Dia 29: Bate-papo com Diego Mendes Sousa

O poeta Diego Mendes  Sousa é convidado para o chat de Entretextos na sexta-feira, 29, às 20h. Ele conversará sobre sua poética, a partir de aspectos relevantes de sua poesia, a metafísica e o mar. Na ocasião, falará sobre os livros que está tornando público neste março, com lançamentos em várias cidades. 

É simples participar do bate-papo.

1) Clique no link Conversa de Escritor na home de Entretextos (www.portalentretextos.com.br), na hora programada;

2) Digite e-mail pessoal e login;

3) Comece a questionar o convidado.

A sala somente é liberada para ingresso no momento exato do bate-papo.

 

Conheça mais sobre o convidado:

 

O poeta à direita, acompanhado de Benjamin dos Santos, Jorge Tufic e Tarciso Prado.

Diego Mendes Sousa nasceu na Parnaíba, no litoral do Piauí, em 15 de julho de 1989. Poeta em tempo integral e Indigenista Especializado com atuação no Vale do Juruá (Acre), fronteira com Peru. Funcionário Público Federal e Jornalista. Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e Pós-graduado em Direito Público pela Pontífica Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS).

Publicou os livros de poemas: Divagações (2006); Metafísica do Encanto (2008); 50 Poemas Escolhidos pelo Autor (2010); Fogo de Alabastro (2011); Candelabro de Álamo (2012); O Viajor de Altaíba (2013); Alma Litorânea (2014); Coração Costeiro (2016); Fanais dos Verdes Luzeiros (2017); Rosa Numinosa (2018); Gravidade das Xananas (2019); Tinteiros da Casa e do Coração Desertos (2019).

Diego Mendes Sousa foi convidado de honra da I Bienal Internacional de Poesia (2008), ocorrida em Brasília-DF, onde está inscrito no livro Poemário,  ao lado de Thiago de Mello, Affonso Romano de Sant’Anna, Antonio Carlos Secchin, Reynaldo Jardim, dentre outros.

Vencedor de prêmios valiosos como:

Prêmio Olegário Mariano (UBE-RJ, 2009), por melhor livro do ano;

Prêmio Castro Alves (UBE-RJ, 2013), pelo conjunto da obra;

Prêmio João do Rio da Academia Carioca de Letras (ACL, 2016).

Membro titular correspondente da Academia Carioca de Letras (ACL), bem como da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (UBE-RJ).

Membro efetivo da Associação Nacional de Escritores (ANE) e do PEN Clube do Brasil (Rio de Janeiro). Membro titular da Academia Piauiense de Poesia.

Como Advogado e Jurisconsulto, pertence à Academia Brasileira de Direito e é sócio correspondente da Academia Cearense de Direito.

Seus poemas foram traduzidos para o francês, o inglês, o espanhol e o grego.

Sua fortuna crítica contém o aplauso dos mais importantes escritores brasileiros como Nélida Piñon, Lêdo Ivo, Carlos Nejar, Astrid Cabral, Álvaro Alves de Faria, Maria Carpi, Luiz de Miranda, O.G. Rego de Carvalho, Ivan Junqueira, Mirian de Carvalho, Luiz Otávio Oliani, Francisco Marcelo Cabral, Anderson Braga Horta, Stella Leonardos, Antônio Miranda, Cláudio Murilo Leal, Maria de Lourdes Hortas, Ives Gandra da Silva Martins, Fabio de Sousa Coutinho, Márcio Catunda, Darcy França Denófrio, Olga Savary, Alexandra Vieira de Almeida, Carolina Ramos, Raquel Naveira, Alcenor Candeira Filho, Ricardo Cravo Albin, Benjamim Santos, Everaldo Moreira Véras, Lourdes Sarmento, José Santiago Naud, dentre outros notáveis.

Diego Mendes Sousa é casado, há 10 anos, com a sua Musa eterna Altair Marinho, igualmente Advogada e Professora do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Acre, no Campus Floresta, na cidade de Cruzeiro do Sul.

Em seu torrão natal, Diego Mendes Sousa fundou o Jornal O Bembém, com Benjamim Santos e Tarciso Prado.

Ao lado de Dora Rodrigues e Chico Rasta, idealizou também o portal de notícias Proparnaiba.com, onde mantém o seu Blog de Artes.

Escreve ainda Contos, Crônicas, Memórias e Ensaios. É Crítico Literário, além de Artista Plástico.