Poeta Diego Mendes Sousa
Poeta Diego Mendes Sousa

ROSA NUMINOSA

DE DIEGO MENDES SOUSA

 

 

 

 

 

 

 

Entrevistador: Natanael Lima Jr.

Entrevistado: Diego Mendes Sousa

 

 

 

 

 

 

 

Diego Mendes Sousa é um dos mais inspiradores e significativos poetas brasileiros de sua geração. Nasceu na Parnaíba, no litoral do Piauí, em 15 de julho de 1989. É poeta, cronista, crítico e memorialista. Com a sua obra “Metafísica do encanto” (2008), foi galardoado com o Prêmio Olegário Mariano da União Brasileira de Escritores (UBE-RJ). Como escritor, é membro efetivo da Associação Nacional de Escritores (ANE), do PEN Clube do Brasil, da Academia de Letras do Brasil, da Academia Piauiense de Poesia e da Academia Parnaibana de Letras. Como Advogado e Jurisconsulto, pertence à Academia Brasileira de Direito. Como Jornalista, fundou o jornal “O Bembém”, com Benjamim Santos e Tarciso Prado.

 

Seu livro de estreia foi “Divagações” (2006), poemas. Seguiram-se: “Metafísica do encanto” (2008), “50 poemas escolhidos pelo autor” (Edições Galo Branco, 2010), “Fogo de alabastro” (2011), Candelabro de álamo” (2012), “Gravidade das xananas” (2019), “Tinteiros da casa e do coração desertos” (2019), “O viajor de Altaíba” (2019), “Velas náufragas” (2019), “Fanais dos verdes luzeiros” (2019) e “Rosa numinosa” (2022), o seu mais recente livro de poemas.

 

Diego Mendes Sousa é um poeta de uma rica, vasta e efervescente produção literária. Um operário das letras.

 

Em “Rosa numinosa”, o poeta alça o mais significativo voo literário de sua trajetória. No voo da poesia, conhece-se a liberdade, o silêncio das formas e das cores. Nesse livro, a poesia encontra o seu voo.

 

Sobre o livro “Rosa numinosa”, o proeminente poeta e ficcionista Carlos Nejar, imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL) afirma: “Há uma delicadeza no teu livro, rosa e nume, a poesia. Um timbre novo na tua criação, que é muito o canto da terra”.

 

Nesta entrevista inédita com o poeta Diego Mendes Sousa, buscaremos trazer mais detalhes sobre o seu livro, a sua trajetória literária, curiosidades sobre a sua produção, sobre livros, poesia, crítica literária, entre outros assuntos.

 

 

 

 

 

 

Domingo com PoesiaVocê publicou o seu primeiro livro de poemas “Divagações”, em 2006. Como foi essa experiência?

 

Diego Mendes Sousa “Divagações” é meu livro de estreia. Eu era um menino como qualquer outro. Gostava de correr atrás de uma bola, adorava brincar de detetive para desvendar os terrenos baldios do meu lugar, apreciava jogar cabra-cega e desvendar o meu pequeno mundo no esconde-esconde. Não havia tecnologia. Fui menino de rua, pés descalços, bermudinha acima dos joelhos e não usava camisas. Tudo era aventura e inocência. Nasci com uma tristeza congênita, que se manifestou naturalmente. Digo que são as mazelas do existir. Descobri-me poeta assim, por arranhões que o destino me reservou. Apesar da miséria interior, eu sempre fui muito estudioso. Pertenciam a mim as notas mais altas da Unidade Escolar Alcenor Candeira, colégio da rede privada, conhecido na minha cidade natal como Cobrão, em que cursei do maternal ao terceiro ano do ensino médio, portanto, onde estudei a vida inteira. Nessa odisseia, descobri os livros, mais precisamente, encontrei-me com Rainer Maria Rilke, porque minha avó-mãe, Maria José Ferreira Sousa, era devota dessa tradição literária. Ela declamava Olavo Bilac, Castro Alves, Casimiro de Abreu, Vicente de Carvalho, Guilherme de Almeida com uma fluição mágica. Eu era apenas um menino e a música dos versos ficou na minha mente, porque ecoava pelos corredores da nossa casa. Minha avó foi a minha mestra. Ela estimulava a leitura, pregava o bom português, ensinava novas línguas, abastecia a casa com livros e com arte (música, pintura, cinema, teatro, ópera, dança). Tive a melhor formação cultural. Foi com essa bagagem inicial que o sonho de ser escritor cresceu em mim. No silêncio, comecei a ascese do meu destino. Aos trezes anos de idade, após forte experiência estética com o livro “A casa da paixão”, de Nélida Piñon, os primeiros poemas saltaram do mistério. Vi-me poeta. E bem mais do que isso, a minha salvação enquanto ser humano. “Divagações” foi uma revelação inconsciente. Aos dezesseis anos de idade, muito jovem, com as mesadas generosas dessa mesma avó, eu trouxe o livro a lume com total independência (eu já era um autor independente naquele tempo). Pensei a capa, realizei a digitação, a diagramação, a arquitetura conceitual da obra e levei os poemas a uma pequena gráfica (amadora, inclusive), em que foram impressos cem exemplares. Devido ao surpreendente sucesso, um mês depois, vovó mandou imprimir mais duzentos e cinquenta exemplares. Minha avó promoveu um grande lançamento com lauto jantar para trezentas pessoas, convidou os seus amigos (a alta sociedade parnaibana e os intelectuais da cidade) e entregou o seu neto escritor ao mundo.

 

 

DCP – Seguiram-se mais dez livros de poemas publicados. Como você analisa a sua produção literária?

 

DMS – Há uma manifestação anímica muito importante chamada vocação. Hoje me considero um vocacionado, um escolhido para algo maior, detentor de um dom. Algo sublime, uma força estranha e maravilhosa. Opero com o deslumbramento. Sou também um operário a serviço da beleza. Encantar. Fascinar. Comover. É o que quero enquanto poeta. Tudo isso é oriundo da inspiração. São palavras fora do tempo, do nosso tempo de banalidades, mas que as reservo com direito: vocação, dom e inspiração. Meus olhos se enchem de lágrimas. Acredito no destino, aposto no acaso, pois nada sabemos sobre o futuro. Vivo o presente alicerçado no passado. Minha produção literária é um testemunho de mim mesmo e é sobretudo uma memória decantada na vida vivida, na verdade, na dor e no amor.

 

 

DCP Em “Rosa numinosa” você alcançou o seu mais significativo voo literário?

 

DMS – Decerto atinjo com “Rosa numinosa” a maturidade. O que chamo também de sensatez, porque nesse livro tive um encontro com os meus fantasmas e com os absurdos existenciais que rondam a humana condição. Tenho nele uma teoria sobre a crueldade e sobre o desespero. “Rosa numinosa” é avassalador, pungente, agônico. Provavelmente seja o meu mais alto voo literário até aqui, pois o leitor encontrará o belo em estado bruto, indomável como a natureza, misterioso como a grandeza transcendental de Deus, já que a poesia é essa beleza reservada, sensível, reveladora e visceralmente divina, nume e elevação.

 

 

DCP“A rosa do povo”, de Carlos Drummond de Andrade e “Rosa numinosa”, de Diego Mendes Sousa. O que há de consonância entre essas obras?

 

DMS – O sentimento. A rosa é a expressão universal da entrega, da paixão, do desejo, do reconhecimento e da identificação. “Rosa numinosa” não dialoga apenas com Carlos Drummond de Andrade, mas também com Rainer Maria Rilke, com T. S. Eliot, com Federico García Lorca, com Juan Ramón Jiménez, com Pablo Neruda, com Jorge de Lima, com Vinicius de Moraes, ou seja, com a melhor tradição. Assim como “A rosa do povo” foi escrita em um período extremo de segunda grande guerra mundial, “Rosa numinosa” foi escrita em um contexto perturbador de pandemia e de incertezas. Tanto uma como a outra são obras reflexivas, líricas e ao mesmo tempo épicas, com preocupações parecidas: o amor, o passado, o cotidiano, a celebração, os pêsames... Poesia de voltagem social. Aliás, para mim, todo poema é um acontecimento social, mas isso é uma outra história. Há consonância sim, entre ambas, e o leitor mais atento encontrará até o humor, inclusive. A literatura é um imenso rio, larga e enigmática, com afluência reconhecível.

 

 

DCP“Rosa numinosa” é estruturada em quatro partes: “Gestas das ruínas e dos telhados tostados”, “Andilhas surradas”, “Alba da alma dispersa” e “Salmos à gleba das carnaúbas”. Foi a forma planejada de levar o leitor a compreender melhor as suas memórias?

 

DMS – A memória é a tônica da minha poesia. No meu caso particular, procuro subdividir os meus livros em opus para agregar os poemas que possuem uma mesma raiz estética e assim ampliar a compreensão do que eu anseio revelar. “Rosa numinosa” foi construído em cima de uma planta-baixa que preserva quatro elementos que me são essenciais enquanto criador da linguagem: o mistério, o místico, o mítico e o telúrico. Não facilito, ao contrário, jogo intensamente com o verbo, com o intuito de instigar o meu leitor.

 

DCPO seu livro é um convite a um mergulho poético nas águas do Parnaíba. Chama-me atenção o livro inteiro. Mas destaco os poemas: “Gesta do onírico rio das muitas almas”, “Nênia ao Delta do Rio Parnaíba: santuário manchado de óleo”, “Cinza”, “Número 548” e “Rio”. Nestes poemas as imagens pululam aos olhos atentos do leitor. Esse recurso foi utilizado magistralmente por você nesse seu livro. Conte-nos sobre essa questão?

 

DMS – Ah, a imagem. Poesia é imagética e imaginação. No começo do século XX, Rainer Maria Rilke ofertou ao mundo “O livro das imagens”, um verdadeiro ritual sublime de arte e de fortaleza criativa. Aprendi com Rilke, e felizmente introspectei rapidamente, sem esforço, por ser-me a poesia uma categoria inata. Convido o leitor a conhecer as águas batismais em que me criei. O rio Parnaíba é fonte de sabedoria, todos os rios são. Isso já ensinava Fernando Pessoa. Na realidade, o que eu faço é ressuscitar o que é belo e metafísico. Tenho ufanismo, valorizo a minha aldeia, a minha gente. Ajo com sabedoria, sem preocupar-me com as trivialidades a que estamos todos submetidos. Gosto de transformar o comezinho em celebração. O poeta é exatamente esse condor que ressignifica o tempo e a vida. Minhas imagens são todas inconscientes. Nada racional. Fujo do comum. Tenho um pacto com a originalidade e com a subjetividade. Faço do meu modo, sempre. Escuto apenas o instinto. De repente, uma xanana (flor selvagem), por exemplo, passa a ser um acontecimento poético.

 

 

DCPCostumo fazer corriqueiramente este questionamento, só para provocar e, no fundo, também, compreender melhor este nosso ofício: portanto, para que serve a poesia?

 

DMS – Para o criador de poemas, significa tudo. A alma precisa de significados. Precisa também de evasão. É através da epifania que a poesia transforma o mundo. Há um poema em “Rosa numinosa”, que abriga o transitório, por ser a poesia efêmera: “A casa da poesia / é a nuvem // e o poeta nu / vem”, ou seja, a utilidade da poesia reside na inutilidade, a poesia em si é passageira. A poesia para o poeta é a sua vitalidade. Sem esse amor pelas palavras, sem a expressão dessa agonia e dessa urgência fugidia, o poeta que aqui dialoga, morreria. A poesia, para mim, é um estranhamento orgânico.

 

 

DCP – Na sua opinião, qual a função social da poesia e do poeta?

 

DMS – A finalidade da poesia é comover. Para mim, a função social da poesia é a comoção. Já o poeta, é um ser humano, que paga tributos e preços venais, vive em sociedade, precisa comer e beber, revolta-se com o alto custo das coisas. Ama e odeia. Tem fé e esperança. Conhece a burocracia. Às vezes é incoerente e outras vezes, lúcido. Vota, participa da comunhão política. Sabe das limitações e investe no estudo com medo do precário. A poesia é uma oração e o poeta, um santo. Faz milagres. Ajuda o seu povo a passar sobre o mar diáfano da vida.

 

 

 

DCPVamos passar para uma questão muito delicada: há crítica literária no Brasil?

 

DMS – Os grandes críticos literários brasileiros foram desaparecendo (Fausto Cunha, Álvaro Lins, Wilson Martins, Antonio Candido, Afrânio Coutinho, Eduardo Portella, José Guilherme Merquior, Massaud Moisés, Alfredo Bosi, Nelly Novaes Coelho, Assis Brasil). Moicanos ainda resistem, como Fábio Lucas, Gilberto Mendonça Teles, Carlos Nejar, Antonio Carlos Secchin, Dalma Nascimento e Darcy França Denófrio. É uma geração perdida, para usar um tino clássico. Não existem leitores, quem dirá críticos literários. Há sim, muitos escritores, mas o tempo (?) irá escolher os que ficarão. Decerto, não serão os críticos que dirão quem permanecerá ou não. Parece-me que o futuro da crítica estará nas Universidades, com seus artigos, suas dissertações e suas teses. Ou ainda, a crítica literária estará na subjetividade de alguns escritores que enveredarão pelo ensaio, como é o meu caso particular.

 

 

DCPPor que todo escritor almeja entrar para a Academia Brasileira de Letras? Há também em você esse desejo?

 

DMS – A Academia Brasileira de Letras (ABL) tem peso simbólico na mitografia da literatura. É uma Casa admirada pelo homem comum, tem popularidade, apesar do seu porte aristocrático. O nosso povo luta pelo feijão de cada dia, mas precisa do sonho, de algo mais, como aludia o Imortal Orígenes Lessa, por isso também essa vibração contagiante com as posses recentes de Fernanda Montenegro e de Gilberto Gil. Trata-se de identidade, de autoconhecimento. Não sei se todo escritor almeja ingressar na ABL, talvez os mais vaidosos, até porque vaidosos todos nós somos. Todo escritor é o seu ego e a sua vaidade. Lembro o Acadêmico Lêdo Ivo: “Nós, escritores, somos só talento (quando o temos) e vaidade (sempre)”. Na noite de lançamento do meu primevo livro de poemas, “Divagações”, lá atrás, quando tudo era apenas quimera, um expectador na fila para colher um autógrafo disse-me que eu seria um Imortal, eu nunca esqueci e ouço essa voz diuturnamente.  

 

DCPO que representa para você ser considerado como “Príncipe da literatura brasileira”, herdeiro do poeta Carlos Nejar?

 

DMS – Os leitores são generosos comigo. Foi Dimas Macedo, poeta do Ceará grande, que me deu esse título. Epíteto parecido que já foi atribuído aos grandes poetas brasileiros como Olavo Bilac e Paulo Bomfim. Dar-me alegria, pois sei que há significados maiores nisso, que são o afeto e a admiração. Por outro lado, eu mesmo afirmo que sou herdeiro de Carlos Nejar, no sentido de confluência de ideias e de sentimentos. Nejar é o poeta da minha predileção. É um gênio. Universal e arrebatador. Para mim, o maior poeta brasileiro vivo. Sou precedido por uma genealogia homérica.

 

 

 

DCPFica aqui o espaço para as suas considerações finais e mensagem aos seguidores do site literário “Domingo com Poesia”.

 

DMS – Leiam-me. Minha solidão inventiva só encontrará respaldo se houver o ressoar de vocês, leitores. Quero que os meus interlocutores fiquem a pensar em sentimentos que não são seus, mas que mergulham em si, como se fossem feitos para si mesmos, outros meninos fecundos. Assim como a poesia me tocou sorrateira e avidamente, quero lhes tocar a alma, ensinar que devemos falar baixo para ouvir os grandes oásis mudos e que a minha poesia se levanta em terra e ser. Eis a cabala do meu discurso.

 

 

A TERRA E O SER

 

 

Chorar

desnuda

o ser.

 

A chuva

encharca

a terra.

 

O choro

limpa a alma,

molha o rosto,

lava o tempo

e a saudade.

 

O mar

escapa

pelas

artérias

da dor.

 

Chorar

é enxurrada

de beleza

que arrasta

as palavras

de amor.

 

 

 

(Poema de Diego Mendes Sousa,

extraído do livro de poemas “Rosa numinosa”)

 

 

 

 

Entrevista orginalmente publicada no saite Domingo com Poesia:

http://www.domingocompoesia.com.br/2022/05/rosa-numinosa-de-diego-mendes-sousa.html