[Flávio Bittencourt]

Dezembro de 2010: falece Ramos Delgado

Ex-zagueiro do Santos e River Plate.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou/qfl/sobre/ramos-delgado-2187.htm) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://kid-bentinho.blogspot.com.br/2011/01/os-10-maiores-estrangeiros-que-jogaram.html)

 

 

                                                     

 

 

                                                       Homenageando Marcelo Rozenberg,

                                                       Milton Neves e

                                                       Edson Arantes do Nascimento (Pelé),

                                                       desejando-lhes muita saúde e alegrias - e para

                                                       José Manuel Ramos Delgado e

                                                       Gustavo Marques Gonçalves (21 anos,

                                         vítima da tragédia de Santa Maria)  -

                                                       em memória

 

 

 

 

30.1.2013 - "(...) ótimo zagueiro argentino que brilhou com a camisa do Santos em 364 jogos entre 1967 e 1972 (...)", escreveu Marcelo Rozenberg - O beque Ramos Delgado, que jogou no Santos, no tempo de Pelé. (O artigo foi para o site Terceiro Tempo, de Milton Neves.)  F. A. L. Bittencourt ()

 

 

"RAMOS DELGADO 

Ex-zagueiro do Santos e River Plate

 

por Marcelo Rozenberg

 

  •  
  •  
  •  
"José Manuel Ramos Delgado, ótimo zagueiro argentino que brilhou com a camisa do Santos em 364 jogos entre 1967 e 1972, nasceu em Quilmes, na grande Buenos Aires, em 26 de agosto de 1935, e morreu no dia 3 de dezembro de 2010, também na Argentina, em decorrência do Mal de Alzheimer.
 
Deixou não só torcedores saudosos, mas herdeiros apaixonados pelo bom futebol: a esposa, Dona Telma e suas três filhas, Marisa, Ivania e Vanessa, que lhe deram, até 2012, três netos.
 
Em campo, sempre aliou a tradicional raça argentina à facilidade de comandar os companheiros.
Começou a carreira no Lanús, em 1953. Em 1958, disputou a Copa do Mundo da Suécia pela seleção argenina. Quatro anos depois, esteve na Copa do Chile.

Vestiu também as camisas do River Plate, seu clube de coração, e do Banfield, até chegar à Vila Belmiro. Parou com a bola em 1973 na Portuguesa Santista. No Santos, por sinal, foi capitão durante sete anos e conquistou quatro títulos paulistas, 1967, 68, 69 e 73.

Mesmo após ter pendurado as chuteiras, seguiu com o futebol. Trabalhou nos departamentos de base e profissional do Santos na década de 70. Depois, teve passagens por equipes argentinas e peruanas até retornar ao clube da Vila Belmiro, onde coordenou as categorias de base até o final de 2005."   
 
(http://terceirotempo.bol.uol.com.br/quefimlevou/qfl/sobre/ramos-delgado-2187.htm)
 
 
 
 
 
 
 
===
 
 
 
 
 
 
 
TRAGÉDIA DE SANTA MARIA:
 
 

"Morre jovem internado em hospital de RS; irmão também morreu em incêndio em boate

Gustavo, que teve 70% do corpo queimado no incêndio, era irmão de Deivis Gonçalves, que também morreu na tragédia. Eles eram filho de dona-de-casa que foi capa do CORREIO

 

 Atualizado em 29.01.2013 - 22:26

 

Foto: Reprodução

Mãe de Gustavo e Deivis foi capa do CORREIO


Da Redação

O estudante Gustavo Marques Gonçalves, 21 anos, teve morte encefálica confirmada pela Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul na noite desta terça-feira (29). Com a nova vítima, subiu para 235 o número de mortos no incêncio da boate Kiss na madrugada de domingo (27) em Santa Maria (RS).

Gustavo, que teve 70% do corpo queimado no incêndio, era irmão de Deivis Gonçalves, que também morreu na tragédia. Gustavo tinha entrado em protocolo de morte encefálica na tarde de hoje.

Deivis e Gustavo eram filhos da dona-de-casa Elaine Gonçalves, cuja dor foi capa do CORREIO desta segunda (28). Debruçada sobre o caixão do filho Davis, Elaine era amparada por familiares enquanto buscava forças para rezar para o outro filho, Gustavo, que precisou ser transferido em estado grave para um hospital de Porto Alegre. 

Elaine narrou ao programa Mais Você, com Ana Maria Braga, que não pôde acompanhar a transferência de Gustavo para o hospital de Porto Alegre, pois estava velando o outro filho no Centro Desportivo Municipal.


Elaine Gonçalves se desespera em velório de filho Davis na boate em Santa Maria (Foto: RBS/Estadão Conteúdo)

“É terrível, é muito triste. Meus filhos saíram de casa bonitos, contentes, faceiros, os dois irmãos juntos. Meu filho saiu para ir a uma festa e agora ele está aqui, dentro de um caixão. Eu exijo justiça".

Ela também lembrou, emocionada, o momento em que encontrou o filho Gustavo antes de ele ser transferido para a capital. "Ele sofreu queimaduras no corpo, o rosto dele estava perfeito. Ele estava sedado e entubado, mas eu falei no ouvido dele: 'Gustavo, a mãe está aqui, a mãe está aqui contigo'".

Estado crítico
Ainda estão internados, em hospitais de Santa Maria e Porto Alegre, 74 pacientes em estado critico, com risco de morte. Ao todo, 120 pessoas estão internadas nas duas cidades, sendo cerca de 80 em unidades de terapia intensiva (UTIs).

Além dos pacientes que estão em estado grave, há a preocupação com os que ainda pode desenvolver pneumonite química. Por isso, 30 leitos de UTI estão reservados em Santa Maria para aqueles que vierem a sentir cansaço, tosse e falta de ar."

 
(http://www.correio24horas.com.br/noticias/detalhes/detalhes-1/artigo/morre-vitima-do-incendio-na-boate-kiss-que-estava-hospitalizado/) 
 
 
 
 
 
 
 
 
===
 
 
 
 
 
 
 

"Os 10 maiores estrangeiros que jogaram no Brasil

 
No último campeonato brasileiro vários jogadores estrangeiros se destacaram, tanto é, que o argentino Darío Conca foi eleito o melhor jogador da competição. 

Há quem veja na invasão dos estrangeiros,  um sinal do declínio do  futebol nacional. A verdade, porém, é que o namoro dos clubes brasileiros com jogadores estrangeiros vem de longa data, é anterior ao   profissionalismo em nosso futebol. 
Na lista abaixo estão, na minha opinião, os dez melhores jogadores estrangeiros que jogaram ( ou jogam ) no Brasil. Você tem todo o direito de discordar dela. Deixe a sua opinião nos comentários.

10 – Conca


conca

O argentino Darío Conca, armador habilidoso, foi eleito o melhor jogador do campeonato brasileiro de 2010. Curiosamente, na conquista do Brasileirão de 1984, o Fluminense também contava com um estrangeiro na equipe: o paraguaio Romerito. 


9 – Gamarra


  

A lealdade e a precisão do paraguaio Gamarra, estiveram a serviço de Internacional, Corinthians e  Flamengo. Com ele na zaga, a seleção paraguaia, atingiu um nível,  nunca antes visto na sua história. 


8 – Hugo de León


hugo_de_leon

O uruguaio Hugo de León chegou ao Grêmio em 1981 e comandou o tricolor gaúcho na conquista do brasileiro daquele ano. Em 1983, ainda pelo Grêmio, levantou a Taça Libertadores e o Mundial de Clubes. No Brasil, defendeu também: Corinthians, Santos e Botafogo. 


7 – Tévez


  

Poucos atacantes estrangeiros se deram bem no futebol brasileiro. Tévez, creio eu, foi o melhor deles. Habilidoso, driblador e irreverente, o argentino deixou saudades nos corintianos. Atualmente defende o Manchester City. 


6 – Rincón


rincon

Um dos melhores volantes que eu vi jogar, o colombiano Freddy Ríncon desfilou sua categoria nos gramados brasileiros, defendendo o Corinthians e o Palmeiras. No Timão, levou o clube à sua maior conquista: o mundial da FIFA de 2000. 


5 – Ramos Delgado


ramos-delgado

Nem só de Pelé vivia o magnífico Santos da década de 1960. O time contava também com a segurança do zagueiro argentino, Ramos Delgado. Delgado foi capitão do Santos entre 1968 e 1972, esbanjado força, determinação e técnica. 


4 – Petkovic


petkovic

O sérvio Petkovic é um dos raros jogadores europeus que jogaram no Brasil. Meia habilidoso e exímio cobrador de faltas e escanteios, Petkovic chegou ao Brasil para defender o Vitória. Depois de brilhar no clube baiano, voltou à Europa, mas retornou ao Brasil para defender o Flamengo, onde se consolidou como um dos melhores jogadores estrangeiros que já jogaram no Brasil. 


3 – Darío Pereyra


dario_pereyra

A técnica do Uruguaio Darío Pereira esteve à serviço do São Paulo de 1977 a 1988. Durante anos, foi considerado o principal jogador do tricolor paulista. Jogador cerebral, conquistou dois brasileiros ( 1977 e 1986 )  e quatro paulistas pelo São Paulo. 


2 – Pedro Rocha


pedro_rocha

O uruguaio Pedro Rocha é um dos grandes jogadores da história do futebol sul-americano. Seu futebol era admirado por Pelé, que o considerava genial. Pedro Rocha é mais um estrangeiro que brilhou no São Paulo. Aliava à tradicional garra uruguaia, uma habilidade incomum. 


1 – Figueroa


Dom Elias Figueroa, o maior zagueiro central da história, é na minha opinião, o melhor jogador estrangeiro que já jogou no Brasil. Senhor absoluto da grande área, costumava dizer: 


“A grande área é minha casa. Aqui só entra quem eu quero “

O  chileno Elias Figueroa é ídolo do Internacional . Defendendo o colorado, ele conquistou dois campeonatos brasileiros ( 1975 e 1976 ) e seis campeonatos gaúchos."

 

(http://kid-bentinho.blogspot.com.br/2011/01/os-10-maiores-estrangeiros-que-jogaram.html)

 

 

 

 

figueroa