Duas lendas do guaraná, que é único

O interessante no portal do guaraná Tibiriçá é que ali são contadas duas lendas e não apenas uma.

É muitos comum ouvirmos as seguintes perguntas: "Você já ouviu lenda do sal?", "Você sabe qual é a lenda do café?", "Você conhece a lenda do guaraná?" e assim por diante. A questão é que existem - no plural! - as lendas do sal, do café, do guaraná etc. Os responsáveis pelo portal na Web do guaraná da marca Tibiriçá [marca de fantasia de Thompson Ltda.] apresentam-nos duas lendas do guaraná. E outras existem, uma vez que, nas recontações de"uma mesma" lenda, ao longo de milênios, a estória pode passar por transformações, ainda que lentas. O que permanece imutável é o fato de que se busca uma explicação mítica para a criação - divina ou casual-natural, não importa - de uma planta maravilhosa. Por isso, temos aí uma verdadeira narrativa não menos maravilhosa. Aliás, nesse caso, duas. Pelo menos.  Flávio Bittencourt ([email protected]

 

 Volta à Página Principal

MARCA-SÍMBOLO DO GUARANÁ TIBIRIÇÁ [marca registrada de fantasia de propriedade de Thompson Comercial da Amazônia Ltda., de acordo com informações contidas em http://www.guaranatibirica.com.br/], DE CUIABÁ-MT

(NESTE EMBLEMA PUBLICITÁRIO CONSTAM UM CURUMIM, UM PAPAGAIO VERMELHO E, AINDA NÃO BENEFICIADO, O MARAVILHOSO PRODUTO DE MAUÉS-AM, NA MÃO DO INDIOZINHO AMIGO)

 



 

"LENDA 01: 

Certa vez, uma tribo indígena recebeu uma alegre notícia: um lindo menino tinha nascido. Ele era filho do pajé e protegido de Tupã.

Um dia o menino brincava na floresta. Ele subiu em uma árvore para pegar frutos. O gênio do mau se transformou em uma enorme serpente e assustou o menino que caiu da árvore e morreu.

Os índio enterraram o menino em uma cova bem funda.

Depois de algum tempo começou a nascer uma planta diferente no lugar onde o menino estava enterrado. A planta cresceu e deu frutos. Do fruto dessa planta os índios prepararam uma bebida muito gostosa: o Guaraná.

 

Adaptado do Folclore brasileiro



LENDA 02:

Dizem que Jaci, a deusa da beleza, protegia Cereçaporanga, uma índia belíssima que protegia as pessoas dando-lhes vida longa e formosura.

Mesmo sendo adorada pela sua tribo, Cereçaporanga um belo dia apaixonou-se por um jovem de uma tribo inimiga e com ele fugiu. Houve uma grande perseguição por parte dos guerreiros na tentativa de convencê-la a voltar. Sabedora dessa perseguição, como toda mulher apaixonada, Cereçaporanga não hesitou: propôs ao seu amado um pacto de morte, pois sabia que caso fossem alcançados ele seria trucidado pelos guerreiros de sua tribo.
 

Dito e feito, se mataram junto a um pé de Sapupema(palavra originária do guarani sapu e do tupi pema Raízes que se desenvolvem com o tronco de outras árvores formando ao redor desse tronco divisões achatadas).

Chegando os guerreiros e vendo-a morta, ficaram tristíssimos e imploraram à deusa Jaci, que, em hipótese alguma permitisse que o espírito de Cereçaporanga o abandonasse.

Jaci, comovida, dos olhos da índia morta fez nascer uma planta cujas sementes lembram perfeitamente, quando amadurecidas, um par de olhos negríssimos. Essa semente tomada em chás e infusões ou trituradas dariam aos irmãos de Cereçaporanga uma grande vitalidade, sendo além de tudo um alimento energizante que os faria fortes em suas guerras e caçadas.

Essa árvore teria a beleza física da bela índia e sua vida mais longa que a vivida por ela.

"O Guaraná - uma planta abençoada."
Loreley Soma". (http://www.guaranatibirica.com.br/)

  
"O Guaraná ajuda a barrar o avanço do câncer", lembram os responsáveis pela marca de guaraná Tibiriçá.
SE VOCÊ ESTIVER EM MANAUS-AM, PROCURE, AOS DOMINGOS, NA FEIRA DA AV. EDUARDO RIBEIRO, O QUIOSQUE DA FÁBRICA DE BISCOITOS, BOMBONS E LICORES AMAZÔNICOS Fazenda Ayapuá. NO RIO DE JANEIRO, VOCÊ ENCONTRA AÇAÍ, CASQUINHA DE CARANGUEIJO, GUARANÁ EM PÓ, XAROPE DE GUARANÁ, FARINHA D'ÁGUA, DOCE DE CUPUAÇU, POLPAS CONGELADAS DE SUCOS DE FRUTAS E OUTROS PRODUTOS DA REGIÃO AMAZÕNICA NA LOJA Arataca (R. Domingos Ferreira, 41B, esquina c/ a R. Figueiredo Magalhães, Copacabana). EM BRASÍLIA, NO EDIFÍCIO BRASÍLIA RÁDIO CENTER (início da Av. W-3 Norte), PROCURE A Casa do Guaraná. EM CUIABÁ, GOIÂNIA E OUTRAS CIDADES, VEJA A SEGUIR OS ENDEREÇOS E TELEFONES INDICADOS. EM SÃO PAULO, VOCÊ PODE PROCURAR: "AÇAÍ SÃO PAULO - DISTRIBUIDORA ATACADO E VAREJO AÇÁI - Rua Abaitinga, 13 - São Miguel Paulista, telefones (11) 11 2033-0651 e (11) 2031-3746,  http://www.acaisp.com". (INFORMAÇÕES NÃO-PUBLITÁRIAS EM ESPAÇO DE dicas DE UTILIDADE PÚBLICA: guaraná faz bem à saúde). 

TOMEM GUARANÁ, maninos e maninhas! (No caso de ingestão do fortíssimo guaraná em pó, respeite a dosagem máxima diária do produto, uma vez que faz mal à saúde ultrapassar a dose máxima recomendada ao consumo humano.)

EM SUAS PRÓXIMAS FÉRIAS, CONHEÇA MAUÉS, a Terra do Guaraná, CIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS DE ONDE VEM O SEU GUARANÁ!

Experimente o sabor do Guaraná Tibiriçá ("qualidade Thompsom"), que divulga em seu portal as duas lendas maravilhosas acima transcritas; a sede, em Cuiabá, e os distribuidores, em outras cidades, ficam nos seguintes endereços:

"Atendemos o consumidor, ATACADO ou VAREJO, diretamente de nossa loja.

Por e-mail:[email protected] ou por telefone (65) 3623-0035 [Cuiabá-MT]




Thompson Comercial da Amazônia Ltda.
Casa do Guaraná
 

Av. Mário Corrêa, 300 - Porto
Cuiabá - MT - CEP: 78.025-140
Fone: (65)3623-0035 FAX: (65)3624-3022
 

 
 

 

 
  • Goiânia:
    Bochi Med. Compl. Alim. Ltda.
    Telefone: (62) 3259-3740 - 3259-3741

  • Campo Grande:
    Nutri Bem Prod Naturais Ltda.
    Telefone: (67) 3029-1139

  • Rio de Janeiro:
    Marinalva Santos de Oliveira
    Telefone: (21) 2482-9766

  • São Paulo:
    T. J. Comércio E Distribuição Ltda.
    Telefone: (11) 5573-0878

  • Belo Horizonte:
    Dismen Dist. Medicamentos Naturais Ltda.
    Telefone: (31) 3474-2913
    E-mail: [email protected]

  • Recife:
    M. A. Bezerra Prod Naturais Ltda.
    Telefone: (81) 3224-6048".

 

===

NOTÍCIA SOBRE A FESTA DO GUARANÁ, EM MAUÉS-AM

 

30ª Festa do Guaraná de Maués

"Maués vai ter mais de 30 horas de shows na 30ª Festa do Guaraná
 
 
Para comemorar a 30ª edição da Festa do Guaraná, a Prefeitura de Maués preparou uma programação especial com mais de 30 horas de shows artísticos, culturais e musicais. A festa começa na quinta-feira (26) e vai até sábado (28), em Maués (a 276 quilômetros a leste de Manaus). As atrações nacionais são Chiclete com Banana, Mr Catra e A Gaiola das Popozudas.
A Prefeitura de Maués inovou, este ano, ao montar dois palcos (Lenda e o Geo Space) na Praia da Ponta da Maresia, um dos principais pontos turísticos do município. De acordo com o prefeito da cidade, Miguel Paiva, a idéia de montar dois palcos na praia é proporcionar uma festa com muita dinamicidade. “Quando trabalhávamos apenas com um palco nós perdíamos muito tempo na troca das atrações. Com essa inovação vamos ter shows simultâneos”, confirmou.
Outro grande diferencial da Festa do Guaraná deste ano é a qualidade sonora. “Nunca foi vista em Maués uma estrutura de som como essa que estamos montando. Isso tudo para proporcionar shows de qualidade. Quem vai ganhar com isso é a população e os músicos que passarão pelos palcos”, diz o secretário municipal de Cultura e Turismo, Xico Gruber,
O secretário disse, ainda, que o evento começa no próximo dia 26, mas que a cidade já vive um clima de festa desde o final de semana passado. “No sábado (20) passado tivemos a seletiva das candidatas a Rainha do Guaraná, que contou com a participação do cantor Fernando Mendes. Nesse evento, sentimos que todos estão entusiasmados com a festa, que completa 30 anos de realização”, afirmou.
 
Grande movimentação
O secretário Xico Gruber informou que Maués deve receber pelo menos 60 mil pessoas, dez a mais em relação ao ano passado, quando o município recebeu 50 mil visitantes. “Já tem bastante turista na cidade. As vagas nos hotéis estão quase esgotadas, por isso, que a festa deste ano será uma das melhores de todos os tempos”, disse.
Além das belas praias, que sempre chamaram a atenção das pessoas que visitam o município, outra grande atração vem causando grande movimentação na cidade, o grupo baiano de axé Chiclete com Banana. “Eu não sabia que eles tinham seguidores tão fiéis. Estamos recebendo ligações dos ‘chicleteiros’ de todo o País, uma turma grande deles está chegando a Maués nos próximos dias”, confirmou Gruber.
O Chiclete com Banana vai encerrar a 30ª edição da Festa do Guaraná, com um show previsto para a madrugada de sábado (28) para domingo (29) no palco Geo Space, a partir de meia noite. Outro show nacional que vai balançar Maués é do Mr Catra com a Gaiola da Popozudas. Este show está previsto para a madrugada de sexta (27) para sábado (28), a partir das 2h.
 
Tradição
Na programação da 30ª edição da Festa do Guaraná, os visitantes terão a oportunidade de saber como um conto tradicional da Amazônia (a Lenda do Guaraná) se transformou em uma das maiores festa do Estado. “Nós olhamos para os 30 anos que passaram e aproveitamos o que de melhor aconteceu. É assim que mantemos essa festa”, avalia o secretário de Cultura e Turismo.
No primeiro dia de festa (26), será encenado o Mito do Guaraná. Na sexta-feira será a vez da Lenda do Curumim, uma versão sateré-mawé de como surgiu a Lenda do Guaraná. No último dia do evento, vai ser apresentada a tradicional Lenda do Guaraná. Todas essas encenações vão ocorrer no Palco Lenda.
Além das apresentações teatrais que retratam bem a tradição da festa de Maués, outro ponto da festa que a Prefeitura está preservando é o concurso da Rainha do Guaraná. “Esse ano as inscrições foram espontâneas, deixando a comunidade mais envolvida no concurso. Tivemos 30 inscrições e, após a seletiva, nove disputam ao cargo de Rainha do Guaraná”, informou Gruber. A escolha da Rainha do Guaraná vai ocorrer no primeiro dia (26) da festa.
 
Programação completa
 
Dia 26 de Novembro, 5 ª FEIRA –
PALCO DA LENDA
19h às 20h30 – Abertura Musical – Neguinho e Banda
PALCO GEO SPACE
20h45 – Banda Ousadia
21h às 21h45 – Desfile das Candidatas
PALCO DA LENDA
22h – Apresentação do Mito do Guaraná
PALCO GEO SPACE
22h40 – Banda WAIKIRU
PALCO DA LENDA
23h40 – Resultado da Escolha das Princesas, Mis Simpatia e Rainha do Guaraná/2009
PALCO GEO SPACE
24h – TRIBUTO AO LEGIÃO URBANA – Critical Age  
PALCO DA LENDA
1h30 – Auzier & Faixa Nobre
 
Dia 27 de Novembro, 6ª FEIRA –
PALCO GEO SPACE
12h às 13h –Banda Swing Mania
PALCO DA LENDA
13h15 às 14h15 Banda Ritmos
PALCO GEO SPACE
14h30 às 15h30 Banda Alcooma Induzido
PALCO DA LENDA
15h45 às 16h45 - Banda Grupo Regional –Pagodinho
PALCO GEO SPACE
17h às 18h - Banda SAMBA MANAUS
PALCO DA LENDA
18h15 às 19h15 – QUEM SABE SAMBA
PALCO GEO SPACE
19h30 às 20h30 – Banda KRONOS
20h45 às 22h - Auzier e Faixa Nobre
PALCO DA LENDA
22h15 às 23h30  - Apresentação da LENDA DO CURUMIM
PALCO GEO SPACE
23h45 às 1h45 - FOFÃO & CIA
PALCO GEO SPACE
2h - ATRAÇÃO NACIONAL MR CATRA E AS POPOZUDAS
PALCO LENDA
3h30 - BANDA DO GEMIDO
 
Dia 28 de Novembro, SÁBADO
PALCO GEO SPACE
12h às 13h - ABSTINÊNCIA
PALCO LENDA
13h15 às 14h15 - RAÍZES DO SAMBA
PALCO GEO SPACE
14h30 às 17h – PASSAGEM SOM – CHICLETE COM BANANA
PALCO LENDA
17h às 18h – ROBERTO PAIVA
18h15 às 19h15 – BANDALHOS
20h às 21h30 - SOM DAS ÁGUAS
21h45 às 22h45 - CRITICAL AGE
23h ás 23h45 – Apresentação da LENDA DO GUARANÁ
PALCO GEO SPACE
24h – ATRAÇÃO NACIONAL “CHICLETE COM BANANA”
PALCO DAS LENDAS
2h15 – FOFÃO & CIA
 
COMO SE PERCEBE, A FESTA JÁ ACONTECEU. VÁ LÁ EM 2010, portanto!
 
===
 
FOTOS DA MARAVILHOSA CIDADE DO GUARANÁ. SE POSSÍVEL, VÁ ATÉ MAUÉS PELO RIO AMAZONAS. E SE COINCIDIR SUA VIAGEM COM O FESTIVAL FOLCLÓRICO DO BOI DE PARINTINS, NÃO DEIXE DE esticar SUA VIAGEM ATÉ PARINTINS, município sobre o qual meu bisavô Cel. Antônio Clemente Ribeiro Bittencourt escreveu o seguinte livro, recentemente reeditado pela Secretaria de Cultura do Governo do Estado do Amazonas e pelo IGHA (Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas):
"Memória do Município de Parintins
estudos históricos sobre sua origem e desenvolvimento moral e material
 
by Antonio Ribeiro Clemente Bittencourt
Publicado em 2001, Edições Governo do Estado, Secretaria de Estado da Cultura, Turismo e Desporto (Manaus)". (http://openlibrary.org/b/OL3721566M/Memória_do_Município_de_Parintins)

A SEGUIR, VOLTANDO DE PARINTINS A MAUÉS, FOTOS DA PRIMEIRA CIDADE, A DO GUARANÁ (Parintins, como se sabe é a cidade o BOI), inseridas no portal Férias ponto-tur.
 
 
 







Colhendo Guaraná
Colhendo Guaraná

Rio Maués
Rio Maués

Guaraná
Guaraná



















Praia da Ponta da Maresia
Praia da Ponta da Maresia

Praia da Antartica
Praia da Antartica

Mapa
Mapa


 
"Promova a cidade de Maués no [PORTAL DA WEB] Férias. Envie-nos informações e fotos para alavancar sua cidade nesse novo contexto do turismo nacional!
Clique aqui
.


Nessa página você encontra fotos de Maués. Ajude a enriquecer o portal e envie suas fotos de Maués para serem inseridas nessa página". (http://www.ferias.tur.br/fotos/247/maues-am.html) 

===

EZIO FLAVIO BAZZO (X)

ALFONSINA Y EL MAR...

 
 
"Ontem foi a terceira vez que ouvi o carteiro de minha quadra passar assoviando a música de Ariel Ramirez e Félix Luna: Alfonsina y el mar. Vinha por debaixo dos blocos com um pacote de cartas nas mãos, uma bolsa imensa a tiracolo e ar melancólico. Parecia mais do que distante. Quis perguntar-lhe alguma coisa sobre a música, mas ele dobrou bruscamente para a esquerda e sumiu. Quase todos os poetas e literatos da cidade conhecem a história de Alfonsina Storni, a poetisa argentina que se suicidou no Mar Del Plata em 1938. A música que o carteiro assoviava foi uma homenagem a ela. No endereço abaixo, uma das inúmeras e melhores versões".

http://www.youtube.com/watch?v=M_3Xcym37fE&feature=fvw


Ezio Flavio Bazzo (http://eziobazzo.blogspot.com/2009/12/alfonsina-y-el-mar.html - REPRODUÇÃO SOB AUTORIZAÇÃO DO AUTOR, CITADA A FONTE)
 
===
 
 

Eles escreveram para crianças e adolescentes (IV)

 

Monteiro Lobato jovem, sem bigode

["Foto sob licença de Monteiro Lobato Licenciamentos",
aqui reproduzida sem finalidades comerciais.]

(http://lazer.hsw.uol.com.br/monteiro-lobato1.htm)

Urupês
"Reprodução sob licença de Monteiro Lobato Licenciamentos
Capa do livro de contos 'Urupês' lançado em 1918
"
 
(mesma página eletrônica da Web)