0

 CARTA SOBRE A BIA BEDRAN

Miguel Carqueija

 

O texto abaixo foi publicado na seção de cartas da revista TV Programa nº 61, de 15 de agosto de 1992, que acompanhava o Jornal do Brasil (Rio de Janeiro), sob o título “A suave Bia” colocado pela redação.

 

A TV Programa fez muito bem em focalizar a admirável Bia Bedran. Bia, com seu “Canta conto”, educa, edifica. Seus programas são calmos, suaves, e podem mostrar, por exemplo, uma criança tocando flauta doce. O que eu não aceito é o aranzel, a balbúrdia, a promiscuidade dos programas pseudo-infantis de Xuxa, Sérgio Mallandro, Mara e Angélica, que nenhum bem fazem às crianças. Força é reconhecer que nesse ponto é obrigação dos pais ensinar seus filhos a assistir a TV E, onde além da Bia há “Ra-tim-bum” e “Glub glub”, também de excelente nível.

 

NOTA: De lá para cá as coisas mudaram e muito. O programa da Bia foi cortado (antes já havia acabado o horário ecológico “Baleia verde”, que ela também apresentava) e os outros citados também. Pior, a TV Educativa, ou TV E, mudou de nome passando a ser simplesmente a TV Brasil. Ora, será que é vergonha uma emissora de televisão se declarar educativa? Não poderiam então colocar TV Educativa do Brasil? Quanto à Bia Bedran, que eu conheço pessoalmente (mas faz décadas que não a vejo), alguns meses atrás pude assistir um clip com ela nessa mesma emissora, mas hoje em dia isso é muito difícil (Rio de Janeiro, 3/7/2019).