CARTA AO PRESIDENTE LULA DA SILVA :

FAÇO ESTA CARTA, OU MISSIVAM  COMO  DIZIAM OS ANTIGOS,  PENSANDO NAS INJUSTIÇAS DE UM GOVERNO QUE SE DIZ DEMOCRÁTICO. NÃO TENHO MAIS IDADE PARA SER ENGABELADO POR EMBUSTES E MALFEITOS DE QUAIQUER GOVERNOS DITOS DEMOCRÁTICOS. CONTUDO, VAMOS AO QUE É FULCRAL NESTA MISSIVA EM TEMPOS CIBERNÉTICOS E ROBÓTCOS - TEMPOS DISTÓPICOS - NA HORIZONTALIDADE E VERTCALIDADE DE SUAS DIREÇÕES E DETERMINAÇÕES, BOAS MÁS, RUINS OU MALVADAS. AO OUVIR DIZER QUE O SEU GOVERNO LAVOU AS MÃOS PARA O QUE PLANOS DE SAÚDE NO BRASIL FIZESSEM O QUE QUISESSEM FAZER, O SEU GOVERNO, ELEITO PELO POVO, AFIRMOU QUE ESTE , NOTADAMENTE, OS DAS CLASSES MÉDIAS, FOSSEM PROCURAR SOCORRO DE SAÚDE EM OUTRAS FREGUESIAS CARACTERIZADAS DESAFORTUNADAMENTE PELAS FILAS ENORMES, DOENTES POR TODA A PARTE, FALTA DISSO, FALTA DAQUILO EM TERMOS DE INSUMOS E DE GESTÃO PROFÍCUA. MUITO AO CONTRÁRIO.

OS PLANOS DE SAÚDE NO PAÍS VIERAM PARA ACABAR COM A NOSSA  SAÚDE PÚBLICA, SOBRETUDO POR UMA OPÇÃO PERVERSA DO NEOLIBERALISMO DESDS  OS TEMPOS DO MALOGRADO E E DESASTRSO GOVERNO COLLOR, SEGUIDO DE FHC, DE SEU GOVERNOS EM DOIS MANDATOS TUMULTUADOS E FARTOS EM CORRUPÃÇÃO DE TODO OS LADOS.

A SOCIEDADE BRASILEIRA, NAS CAMADAS MAIS BAIXAS E MÉDIAS, ESTÃO SOFRENDO ,CADA QUAL A SEU MODO. OS POBRES JÁ SE ACOSTUMARAM COM UMA SAÚDE QUE NÃO ATENDE AOS QUE A PROCURAM. AS CLASSES MÉDIAS NÃO PODEM PAGAR SEUS PLANOS, VISTO QUE O SEU GOVERNO, ATRAVÉS DA ANS, É QUE DETERMINA OS AUMENTOS QUE DÁ ANUALMENTE AOS USUÁRIOS DOS PLANOS DE SAÚDE CADA VEZ MAIS SOLAPADORES DOS  SEUS DIREITOS DE CONSUIDORES  DO MERCANTILISIMO  EM QUE SE TORNOU  A MEDICINA  NO  PAÍS , AO  PONTO DE ALGUNS MÉDICOS NAO MAIS ACEITAREM   PLANOS  OU  NENHUM PLANO DE SAÚDE DOS QUE ATUALMTNE  TEMOS  NO  PAÍS. ESSA  SITUAÇÃO  INJUSTA  NÃO PODE   CONTINUAR.

QUERO DIZER, TODO ANO, RELIGIOSMANTE, OS PLANOS AUMENTAM E OS USUÁRIOS VÃO CADA VEZ MAIS SENDO MASSACRADOS PELOS REFERIDOS AUMENTOS ESPECIALMENTE SE SÃO   FUNCIONÁRIOS  PÚBLICIS  MÉDIOS OU  BAIXOS. HÁ  ORA SE  HÁ - OS QUE PODEM PAGAR PLANOS PARA RICOS, VISTO QUE,  NO  PAÍS   DAS ASSIMETRIAIS  SOCIAIS   ESTAGNADAS  E  DURAS  COMO  UM  "PEDRA NO MEIO DO CAMINHO", HÁ DUAS  MEDICINAS: A DOS  RICOS E A DOS  POBRES NESSA  DICOTOMIA   QUE  PODE SE ESTENDER  A OUTROS SETORES  DA VIDA  BRASILIERIA.  ISSO  PORQUE,  NO CASO DOS FUNCIONÁRIOS  PÚBLICOS,  ELES  NÃO  TÊM  TIDO REAJUSTE   SALARIAL   REAL DURANTE  BASTANTE  TEMPO, AO CONTRÁIO DOS MILITARES, DAS FORÇAS ARMADAS,  QUE,  NO  GOVENRO  BOLSONARO, PELO MENOS NAS PATENTES  SUPERORES , TIVERAM  UM  SUBSTANCIAL AUMENTO VENCIMENTOS DETERMINADO  PELO  EX-PRESIDENTE QUE ESQUECEU(?!)  DE O FAZER  NO TOCANTE AOS  DEMAIS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS  FEDERAIS

CHEGAMOS A UM PONTO EM QUE OS  PLANOS  DE SAÚDE FAMILIARES DAS CLASSES MÉDIAS  E BAIXAS   ESTÃO  ANUAMENTE  SOLAPANDO  OS SALÁRIOS DE UM,  POPR EXEMPLO,  PROFESSOR  DO ESNINO FUNDMENTAL,  MAIS DE UMA MATRÍCULA ( NO CASO DOS  PROFESSORES MUNICIPAIS S  DO ENSINO  FUNDAMENTAL . OS   PROFESSORES FEDERAIS.DO ENSINO MÉDIO, POR SUA VEZ,    IGUAMENTE  NÃO  TÊM  TIDO AUMENTO  REAL  HÁ  MUITO TEMPO, PELO MENOS  HÁ UNS DEZ ANOS.. OU SJEAM  DESDE  O  GOVERNO  DO FHC  M QUE FOI DURÍSSIMO  COM  OS MESTRES  BRASILEROS  CHAMANDO-SOS DE "VAGABUNDOS",    EMPREGANDO  UMA  PALAVRA   QUE NÃO  JUS  AO COMPORTAMENTO   DE  UM  PRRESIDENTEM   SOBRETUDO SE ESTE FOI  TAMBÉM  PROFESSOR.

ISSO É CERTO, SR. PRESIDENTE, lULA ? É CERTO COMETER ESSAS INJUSTIÇAS CONTRA O CIDADÃO QUE PAGA IMPOSTOS A CADA SEGUNDO QUE FAZ A COMPRA DE ALGUMA COISA? É CERTO CORROER UM SALÁRIO DE UM PROFESSOR PÚBLICO?

POIS É O QUE ESTÁ ACONTECENDO. MORMENTE NOS ÚLTIMOS GOVERNOS, INCLUSVE NOS SEUS, PRESIDENTE   LULA. NO DA SRA.  DILMA, D SR.  BOLSONARO, DO MALVADO TEMER, ENFIM DE TODOS. OS HOMENS DO PODER, HOJE E ONTEM. ESSES REINÓIS  NOS BENEFÍCIOS  QUE  O PODER LHES CONCEDE A FUNDO  PERDIDO,  TÊM OS MELHORES HOSPITAIS E , SEMPRE QUE PRECISAREM DE TRATAMENTO DE SAÚDE, LÁ ESTÃO OS MÉDICOS E BAJULADORES, GERALMENTE  NOS M ELHORES  HOSPITAIS DE SÃO  PAULO,OS HOSPITAIS  DOS PODEROSOS, DANDO TRATAMENTO VIP AOS GOVERNANTES,  MINISTROS, FUNCIONÁRIOS  DOS  ESCALÕES MAIS ALTOS DA REX PUBLICA E A OUTROS PRIVILEGIADOS. "VERECUNDIA BRASILIAE".

HÁ UMA EMPRESA DE PLANO DE SAÚDE QUE FAZ PROPAGANDA ENGANOSA QUANDO ACESSAMOS SEU SITE AFIRMANDO QUE OS MERCENÁRIOS, DIRIA EU, DONOS DE PLANO DE SAÚDE, ESTÃO PRONTOS E SOLÍCITOS - TUDO DESLAVADA MENTIRA ! - PARA ATENDEREM A SEUS CLIENTES. NÃO DEVO EMPREGAR A PALAVRA "PACIENTE" DE PLANOS PORQUE ESTA ÚLTIMA PALAVRA TEM CONOTAÇÃO DE VALORES MORAIS, ÉTICOS E HUMANÍSTICOS DE PROFISSIONAIS DE UMA MEDICINA QUE SE MERCANTILIZOU, NOS ÚLTIMOS ANOS, NO PAÍS DO CAPITAL E VIL METAL. . ORA, VÁRIOS USUÁRIOS OU ASSOCIADOS  DE LAGUNS DESSES  PLANOS  CAAREIROS   ESTÃO PERDENDO SEUS MÉDICOS PORQUE ESTES NÃO ACEITAM OS BAIXÍSSIMOS PAGAMENTOS POR PARTAE DOS PROPRIETÁRIOS   PLANOS DE SAÚDE.

NESTAS CIRCUNSTÂNCIAS, OS MÉDICOS AVISAM AOS SEUS PACIENTES QUE NÃO MAIS TRABALHAM COM ESSA EMPRESA E QUE ESTÃO COBRANDO CONSULTAS QUE VARIAM E CHEGAM ATÉ A, DIGAMOS, QUINHENTOS REAIS POR CONSULTA!. ISSO É UM ABSURDO, UMA INSENSATEZ E A ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE) NEM ESTÁ AÍ PARA COIBIR NADA NEM FAZER NADA PELOS USUÁRIOS ASSOCIADOS A ESSES PLANOS DE SAÚDE QUE, NA REALIDADE, NEM QUEREM NEM DESEJAM "NEGOCIAR" REDUÇÃO NOS PLANOS DIVERSOS QUE OFERECEM COMO MERCADORIA NO CAMPO DA MEDICINA BRASILEIRA. "AQUI NÃO FAZEMOS 'NEGOCIAÇÃO' COM NINGUÉM," DIRIA   UM  FUNCIONÁRIO  DO SETOR  DE  UM  PLANO  CONHECIDO  NACIONALMENTE.

 TASL  CONTEXTRO   DE  DESCALAVBRO    PRATICADO  POR  PLANOS DE SAÚDE  SERIA EQUIVALENTE, NUMA SIMPLES ANÁLISE TEXTUAL OU DO DISCURSO, AO SEGUINTE: PROCUREM  AS  UPAS,  OS HOSPITAIS PÚBLICOS, AS  LONGAS  FILAS,  PERMANENDO EM  MACAS NOS CORREDORES HOSPITALARES,  TENDO  MARCAÇÕES DAQUI A DOIS OU MAIS MESES, CHEGANDO O PACIENTE ATÉ A FALECER ANTES DE SER OPERADO.

OPERAÇÕES DE CIRURGIA E OUTRAS ALTERNATIVAS INDESEJÁVEIS NO QUE TANGE A UM PROBLEMA DE SAÚDE SÃO,  A MEU  JUÍZO,  COOPTADO PELOS PRÓPRIOS GOVERNOS FEDERIAS JÁ QUE RENDEM POLPUDOS IMPOSTOS PARA O COFRES PÚBLICOS.  ENFIM, OS QUE NÃO PODEM PAGAR PLANOS,  QUE VÃO SE QUEIXAR AO PAPA.

É ISSO, SR, PRESIDENTE LULA DA SILVA, É   A VERDADE PURA E CRISTALINA.  NÃO MAIS DO QUE A VERDADE NO SEUS GOVERNO E EM OUTROS ANTERIORES. UM CASO DE POLÍCIA EU DIRIA MAIS, DE SEGURANÇA NACIONAL. POIS AFETA A SAÚDE DOS BRASILEIROS NÃO BAFEJADOS, REITERO,  PELOS ALTOS SALÁRIOS DOS ATUAIS E PASSADOS DETENTORES DO PODER DA  VEZ.

ATENCIOSAMENTE. DE V. EXCELÊNCIA,

FRANCISCO DA CUNHA ,  PROF. PÓS-DOUTOR PELA  UFRJ.