[Antonio Carlos Rocha]

Geralmente falamos Dicionário Aurélio, Dicionário Houaiss, Dicionário Sacconi, agora chegou a vez do Dicionário Castelar.
 

Trata-se de uma obra original, é o Dicionário de Machado de Assis – Língua, Estilo, Temas. Autoria do professor doutor adjunto, aposentado, Castelar de Carvalho, da Faculdade de Letras da UFRJ. Dono de um extenso currículo, vamos apenas citar que é membro da Academia Brasileira de Filologia e atualmente coordena os cursos de pós-graduação, especialização e extensão do Liceu Literário Português.


 
Lançado recentemente em regime de co-edição pela editora Lexikon e Faperj, o volume em questão tem 328 páginas.

 
É obra de consulta, é livro para se saborear o prazer da leitura. O objetivo é tratar de três aspectos fundamentais da pena (naquele tempo, as obras eram manuscritas) machadiana: Castelar estuda a língua portuguesa em sua vertente gramatical, os recursos expressivos caracterizados pelo estilo do nosso escritor maior e os assuntos explorados em sua narrativa de ficção.

 
Há um maravilhoso apêndice com o resumo e a análise dos nove romances de Machado de Assis: Quincas Borba, Ressurreição, Yayá Garcia, Dom Casmurro, Braz Cubas, Esaú e Jacob, Memorial de Ayres, Helena, A mão e a Luva.

 
Professores, alunos, pesquisadores e o público em geral tem no Dicionário Castelar um manancial de conhecimentos.