CURIOSIDADES  LITERÁRIAS

 

             AMÉLIA DE FREITAS BEVILÁQUA, escritora com 18 livros publicados, nasceu na cidade de Jerumenha, Estado do Piauí. Foi a pioneira na luta pelos direitos da mulher, sem bandeira feminista. Tampouco deste feminismo que se transformou numa igrejinha de doidivanas radicais, reacionárias, ligadas à política partidária e a uma ideologia obsoleta e ultrapassada.

               Essa escritora talentosa, em 1930, postulou uma vaga na Academia Brasileira de Letras, recusada porque a instituição vedava a presença feminina no seu quadro acadêmico.   

                Ela era casada com o jurista Clóvis Beviláqua, autor do Código Civil que vigorou até 2002.  E faleceu no Rio de Janeiro em 1946, aos 86 anos.

                                  

                     .......................... oo ......................................

 

               ALCIDES FREITAS e LUCÍDIO FREITAS eram irmãos, poetas, nascidos em Teresina.  O primeiro formou-se em Medicina; o segundo em Direito e fundador da Academia Piauiense de Letras. 

              Escreveram, em parceria, o livro de poemas “Alexandrinos”, de grande repercussão e sucesso na época.

              ALCIDES faleceu aos 23 anos (1913) e LUCÍDIO aos 27 (1921). Ambos vitimados pela tuberculose.  E o Piauí perdeu dois ilustres filhos que, certamente, despontariam no primeiro time da poesia nacional.

                          (Em “Sociedade dos Poetas Trágicos”, do escritor Zózimo Tavares).

                     ................................ oo ..............................

 

           O maranhense-piauiense Humberto de Campos, escritor mais lido na sua época, faleceu em 1934. Três anos depois, o médium Chico Xavier, aos 27 anos de idade, psicografou vários livros dele.

            Fato que provocou uma ação judicial, promovida pela viúva de Humberto, cobrando direitos autorais do médium e da Federação Espírita. Sem sucesso, porém, porque o juiz achou que a matéria fugia à justiça terrena.      

                   .............................. oo ............................