Coleções temáticas de selos postais
Por Flávio Bittencourt Em: 14/05/2011, às 16H49
[Flávio Bittencourt]
Coleções temáticas de selos postais
Evandro Rocha escreve sobre a filatelia temática.
(http://www.mgcpuzzles.com/shops/collecting/index.htm)
(http://www.mgcpuzzles.com/shops/collecting/index.htm)
(http://www.babyblogaddict.com/2009/04/22/toys-and-gifts-for-one-year-olds/)
ANTIGOS BRINQUEDOS QUE
FELIZMENTE NÃO SE PERDERAM,
DEVASTADOS QUE MUITAS VEZES QUE
SÃO PELOS SEUS USUÁRIOS:
(http://www.mrpunchsoldtoys.com/)
(http://alphabetilately.com/us-trains-11b.html)
BRINQUEDOS ANTIGOS EM SELOS COMEMORATIVOS
(OBS. - SEGUINDO AS IDEIAS WALTER BENJAMIN, NÃO CONSIDERAMOS
ESSE ASSUNTO IRRELEVANTE, nem trivial: calma, trata-se apenas de
uma ilustração de uma não-pesada matéria [PRODUZI UMA,
HÁ POUCOS DIAS, SOBRE EMBATES POLÍTICOS QUE GERARAM
FERIMENTO A BALA (contra o Barão de Ladário, em novembro de 1889),
QUE ME DEIXOU EXAUSTO (*)]!
(*) - NO DIA SEGUINTE, PARA DESANUVIAR A ALMA, PREPAREI
OUTRA SOBRE BOXE, COM FOTO INTERESSANTÍSSIMA
DO INFELIZMENTE JÁ FALECIDO LUTADOR FLOYD PATTERSON,
DOS E. U. A., MOSTRANDO BRINQUEDINHOS QUE COMPRARA
PARA SEU BEBÊ ("seu", juntamente com a Sra. Patterson,
mãe da criança) BRINCAR; em seguida, está foto dos três,
uma família feliz! [AS DUAS FOTOS CITADAS ESTÃO NO FINAL DE:
"2002 ANTIQUE TOYS Stamps Face $7.40 SCV $15 For Sale
NA WEB, COMPARATIVAMENTE, VÁRIOS PREÇOS DO MATERIAL FILATÉLICO
MOSTRADO ACIMA, SE O SR. FOR COMPRAR AQUILO
(para escolher o menor preço, se bem entender que fazer isso é
melhor para o seu bolso):
http://www.uniquestamps.info/antique-toys-stamps/
"ACABEI DE INVENTAR UM TEMA e me desculpem todos aqueles filatelistas que porventura já se dedicam a ele, que pode ser que já exista há décadas (não se deseja "descobrir", aqui, nem a pólvora, nem a lâmpada! *rs*): SELOS SOBRE ASSUNTOS IMPROVÁVEIS, vale dizer, selos sobre assuntos que normalmente não mereceriam a homenagem comemorativa de Estados Nacionais, já que o selo é mandado projetar e imprimir por governos de países do planeta Terra"
(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")
ABRAÇANDO AFETUOSAMENTE OS PARTICIPANTES
DO OITAVO ENCONTRO INTERNACIONAL (*) , NO RIO,
QUE ESTÁ ACONTENDO (irá até domingo, quatro horas da tarde),
NO HOTEL NOVO MUNDO, NO FLAMENGO
e agradecendo a EVANDRO A. ROCHA por
excelente artigo que produziu sobre o TEMA TEMA
(*) - VEJA, POR FAVOR, AO FINAL DA PRESENTE MATÉRIA,
INFORMAÇÕES ATINENTES.
14.5.2011 - Esqueçam dos selos, por alguns instantes, por favor (vejam algo de pedagogia, didática e jornalismo cultural, MAS, coincidentemente, SEM DEIXAR DE FALAR DE FILATELIA TEMÁTICA) - Observem os senhores, senhoras e senhoritas estudantes de cursos superiores de Comunicação Social [ESPECIALMENTE OS DA HABILITAÇÃO EM JORNALISMO], Ciências Sociais e Letras, como Evandro Rocha consegue explanar - muito bem - sobre o tema temáticas! (SE TODOS OS ARTIGOS FOSSEM ASSIM, TORNAR-NOS-ÍAMOS CONHECEDORES DE UMA GAMA UM TANTO MAIOR DE CONHECIMENTOS, uma vez que são muitas as pessoas que começam a ler um texto, consideram-no enfadonho... e param por ali. (LOGO NO SEU INÍCIO...) F. A. L. Bittencourt ([email protected])
EVANDRO A. ROCHA,
DO CLUBE FILATÉLICO DO BRASIL,
ESCREVE SOBRE:
"A FILATELIA TEMÁTICA
por Evandro A. Rocha
A modalidade filatélica que mais atrai os novos filatelistas é, sem dúvida nenhuma, a Temática. Por quê? Essa resposta deve ser buscada nos primórdios da filatelia. Ao surgir, o selo representava apenas a figura do governante do país emissor. Não passava pela mente dos governantes da época, a força comunicativa que aqueles pedacinhos de papel possuíam. Até o final do século passado assim foi., porém, em 1893, os Estados Unidos lançaram uma série de 16 selos para comemorar o quarto centenário do descobrimento da América por Cristóvão Colombo. Consta, que a época, essa decisão foi muito criticada, aliás como toda inovação, porém, logo o exemplo americano foi seguido por diversas administrações postais. O Brasil, que sempre esteve aberto a essas inovações, não demorou muito e lançou uma série de quatro selos para comemorar o Quarto Centenário do Descobrimento do Brasil (1/1/1900).
A partir desta época, jovens colecionadores passaram a fazer um novo tipo de colecionismo, tendo por base o assunto retratado: fatos históricos, personalidades, animais, etc. Esse tipo de coleção passou a ser conhecida como "coleção didática ou por assunto". Porém, os colecionadores mais antigos e tradicionalistas não admitiam essa heresia, não permitindo, inclusive, participações de tais coleções em exposições. Muitas foram as discussões e batalhas sobre o assunto, até que, prevalecendo o bom senso, essas coleções passaram a ser admitidas, mas com muitas restrições. Essa situação permaneceu até que a FIP (Federação Internacional de Filatelia) estabeleceu que estas deveriam ser desmembradas em dois grupos: coleções por assunto e Temáticas propriamente ditas. Essa condição permaneceu até 1985 quando a FIP resolveu extinguir a modalidade "por assunto" permanecendo apenas a Classe Temática.
Após longas discussões, a batalha estava parcialmente vencida, pois apesar de aceita por força do regulamento, a nova modalidade não conseguia um prêmio significativo em nenhuma exposição. Algumas medalhas já haviam sido distribuídas para os pioneiros da modalidade, porém, faltava uma premiação que viesse de fato coroar a temática como uma especialidade adulta.
Esse momento veio com a coleção "A Ave, Uma História" do colecionador Eider Araújo Rangel, que na BRAPEX 88, ganhou o grande prêmio da exposição. A seguir obteve a medalha de ouro e prêmio especial na PHILEXFRANCE 89 concorrendo coma as mais expressivas coleções européias. E, para finalizar, ganhou o grande prêmio da BRASILIANA 89 competindo com as demais classes, em nível internacional.
Hoje a filatelia temática é, indiscutivelmente, a modalidade de colecionismo filatélico mais aceita em todo o mundo, em virtude, principalmente, da maior facilidade de aquisição de material, variedade de assuntos abordados e beleza das peças.
Talvez o maior atrativo oferecido pela Filatelia Temática, seja exatamente a imensa gama de opções que oferece ao colecionador iniciante, que procura selos com os quais tenha afinidades ou que sejam de temas atuais como a "Astrofilatelia e Espaço" que já começa a rivalizar com a "Aerofilatelia".
Quando dizemos que Filatelia é cultura, só estamos afirmando o óbvio, pois em pouco mais de uma polegada quadrada de papel estão reunidos conhecimentos capazes de preencher folhas de enciclopédias. Mal comparando, podemos dizer que um selo é um "chip" de papel pois ambos armazenam informações inimagináveis.
Sempre que transmitimos nossa experiências aos iniciantes na arte do colecionismo de selos, costumamos dizer que, para ser um bom filatelista temático, o candidato deve possuir boa base do assunto que deseja colecionar sob pena de montar uma coleção superficial ou ter que se dedicar a fundo para assimilar os conhecimentos contidos nos selos e demais peças do assunto escolhido.
Caso o filatelista não deseje participar de exposições competitivas, mas apenas montar uma coleção para sua satisfação pessoal, nada impede de se utilizar qualquer tipo de selo ou peça (mesmo aquelas que são rejeitadas pelos regulamentos) ou calcada em grandes textos descritivos de acordo com sua erudição."
(http://www.clubefilatelicodobrasil.com.br/artigos/filatematica/tematica.htm)
===
INFORMA AOS RESPEITADOS LEITORES DO PORTAL ENTRETEXTOS QUE
O VIII Encontro Internacional de Filatelia
COMEÇOU NA SEXTA-FEIRA, 13.5.2011 (anteontem).
DICA DE GRANDE EVENTO FILATÉLICO -
O OITAVO ENCONTRO, NO RIO DE JANEIRO-RJ -
PARTICIPE, SE VOCÊ TIVER TEMPO E INTERESSE PELO
MUNDO DAS MARAVILHOSAS EXPOSIÇÕES TEMÁTICAS
E DA FILATELIA EM GERAL DO:
VIII Encontro Internacional de Filatelia
Rio - Hotel Novo Mundo [PRAIA DO FLAMENGO]
de 13 a 15 de maio [ÚLTIMO DIA DO EVENTO:
HOJE, 15.5.2011, DOMINGO, das 10h00 às 16h00]
(http://www.clubefilatelicodobrasil.com.br/)