[Flávio Bittencourt]
Célebres filmes de longa-metragem sobre rock'n roll
Cyntia Calhado relacionou dez deles.
===
AJUDE AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES RECENTEMENTE ACONTECIDAS
NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO, BRASIL (doações de dinheiro,
doação de sangue):
http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/doacoes-as-vitimas-das-enchentes,236,5430.html
DOAÇÃO DE REMÉDIOS DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE, VESTIMENTAS, CALÇADOS, ÁGUA MINERAL, ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS, COBERTORES, TOALHAS, ESCOVAS DE DENTE, TUBOS DE PASTA DE DENTE, ROLOS DE FIO E FITA DENTAL, ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO, ABSORVENTES HIGIÊNICOS, SABONETES, BALDES E BACIAS, BARRAS DE SABÃO DE CÔCO, CAIXAS DE SABÃO EM PÓ, DETERGENTES BIODEGRADÁVEIS, PANOS DE CHÃO, TRAVESSEIROS, FRONHAS, LENÇÓIS, AGASALHOS, GIBIS E BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS ETC.:
http://projetoenchentes.radioramabrasil.com/2011/01/onde-doar-para-vitimas-das-enchentes-do-rio-de-janeiro/
===
O LENDÁRIO PILOTO ALEMÃO BARÃO VERMELHO [LE DIABLE ROUGE]
(Rittmeister [o equivalente a Hauptmann (CAPITÃO) nos regimentos de Cavalaria]
MANFRED ALBRECHT FREIHERR VON RICHTHOFEN [1892 - 1918])
(SÓ A FOTO, SEM A LEGENDA ACIMA APRESENTADA:
http://cafehistoria.ning.com/profiles/comment/list?attachedToType=User&attachedTo=1qfydq4la3u47)
"The iconic Baracuta jacket is often credited as the famous red jacket in Rebel Without a Cause [FILME JUVENTUDE TRANSVIADA] -- but some say it was a McGregor or fabricated by the film’s costume designer Moss Mabry, as he himself claims. (...)"
(http://theselvedgeyard.blogspot.com/2009/10/rebel-without-cause-curse-curious-cast.html)
Lambreta Emblema Da Lambretta Ld, Li E Vespa"
(http://www.emule.com.br/lista.php?categoria=46597&pag=3&ordem=DESTACADOS)
THAISE LIMA ESCREVEU E ILUSTROU (OUT. / 2010):
"Quinta-feira, 28 de outubro de 2010
Apesar de eu [THAISE LIMA] odiar calor com umidade e cigarras, é indiscutível que Brasília fica esplendorosa nessa época do ano. Os Flamboyants florescem por todos os lados, a grama fica mais verde que nunca e o céu fica de “um azul celeste celestial”....a fonte da torre de TV ligada, os jardins....tudo isso forma um quadro belíssimo. Confesso que meu sonho era ter uma Vespa, colocar um vestido bem anos 50 e passear pela cidade em um dia como hoje!
"O MOVIMENTO 'juventude transviada', NO RIO, CONSISTIA EM IR ASSISTIR AO FILME."
(BENJAMIN BITTENCOURT, saudoso tio meu, nascido em 1933 e infelizmente falecido em 1995, que tinha VINTE E POUCOS ANOS QUANDO A PELÍCULA estourou NO BRASIL, comentando que jovens por assim dizer "com causa" (A DE COPIAR O SR. DEAN) até se fantasiavam de JAMES DEAN para ficar na porta dos cinemas, vivenciando um momento importado, na época da SUBSTITUIÇÃO DE IMPORTAÇÕES, no campo da produção industrial brasileira, alavancada por boas iniciativas do presidente JK)
PARA JAMES DEAN VERDADEIRO FALTA POUCO:
(http://www.sosia.biz/details-it.php?id=2476)
HOMENAGEANDO RITA LEE, LULU SANTOS, SERGUEI,
CELSO BLUES BOY, ARNALDO BAPTISTA E ESTELA CASSILATTI, BEM COMO OS
INTEGRANTES DO CONJUNTO BARÃO VERMELHO [*],
A QUEM SE DESEJA SAÚDE E VIDA LONGA, REGISTRANDO O
PENHORADO AGRADECIMENTO A
CYNTIA CALHADO PELA PESQUISA SOBRE
CINEMATOGRAFIA ESTADUNIDENSE & ROCK,
com a sugestão de que o amável leitor e a
gentil leitora assistam a filmes, não necessariamente americanos,
COM OS INGLESES BEATLES, COM O CONJUNTO IRLANDÊS U2,
COM VÁRIOS MÚSICOS BRASILEIROS (por exemplo:
Rio, Verão e Amor, dirigido por Watson Macedo, com roteiro de
Ziraldo, filme em que se apresentam vários conjuntos da JOVEM GUARDA;
BRASIL, 1966) - e assim por diante - E EM MEMÓRIA DO
CAP. MANFRED ALBRECHT FREIHERR VON RICHTHOFEN (1892 - 1918)
[*] - Por que apenas essas personalidades, citadas? Porque elas já foram mencionadas nesta "Recontando..." - como você pode confirmar, colocando no Google '(nome do músico) recontando entre-textos' -, sendo que a homenagem é AOS ROQUEIROS DO BRASIL, cujos nomes, evidentemente, não poderiam aqui ser todos elencados, por falta de espaço...
18.01.2011 - Enquanto, nos Estados Unidos, os pais dos jovens rebeldes sem causa respiravam aliviados pelo fim da crise econômica que nascera em 1929 e terminara com a vitória dos aliados na II Guerra Mundial, seus filhos não sabiam exatamente o quê contestavam - Pelo menos é essa a idéia transmitida pelo título de filme 'REBELDE SEM CAUSA' [Rebel Without a Cause], pessimamente traduzido no Brasil para 'JUVENTUDE TRANSVIADA'. (De qualquer forma, não se pode negar que esse triste título, 'JUVENTUDE TRANSVIADA', pegou por aqui, já que todo mundo falava nele, segundo dizem, porque, para falar a verdade, EU AINDA NÃO TINHA NASCIDO, NESSE ANO). F. A. L. Bittencourt ([email protected])
PORTAL DAS CURIOSIDADES PONTO COM
("As maldições do cinema")
"(...) Agora, filme com aura trágica mesmo é Juventude Transviada, de 1955. Marcou na rebeldia dos anos 50, ele elevou James Dean ao status de mito. Mas o trio de atores principais teve mortes apavorantes – Dean, Natalie Wood e Sal Mineo. O primeiro morreu ainda em 55, antes mesmo de a fita ser lançada, num acidente de carro que transformou seu Porsche Spider em algo parecido com um grande maço de cigarros todo amassado. Um ator teve que dublar a voz de Dean no seu último filme, Assim Caminha a Humanidade.
Sal Mineo morreu assassinado a facadas em 1976, na garagem do prédio. Até hoje as circunstâncias do ocorrido não estão bem esclarecidas (...). No entanto, a pior morte foi a de Natalie Wood. Em 1983, durante uma folga das filmagens de Projeto Brainstorm, ela foi descansar num iate com o marido – Robert Wagner – e o amigo Christopher Walken, já meio altos, começaram a discutir: o primeiro achava que o outro estava flertando com Natalie. A atriz, aborrecida, e também alcoolizada, aparentemente pegou a balsa salva-vidas do iate, desamarrou-a, com a intenção de pernoitar em terra. Provavelmente caiu no mar, e o efeito da bebida não a deixou subir na balsa. Resultado: seu corpo foi encontrado boiando perto de uma praia, no dia seguinte. O afogamento,ao que tudo indica, foi lento e angustiante.
Bem, talvez não tão angustiante quanto a maldição da série Poltegeist. Vários atores que participaram dela morreram misteriosamente, a começar pela menina Heather O’Rourke, que perdeu a vida numa operação intestinal, em fevereiro de 1988. (...) O índio Will Sampson (que ajuda a família Freeling no segundo filme da série) morreu inexplicavelmente durante um transplante cardíaco; e Julian Beck, o reverendo demoníaco de Poltergeist II e III, foi vitima de um câncer fulminante. Como se não bastasse tudo isso, descobriu-se que a casa-cenário do filme era, como a casa da ficção, construída sobre um velho cemitério de índios.
A fita Os Desajustados também ficou com fama negra – é o último trabalho de dois mitos do cinema, Marilyn Monroe e Clark Gabe. Gable morreu de infarto logo após o término das filmagens (...). E Marilyn apareceu morta em sua casa em agosto de 1962, vítima de uma overdose de barbitúricos. Até hoje não se sabe se foi suicídio, acidente ou assassinato, já que ela tivera casos com gente da pesada: mafiosos e políticos como Robert e John Kennedy, então presidente dos EUA.
Na televisão também se registram alguns casos de maldições. O mais célebre foi o programa humorístico Saturday Night Live (...)".
(http://www.portaldascuriosidades.com/forum/index.php?topic=42414.0;wap2)
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
NOTÍCIAS ESPECIAIS
|
|
"Nos tempos da brilhantina
|
|
|
|
|
Faça uma viagem pela história do cinema por meio de dez longas de temática rock'n'roll
|
|
|
|
Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)
|
Elvis Presley completaria 76 anos neste janeiro e, para comemorar, o Guia da Semana está aderindo ao rockabilly, estilo imortalizado pelo eterno rei do rock. E Hollywood não poderia ficar de fora da festa dos topetes, das saias rodadas e dos jeans apertados. Brigas de gangues rivais, astros do rock, namoro no carro, drive-in e rachas são alguns dos clichês dos filmes que abordam o rockabilly. A atitude rebelde e a maior sexualização dos jovens da década de 50 são outros aspectos que esses longas retratam. Confira uma lista com os melhores títulos do gênero e entre na dança.
1 - O Prisioneiro do Rock (1957)
O Prisioneiro do Rock é considerado patrimônio norte-americano por sua relevância cultural e artística no Registro Nacional de Filmes. No roteiro, Vince (Elvis Presley) está na prisão por matar um homem acidentalmente quando uma caçadora de talentos de uma gravadora o descobre como grande cantor e ele se torna um astro do rock. A cena do número de dança da canção título do filme, coreografada pelo próprio astro, ficou marcada na história do cinema, sendo homenageada em outras produções, como Cry Baby (1990) e The Blues Brothers (1980). Elvis Presley fez mais de 30 filmes, entre musicais, dramas, comédias, faroestes e documentários.
Ficha técnica
O Prisioneiro do Rock
Título original: Jailhouse Rock
Direção: Richard Thorpe
Elenco: Elvis Presley, Judy Tyler e Mickey Shaughnessy
Tempo de duração: 96 min
Ano de lançamento: 1957
2 - Grease - Nos Tempos da Brilhantina (1978)
You're the One that I Want, Hopelessly Devoted to You e Summer Nights embalam este que é o musical de maior bilheteria da história do cinema. Estrelado pela cantora pop Olivia Newton-John e por John Travolta, o filme retrata o comportamento dos jovens do final da década de 50 e começo dos 60, abordando temas como sexo, gravidez e camisinha, usando como fio condutor a história de amor do casal de estudantes Sandy e Danny.
Ficha técnica
Grease - Nos tempos da Brilhantina
Título original: Grease
Direção: Randal Kleiser
Elenco: John Travolta, Olivia Newton-John e Stockard Channing
Tempo de duração: 110 min
Ano de lançamento: 1978
3 - Juventude Transviada (1955)
Rachas, gangues, jaquetas de couro e atitude rebelde dão o tom deste marco na história do cinema. Na trama, o jovem Jimmy, interpretado pelo icônico James Jean, arranja confusão em todos os colégios em que é matriculado, fazendo com que sua família tenha que se mudar de cidade constantemente. O longa mostra o momento de ruptura irreconciliável entre os jovens e os adultos, impulsionado pela atitude rock and roll, que deu origem aos movimentos de contracultura, de liberdade sexual e de costumes até chegar na ditadura da juventude que temos atualmente.
Ficha técnica
Juventude Transviada
Título original: Rebel Without a Cause
Direção: Nicholas Ray
Elenco: James Dean, Natalie Wood e Sal Mineo
Tempo de duração: 111 min
Ano de lançamento: 1955
4 - Cry Baby (1990)
Neste melodrama adolescente, Johnny Deep vive um charmoso delinquente que lidera uma gangue no colégio e se apaixona por uma jovem rica e careta, pertencente ao grupo rival. O longa, que se passa na década de 50, em Baltimore, é intercalado por números musicais ao som de rockabilly.
Ficha técnica
Cry Baby
Título original: Cry Baby
Direção: John Waters
Elenco: Johnny Depp, Ricki Lake e Amy Locane
Tempo de duração: 85 min
Ano de lançamento: 1990
5 - Hairspray - Em Busca da Fama (2007)
Refilmagem de Hairspray - E Éramos Todos Jovens, de 1988, esta produção mostra os esforços da jovem Tracy para participar do The Corny Collins Show, um famoso programa de dança da televisão na década de 60. Depois de alcançar o estrelato, ela decide usar sua fama para quebrar o preconceito racial existente na TV. No elenco, John Travolta e Michelle Pfeiffer.
Ficha técnica
Hairspray - Em busca da fama
Título original: Hairspray
Direção: Adam Shankman
Elenco: John Travolta, Queen Latifah e Michelle Pfeiffer
Tempo de duração: 117 min
Ano de lançamento: 2007
6 - Ao Balanço das Horas (1951)
Com performances de Bill Haley & His Comets e The Platters, este longa aborda o início do rock and roll. Na história, um frustrado promotor de bandas e um músico descobrem, em uma pequena cidade no caminho para Nova Iorque, um grupo de garotos que dança e canta um novo e estimulante ritmo musical.
Ficha técnica
Ao Balanço das Horas
Título original: Rock Around the Clock
Direção: Fred F. Sears
Elenco: Bill Haley, Rudy Pompilli e Al Rex
Tempo de duração: 77 min
Ano de lançamento: 1956
7 - A Fera do Rock (1989)
Biografia do eufórico Jerry Lee Lewis, uma das figuras mais importantes da história do rock, este filme mostra as músicas que fizeram sua fama, turnês, drogas e escândalos, como o casamento com uma prima de segundo grau de apenas 13 anos que quase arruinou sua carreira.
Ficha técnica
A Fera do Rock
Título original: Great Balls of Fire!
Direção: Jim McBride
Elenco: Dennis Quaid, Winona Ryder e Alec Baldwin
Tempo de duração: 108 min
Ano de lançamento: 1989
8 - Johnny e June (2005)
Com trilha sonora interpretada pelos próprios protagonistas, Joaquin Phoenix e Reese Whiterspoon, esta produção acompanha parte da vida do cantor Johnny Cash que, junto com Elvis Presley, Jerry Lee Lewis e Carl Perkins, estourou cantando country e rockabilly. O caminho até a consagração, os problemas com as drogas e seu relacionamento com June Carter são alguns aspectos presentes na produção.
Ficha técnica
Johnny e June
Título original: Walk the Line
Direção: James Mangold
Elenco: Joaquin Phoenix, Reese Witherspoon e Ginnifer Goodwin
Tempo de duração: 136 min
Ano de lançamento: 2005
9 - The Buddy Holly Story (1978)
Este drama musical centra-se em Buddy Holly, lenda do rockabilly que, junto com a banda The Crickets, produziu hits como That'll Be The Day. Sua carreira meteórica foi interrompida por um trágico acidente aéreo.
Ficha técnica
A História de Buddy Holly
Título original: The Buddy Holly Story
Direção: Steve Rash
Elenco: Gary Busey, Don Stroud e Charles Martin Smith
Tempo de duração: 114 min
Ano de lançamento: 1978
10 - Loucuras de Verão (1973)
Segundo longa de George Lucas, antes do diretor iniciar a saga Star Wars, este filme mostra a última noite de dois jovens amigos antes de irem para a faculdade. Embalados por trilha sonora com sucessos do rockabilly, Curt (Richard Dreyfuss) e Steve (Ron Howard) vivem uma noitada cheia de rachas, disputas de gangues e conflitos amorosos.
Ficha técnica
Loucuras de Verão
Título original: American Graffiti
Direção: George Lucas
Elenco: Richard Dreyfuss, Ron Howard e Paul Le Mat
Tempo de duração: 110 min
Ano de lançamento: 1973
Fotos: IMDB".
|
|
|