Antônio Gallas, Vitor e Paulo de Tarso Mendes Souza
Antônio Gallas, Vitor e Paulo de Tarso Mendes Souza

DIÁRIO

[Os irmãos Paulo e Vitor Couto]

Elmar Carvalho

02/06/2020

            No final da semana passada, fiz contato telefônico e através do WhatsApp de minha mulher com o professor Vitor de Atayde Couto, que atualmente se encontra passando uma temporada na Bahia, a convite de sua filha, embora há alguns anos tenha voltado a residir em Parnaíba, após sua aposentadoria como professor da Universidade Federal daquele estado.

            A finalidade do contato era lhe informar que, tendo tomado conhecimento de seu comentário à minha crônica sobre o professor Amstein, postada em meu blog e em outros sítios internéticos, lhe fiz a retificação do equívoco que ele apontara, bem como lhe fiz um pequeno acréscimo, possibilitado pelas novas informações que ele produziu no referido comentário.

            Na conversa telefônica, além de vários outros assuntos, lhe falei do importante livro Economia e Desenvolvimento do Piauí, segunda edição, da autoria do professor e economista Felipe Mendes, sobre o qual fiz algumas considerações e depois lhe enviei, por e-mail, um comentário que escrevi sobre essa importante obra. Disse-lhe que, após a pandemia, que nos está causando um verdadeiro pandemônio, lhe enviaria um exemplar. Ao conversar com o Dr. Felipe sobre isso, ele, espontaneamente, me pediu o endereço do Vitor para ele próprio lhe remeter de imediato um volume, o que acredito já deva ter acontecido.

            Vitor é filho do professor José de Lima Couto, com quem, a partir de 1977, tive o prazer de conversar algumas vezes em sua casa, algumas delas debaixo de um caramanchão, onde eu ficava a sentir o cheiro de belas e odoríferas flores. O velho mestre me falava de sua experiência de livreiro e no magistério, mas sobretudo falávamos de literatura e poesia. Ele lera alguns de meus poemas publicados em jornais e, depois, os enfeixados em Salada Seleta e Galopando, livros coletivos dos quais era participante o seu filho Paulo Couto.

            Salvo falha de minha memória, Lima Couto era o diretor do famoso Ginásio Parnaibano, na época em que ele foi estadualizado pelo governador Chagas Rodrigues, transformando-se no Colégio Estadual Lima Rebelo. Ele era um causeur; sabia atrair o ouvinte, pois falava “corado”, com vivacidade e entusiasmo, com gestos amplos, vibrantes, como se fosse um maestro, e sua conversa tinha denso conteúdo e era sempre interessante.

Embora, talvez, não fosse o velho mestre um entusiasta do modernismo, eu sentia que ele apreciava os meus modestos versos. Um dia, para minha surpresa e certo receio, um pouco depois do falecimento de minha irmã Josélia, o jornalista e ex-poeta (o único literato assumidamente ex-poeta que conheço), Bernardo Silva me disse que Lima Couto temia eu viesse a morrer jovem, porquanto me achava muito inteligente. Sei que esse conceito se devia apenas à amizade e bondade do velho professor para com um jovem cheio de sonhos e esperança, que então eu era. Fiquei entre o desvanecimento e o medo de que ele se revelasse um bom profeta, o que felizmente não aconteceu.

Eu conhecia Vitor apenas de nome, posto que ele já era professor na Bahia, através do Paulo, seu irmão, que lhe tinha grande amizade e admiração. Vitor fora caçula durante oito anos, quando perdeu esse cômodo e agradável posto para o temporão Paulo. Porém, não ficou enciumado. Ao contrário, passou a cuidar do caçula com todo devotamento e zelo, até prosseguir nos estudos em Salvador, onde ingressou no magistério superior na UFBA, passando a lecionar no curso de Economia.

Paulo admirava e comentava as longas cartas que o irmão lhe enviava pelos Correios. Cheguei a ver uma ou outra. Era um verdadeiro missivista. Elas tinham qualidade literária. Nelas Vitor vazava todas as qualidades de um verdadeiro escritor. Tinham vivacidade, leveza, e o autor lhes injetava uma boa dose de criatividade, bom-humor, em que destilava certas ironias e blagues de um antenado espírito crítico.

E eu prefigurava que ele poderia se tornar um bom cronista, como depois comprovei ao ler algumas de suas crônicas, por vezes jocosas e irreverentes, vertidas em linguagem algo coloquial, mas sempre espirituosas e inventivas, em que não lhes faltava o condimento da sacada, da sagacidade e da ironia, em menor ou maior voltagem.

Paulo Couto, por seu turno, era poeta, como já disse, mas era também articulista e cronista. Publicava seus escritos no jornal Folha do Litoral, na segunda metade da década de 1970, enquanto, assim como eu, fazia o curso de Administração de Empresas na UFPI – Campus Ministro Reis Velloso. Fomos colegas de turma e colocamos grau no mesmo ano. Após a formatura, ingressou no Banco do Brasil, indo servir em outros rincões, de modo que o perdi de vista durante muitos anos. Agora, publicou um livro de poemas, que prometeu me enviar pelos Correios.

Vitor, coroando sua carreira magisterial, em tempos mais recentes, ministrou aulas no campus da Universidade Federal em Parnaíba, na qualidade de professor visitante. Nessa condição promoveu um seminário na área de Economia, em que vários problemas e perspectivas foram debatidos. Esse evento lhe motivou a escrever o livro “Piauípsilon – um projeto geopolítico excludente”, em que analisa e comenta aspectos da economia piauiense, sobretudo os referentes a Parnaíba.

No seu e-mail consta a palavra pinho. Curioso como sou, perguntei-lhe a razão. Ele me respondeu que o endereço virtual fora criado por um de seus filhos, que lhe adicionara essa palavra, em virtude de ser ele, Vitor, um violonista.

Desse modo descobri o motivo pelo qual ele frequentava o grupo de “chorões” do saudoso e exímio violonista Francisco Eliziário, além de “rei da voz parnaibana”, na expressão de Vitor. E, sem dúvida, não apenas como ouvinte, senão também como instrumentista, a dedilhar um “pinho”.