Escritores recebem o público nas bibliotecas

A Secretaria Municipal da Cultura de São Paulo promove desde 1981 o projeto Escritor na Biblioteca, iniciativa que consiste em aproximar o leitor de autores por meio do debate e da troca de experiências em torno da literatura. A série inicia nesta quinta-feira, dia 7, e receberá seis escritores neste mês, que passarão por diversas bibliotecas públicas da cidade. O projeto receberá as escritoras Márcia Tiburi, autora, entre outros, de As mulheres e a filosofia, Heloísa Prieto, pesquisadora e autora de livros infantojuvenis, Rosana Rios, escritora de mais de 100 obras, Allan da Rosa, fundador do selo Edições Toró, Alice Ruiz, autora de Navalhanaliga, entre outros títulos, e Sérgio Vaz, conhecido como “poeta da periferia” e criador de um dos maiores saraus de poesia do Brasil, a Cooperifa. O projeto tem entrada franca.

Confira a programação
Heloísa Pietro 
É autora infantojuvenil, pesquisadora, professora e já escreveu para teatro, cinema e televisão, tendo participado do programa Castelo Rá-Tim-Bum. Entre suas obras estão Mil e um fantasmas, De primeira viagem, Vida crônica e O imperador amarelo.
BP Nuto Sant’Anna. Zona Norte. Dia 13, 14h
BP Raimundo de Menezes. Zona Leste. Dia 20, 14h
BP Vinicius de Moraes. Zona Leste. Dia 27, 14h
 
Rosana Rios
É arte-educadora, ilustradora e roteirista de quadrinhos. Tem 109 livros publicados, entre infantis, juvenis e didáticos, e também escreve roteiros para cinema e televisão. Entre seus programas mais conhecidos estão: “Bambalalão” e “TV Criança”.  
BP Raul Bopp. Zona Sul. Dia 13, 14h30
BP Thales Castanho de Andrade. Zona Norte. Dia 14, 10h
BP Padre José de Anchieta. Zona Norte. Dia 14, 14h30
BP Jamil Almansur Haddad. Zona Leste. Dia 15, 14h30
BP Paulo Setúbal. Zona Leste. Dia 27, 10h

Márcia Tiburi
Márcia é graduada em Filosofia e em Artes. Tem uma coluna na Revista Cult e foi uma das participantes do programa de TV Saia Justa, além de ser autora de livros inspirados na alma feminina, como Corpos torturados.
BP Cora Coralina. Zona Leste. Dia 15, 14h
BP Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 16, 16h
BP Malba Tahan. Zona Sul. Dia 18, 14h
BP Mário Schenberg. Zona Oeste. Dia 19, 14h
 
Allan da Rosa 
É escritor, historiador e arte-educador. Organiza cursos independentes de cultura negra nas periferias paulistanas e fundou o selo Edições Toró, que publica livros de autores dos movimentos periféricos. Entre as obras do autor estão Vão, Morada e Zagaia. 
| BP Paulo Duarte. Zona Sul. Dia 27, 14h 

Sérgio Vaz 
É conhecido como o “poeta da periferia”. Ele criou o maior sarau de poesias no Brasil, a Cooperifa, que vem recebendo, nos últimos sete anos, toda quarta-feira, centenas de pessoas da periferia paulistana que recitam e ouvem poesias. Outra iniciativa sua foi levar cinema gratuito a essa população, o “Cinema na Laje”. 
BP Rubens Borba de Moraes. Zona Leste. Dia 7, 15h
BP Milton Santos. Zona Leste. Dia 15, 14h
BP Érico Veríssimo. Zona Norte. Dia 19, 14h
BP Aureliano Leite. Zona Leste. Dia 29, 14h
 
Alice Ruiz 
Começou a escrever poemas na adolescência, mas só os publicava em jornais e revistas. Aos 34 anos, lançou seu primeiro livro, Navalhanaliga. Entre suas obras estão Paixão Xama Paixão, Hai-tropikai, Vice versos e Poesia pra tocar no rádio, além de ter traduzido livros como Dez Haiku, de poetas japonesas. 
BP Érico Veríssimo. Zona Norte. Dia 26, 14h
BP Cassiano Ricardo. Zona Leste. Dia 28, 14h
BP Alceu Amoroso Lima. Zona Oeste. Dia 30, 16h

Com informações do PublishNews