Em Barras-PI: lançamento na Câmara Municipal

Pablo Cavalcante - especial para Entretextos

As Editoras Nova Aliança e Entretextos convidam os barrenses para o lançamento do livro de estreia literária de Constâncio Furtado Rêgo. A obra, que tem como título “Estórias de Minha Gente”, reúne contos cujas ações ocorrem em Barras e adjacências e focalizam principalmente o universo do homem do campo – seus desafios, costumes e hábitos. O Lançamento acontece neste domingo, 14, às 10h, na Câmara Municipal de Barras.

Estórias de Minha Gente agrupa conjunto de 40 contos em que muitos barrenses irão se enxergar. Segundo um dos editores do livro, o professor Dílson Lages Monteiro, o livro apresenta como “um dos traços marcantes o resgate do imaginário coletivo da região de Barras, por meio de  costumes e valores que vão se enfraquecendo pela força da introdução de elementos da modernidade à  vida do campo”.  

O editor acrescenta que o livro é de agradável leitura, porque “o autor estiliza a linguagem oral, organizando os episódios com a firme intenção de comover ou levar ao riso”.  Além disso, ressalta,  é livro que  não deve faltar na biblioteca dos barrenses, porque  registra uma época  que vai sendo sufocada pela globalização. “Novas gerações vão ouvir falar desse tempo pelos livros  bem concebidos, como Estórias de Minha Gente”, diz.

Constâncio Furtado Rêgo nasceu em Barras em 1951. Fez o primário e o ginásio em sua cidade natal, estabelecendo-se em Goiânia, onde ingressou na Universidade e trabalhou na Universidade Católica. Regressou ao Piauí em 1980, passando a residir em Teresina até 1990, quando decidiu retornar às suas origens, a zona rural da cidade de Barras, onde mora desde então. Da convivência com a natureza e das agruras e esperanças do homem do campo é que retira sua literatura.

Para o editor Leonardo Dias, a satisfação de editar Constâncio é grande; não somente pelo valor inquestionável de seu texto, mas também,  sobretudo, porque Estórias de Minha Gente marca a estreia da Nova Aliança na edição de livros com teor focado nas tradições da literatura popular. “Os causos e o folclore regional têm forte apelo nos olhos de leitores atentos e sedentos em conhecer melhor nossa região”, esclarece.

NOVOS LANÇAMENTOS – A parceria Nova Aliança e Entretextos legou ao Piauí em pouco mais de dois anos 37 livros; alguns deles, com segunda e até terceira edição em circulação, como é o caso dos livros Gavião Vaqueiro – o bom ladrão da floresta , de Assis Brasil , e O morro da casa-grande, de Dílson Lages Monteiro.  As editoras, que acabam de lançar cinco  livros inéditos no Salão do Livro do Piauí, programam para o segundo semestre de 2013 a  publicação de três livros de Assis Brasil, sendo um deles infanto-juvenil inédito do autor de Os que bebem como os cães.

 Na pauta das edições futuras, estão livros de barrenses da antiga Barras do Marathaoan, que no passado foi berço de dezenas de escritores de prestígio no Piauí; entre os autores a voltarem para as vitrines das livrarias estão  João Pinheiro, Eudoro Castello Branco e Leonardo Castello Branco. Torçamos pelas novas obras.