáticas fotografam raro tatu gigante no Pantanal 22 de setembro de 2011 • 11h09 • atualizado às 11h45
Cientistas usaram câmeras automáticas, instaladas como armadilhas Foto: BBC Brasil
Cientistas britânicos conseguiram capturar imagens de um raro tatu gigante no Pantanal brasileiro. As câmeras do zoológico de Chester foram colocadas pelos pesquisadores da Royal Zoological Society, da Escócia, na região de Nhecolândia e fazem parte do Projeto Tatu Gigante.
Depois de 10 semanas de pesquisa de campo, os cientistas conseguiram encontrar e fotografar o animal. "As câmeras vão oferecer informações críticas para a avaliação da situação das populações de tatus gigantes no Brasil", disse Arnaud Desbiez, biológo da Royal Zoological Society, que lidera o Projeto Tatu Gigante.
"Elas vão nos ajudar a ter uma compreensão melhor da história natural da espécie e talvez entender as razões ecológicas de sua raridade (...). E vão nos ajudar a formular uma base de informações sobre a ecologia do tatu gigante e sua função no ecossistema do Pantanal brasileiro", acrescentou.
As fotos mostram o tatu saindo de uma toca. Apesar de as populações de tatus gigantes, ou Priodontes maximus, estarem espalhadas pela maior parte da América do Sul, pouco se sabe sobre este animal devido ao seu comportamento discreto e à pouca densidade das populações, que raramente são vistas.
Toca
O fato de o tatu gigante passar os dias em tocas embaixo da terra dificulta a observação tornando os avistamentos raros. O tatu gigante pode atingir 1,5 m de comprimento e pesar até 50 kg, duas vezes o tamanho de um tatu comum. Ele vive em áreas de florestas conservadas, perto de fontes de água e têm hábitos noturnos.
Isso levou os cientistas a decidirem usar câmeras automáticas, instaladas como armadilhas, para capturar as imagens. "Nós simplesmente não sabemos nada sobre os tatus gigantes e podemos perder esta espécie antes de conseguir entender sua história natural básica e seu papel ecológico", afirmou Arnaud Desbiez.
A organização União Internacional para Conservação da Natureza classifica este mamífero como vulnerável, pois o tatu gigante está ameaçado pela perda de seu habitat e pela caça. Com o uso das câmeras automáticas do zoológico de Chester, os pesquisadores poderão estimar a densidade da população, investigar os padrões de suas atividades, monitorar o uso de suas tocas por outras espécies além de aprender mais sobre seu comportamento social e reprodutivo.
Para Arnaud Desbiez, o tatu gigante pode ser considerado um "fóssil vivo". "Estou ansioso para usar os resultados de nosso trabalho para mostrar aos brasileiros e ao resto do mundo esta espécie desconhecida que eu acredito simboliza o melhor da biodiversidade", afirmou."
A americana Melanie Typaldos, de 55 anos, ficou conhecida no estado Texas, nos EUA, por manter uma capivara como animal de estimação.
A mulher vive com o grande roedor em sua casa em Buda.
(Reprodução)
Segundo a agência "Barcroft Media", a capivara chamada "Caplin Rous", de três anos de idade, conta, inclusive, com páginas no Myspace (site de relacionamentos) e no Twitter (serviço de microblog), tendo mais de 3 mil seguidores."
"Prêmios Conquistados na Filatelia Mundial pela
Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos
Lista de Prêmios na Categoria Peças Filatélicas (clique no ano para ver o selo)
20/11/2001 – Cartela de Selos “Pantanal – Fauna e Flora”. Os 10 selos auto-adesivos desta cartela (booklet), com valor facial de R$ 0,55 centavos cada, desenhados à aquarela e tratados por computação gráfica, foram distribuídos criando no espaço central uma panorâmica, tendo como pano de fundo o Maciço do Urucum, emoldurando a planície alagada. RHM: C-2420/C-2429. Em vista da grande diversidade biológica desse bioma, foram escolhidos elementos da fauna e da flora bastante representativos do Pantanal, dentre peixes, animais terrestres e vegetação, como:
1. Jacaré-do-pantanal (Caiman crocodilus yacare) e Colhereiro (Plataleia ajaja) [sic]
2. Biguá ou biguatinga (Anhinga anhinga)
3. Garça-moura (Ardea cocoi)
4. Tuiuiú (Jabiru mycteria)
5. Cachara ou surubim (Pseudoplatystoma fasciatum)
6. Piau ou piavuçu (Leporinus macrocephalus)
7. Capivara (Hydrochoerus hydrochoeris)
8. Aguapé (Eichornia crassipes)
9. Coati ou quati (Nasua nasua) e Garça-branca-grande (Casmerodius albus)
10. Frango-d’água-azul (Porphyrio martinica)
PRÊMIO PHILAKOREA
Local: Seul – Coreia do Sul, agosto de 2002
Artista: Álvaro Nunes
Prêmio na categoria: Melhor Selo Múltiplo do Mundo
9ª Conferência de Impressores Governamentais de Selos Postais
9th Governament Postage Stamp Printers Conference"
"(...) Eleito o melhor jogador da Copa de 58, quando a imprensa européia o chamou de "Mr. Football" ("Senhor Futebol"), Didi [WALDIR PEREIRA (1928 - 2001)] foi um dos maiores e dos mais elegantes meio-campistas da história do futebol. (...)"
"(...) E aqueles que por obras valerosas Se vão da lei da Morte libertando Cantando espalharei por toda a parte Se a tanto me ajudar o engenho e arte."