CARTA AO PRESIDENTE LULA DA SILVA
Por Cunha e Silva Filho Em: 04/01/2024, às 21H23
CARTA AO PRESIDENTE LULA DA SILVA :
FAÇO ESTA CARTA, OU MISSIVA, COMO DIZIAM OS ANTIGOS, PENSANDO NAS INJUSTIÇAS DE UM GOVERNO QUE SE DIZ DEMOCRÁTICO. NÃO TENHO MAIS IDADE PARA SER ENGABELADO POR EMBUSTES E MALFEITOS DE QUAIQUER GOVERNO DITO DEMOCRÁTICO. CONTUDO, VAMOS AO QUE É FULCRAL NESTA MISSIVA EM TEMPOS CIBERNÉTICOS E ROBÓTCOS - TEMPOS DISTÓPICOS - NA HORIZONTALIDADE E VERTCALIDADE DE SUAS DIREÇÕES E DETERMINAÇÕES, BOAS MÁS, RUINS OU MALVADAS. AO OUVIR DIZER QUE O SEU GOVERNO LAVOU AS MÃOS PARA QUE PLANOS DE SAÚDE NO BRASIL FIZESSEM O QUE QUISESSEM FAZER, O SEU GOVERNO, ELEITO PELO POVO, AFIRMOU QUE ESTE , NOTADAMENTE, OS DAS CLASSES MÉDIAS, FOSSEM PROCURAR SOCORRO DE SAÚDE EM OUTRAS FREGUESIAS CARACTERIZADAS DESAFORTUNADAMENTE PELAS FILAS ENORMES, DOENTES POR TODA A PARTE, FALTA DISSO, FALTA DAQUILO EM TERMOS DE INSUMOS E DE GESTÃO PROFÍCUA. MUITO AO CONTRÁRIO.
OS PLANOS DE SAÚDE NO PAÍS VIERAM PARA ACABAR COM A NOSSA SAÚDE PÚBLICA, SOBRETUDO POR UMA OPÇÃO PERVERSA DO NEOLIBERALISMO DESDS OS TEMPOS DO MALOGRADO E DESASTROSOS GOVERNO COLLOR, SEGUIDO DE FHC, DE SEUS DOIS MANDATOS , PRESIDENTE LULA, TUMULTUADOS E FARTOS EM CORRUPÃÇÃO DE TODO OS LADOS, PRAECISQAMENTE NO SEGUNDO MANDATO DE VOSSA EXCELÊNCIA..
A SOCIEDADE BRASILEIRA, NAS CAMADAS MAIS BAIXAS E MÉDIAS, ESTÃO SOFRENDO ,CADA QUAL A SEU MODO. OS POBRES JÁ SE ACOSTUMARAM COM UMA SAÚDE QUE NÃO ATENDE AOS QUE A PROCURAM. AS CLASSES MÉDIAS NÃO PODEM PAGAR SEUS PLANOS, VISTO QUE O SEU GOVERNO, ATRAVÉS DA ANS, É QUE DETERMINA OS AUMENTOS QUE CONCEDE ANUALMENTE AOS USUÁRIOS DOS PLANOS DE SAÚDE CADA VEZ MAIS SOLAPADORES DOS SEUS DIREITOS DE CONSUIDORES DO MERCANTILISIMO EM QUE SE TORNOU A MEDICINA NO PAÍS AO PONTO DE ALGUNS MÉDICOS NAO MAIS ACEITAREM PLANOS OU NENHUM PLANO DE SAÚDE DOS QUE ATUALMTNE TEMOS NO PAÍS. ESSA SITUAÇÃO INJUSTA NÃO PODE CONTINUAR.
QUERO DIZER, TODO ANO, RELIGIOSMANTE, OS PLANOS AUMENTAM E OS USUÁRIOS VÃO CADA VEZ MAIS SENDO MASSACRADOS PELOS REFERIDOS AUMENTOS ESPECIALMENTE SE SÃO FUNCIONÁRIOS PÚBLICIS MÉDIOS OU BAIXOS. HÁ - ORA SE HÁ - OS QUE PODEM PAGAR PLANOS, OS MAIS AQUINHOADOS FINANCEIRAMENTE RICOS, VISTO QUE, NO PAÍS DAS ASSIMETRIAIS SOCIAIS (eDUARDO PORTELLA) ESTAGNADAS E DURAS COMO UMA "PEDRA NO MEIO DO CAMINHO."
HÁ DUAS MEDICINAS NO BRASIL: A DOS RICOS E A DOS POBRES NESSA DICOTOMIA QUE PODE SE ESTENDER A OUTROS SETORES DA VIDA NACIONAL. ISSO PORQUE, NO CASO DOS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS, ELES NÃO TÊM TIDO REAJUSTE SALARIAL REAL DURANTE BASTANTE TEMPO, AO CONTRÁIO DOS MILITARES, DAS FORÇAS ARMADAS, QUE, NO GOVENRO BOLSONARO, PELO MENOS NAS PATENTES SUPERORES , TIVERAM UM SUBSTANCIAL AUMENTO SLARIAL DETERMINADO PELO EX-PRESIDENTE BOLSONARO QUE ESQUECEU(?!) DE O FAZER NO TOCANTE AOS DEMAIS FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS FEDERAIS
CHEGAMOS A UM PONTO EM QUE OS PLANOS DE SAÚDE FAMILIARES DAS CLASSES MÉDIAS E BAIXAS ESTÃO ANUAMENTE SOLAPANDO OS SALÁRIOS DE UM, POR EXEMPLO, PROFESSOR DO ENSINO FUNDMENTAL, MESMO COM DUAS MATRÍCULAS, NO CASO DOS PROFESSORES MUNICIPAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL . POR OUTRO LADO, OS PROFESSORES FEDERAIS.DO ENSINO MÉDIO, POR SUA VEZ, IGUAMENTE NÃO TÊM TIDO AUMENTO REAL HÁ MUITO TEMPO, PELO MENOS HÁ UNS DEZ ANOS, OU SJEA, DESDE O GOVERNO DO FHC ( SIGLA QUE, SE ME LEMBR BEM, FOI CRIADA IRONICAMENTE PELO SAUDOSO GRANDE ESCRITOR MILLÔR FERANDDES), O QUAL FOI DURÍSSIMO COM OS MESTRES BRASILEROS CHAMANDO-OS DE "VAGABUNDOS", EMPREGANDO UMA PALAVRA QUE NÃO FA JUS AO COMPORTAMENTO DE UM PRRESIDENTE, PRICIPALMENTE SE ESTE FOI TAMBÉM PROFESSOR, COMO É O CASO DO SR. FERANANDO HENRIQUE CARDOSO.
ISSO É CERTO, SR. PRESIDENTE, LULA ? É CERTO COMETER ESSAS INJUSTIÇAS CONTRA O CIDADÃO QUE PAGA IMPOSTOS A CADA SEGUNDO QUE FAZ A COMPRA DE ALGUMA COISA? É CERTO CORROER UM SALÁRIO DE UM PROFESSOR PÚBLICO? É CERTO DESCNTAR IMPOSTODERENDA DE UM APOSENTADO, INLCLUSIVE O DO PROFESSOR DO ENSINO PÚBLICO FEDERAL? CLARO QUE NÃO, ISSO É UM DESRESPEITO A UMADAS MASIS IMÇORTANTES CARAREIRA DENTRE AS ATIVIDADES LIBAERAIS COONHECEMOS.
POIS É O QUE ESTÁ ACONTECENDO, MORMENTE NOS ÚLTIMOS GOVERNOS, INCLUSVE NOS SEUS, PRESIDENTE LULA. NO DA SRA. DILMA ROUSSEFF, NO DO SR. BOLSONARO, DO MALVADO TEMER, ENFIM DE TODOS. OS HOMENS DO PODER EXECUTIVO, HOJE E ONTEM. ESSES REINÓIS NOS BENEFÍCIOS QUE O PODER LHES CONCEDE A FUNDO PERDIDO TÊM OS MELHORES HOSPITAIS E , SEMPRE QUE PRECISAREM DE TRATAMENTO DE SAÚDE, LÁ ESTÃO OS MÉDICOS E BAJULADORES, GERALMENTE NOS M ELHORES HOSPITAIS DE SÃO PAULO,OS HOSPITAIS DOS PODEROSOS, DANDO TRATAMENTO VIP AOS GOVERNANTES, MINISTROS, FUNCIONÁRIOS DOS ESCALÕES MAIS ALTOS DA REX PUBLICA E A OUTROS PRIVILEGIADOS. "VERECUNDIA BRASILIAE".
HÁ UMA EMPRESA DE PLANO DE SAÚDE QUE FAZ PROPAGANDA ENGANOSA QUANDO ACESSAMOS SEU SITE AFIRMANDO QUE OS MERCENÁRIOS, DIRIA EU, DONOS DE PLANO DE SAÚDE, ESTÃO PRONTOS E SOLÍCITOS - TUDO DESLAVADA MENTIRA ! - PARA ATENDEREM A SEUS CLIENTES. NÃO DEVO EMPREGAR A PALAVRA "PACIENTE" DE PLANOS PORQUE ESTA ÚLTIMA PALAVRA TEM CONOTAÇÃO DE VALORES MORAIS, ÉTICOS E HUMANÍSTICOS DE PROFISSIONAIS DE UMA MEDICINA QUE SE MERCANTILIZOU, NOS ÚLTIMOS ANOS, NO PAÍS DO CAPITAL E VIL METAL. ORA, VÁRIOS USUÁRIOS OU ASSOCIADOS DE ALGUNS DESSES PLANOS CAREIROS ESTÃO PERDENDO SEUS MÉDICOS PORQUE ESTES NÃO ACEITAM OS BAIXÍSSIMOS PAGAMENTOS POR PARTAE DOS PROPRIETÁRIOS DE PLANOS DE SAÚDE.
NESTAS CIRCUNSTÂNCIAS, OS MÉDICOS AVISAM AOS SEUS PACIENTES QUE NÃO MAIS TRABALHAM COM CERTAS EMPRESAS DE PLANO DESAÚDE. RECUSANDO A RECEBER DOS PLANOS DE SAÚDE O QUE ENTEDM SER MUITO BAIXAS AS CONSULTAS, OS MÉDICOS ASSCIADOS DESAS EMPRESAS PASSAM A COBRAR O QUE LHES PARECE RAOZOÁVEL . SUAS CONSULTAS PESAM NO BOLSO DOS PACIENTES E CHEGAM ATÉ A, DIGAMOS, QUINHENTOS REAIS POR CONSULTA!. ISSO É UM ABSURDO, UMA INSENSATEZ E A ANS (AGÊNCIA NACIONAL DE SAÚDE) NEM ESTÁ AÍ PARA COIBIR NADA NEM FAZER NADA PELOS USUÁRIOS ASSOCIADOS A ESSES PLANOS DE SAÚDE QUE, NA REALIDADE, NEM QUEREM NEM DESEJAM "NEGOCIAR" REDUÇÃO NOS PLANOS DIVERSOS QUE OFERECEM COMO MERCADORIA NO CAMPO DA MEDICINA BRASILEIRA. "AQUI NÃO FAZEMOS 'NEGOCIAÇÃO' COM NINGUÉM," DIRIA UM FUNCIONÁRIO DO SETOR DE UM PLANO CONHECIDO NACIONALMENTE.
TASL CONTEXTRO DE DESCALAVBRO PRATICADO POR PLANOS DE SAÚDE SERIA EQUIVALENTE, NUMA SIMPLES ANÁLISE TEXTUAL OU DO DISCURSO, AO SEGUINTE: PROCUREM AS UPAS, OS HOSPITAIS PÚBLICOS, AS LONGAS FILAS, PERMANENDO EM MACAS NOS CORREDORES HOSPITALARES, TENDO MARCAÇÕES DAQUI A DOIS OU MAIS MESES,OU MEMSO UM ANO OU MAIS, CHEGANDO O PACIENTE ATÉ A FALECER ANTES DE SER CONSULTADO OU OPERADO.
OPERAÇÕES DE CIRURGIA E OUTRAS ALTERNATIVAS INDESEJÁVEIS, NO QUE TANGE A UM PROBLEMA DE SAÚDE SÃO, A MEU JUÍZO, COOPTADA PELOS PRÓPRIOS GOVERNOS FEDERIAS JÁ QUE RENDEM POLPUDOS IMPOSTOS PARA O COFRES PÚBLICOS. ENFIM, OS QUE NÃO PODEM PAGAR PLANOS, QUE VÃO SE QUEIXAR AO PAPA..
É ISSO, SR, PRESIDENTE LULA DA SILVA, É A VERDADE PURA E CRISTALINA. NÃO MAIS DO QUE A VERDADE NO SEUS GOVERNO E EM OUTROS ANTERIORES. UM CASO DE POLÍCIA, EU DIRIA MAIS, DE SEGURANÇA NACIONAL. POIS AFETA A SAÚDE DOS BRASILEIROS NÃO BAFEJADOS, REITERO, PELOS ALTOS SALÁRIOS DOS ATUAIS E PASSADOS DETENTORES DO PODER DA VEZ.
ATENCIOSAMENTE. DE V. EXCELÊNCIA,
FRANCISCO DA CUNHA , PROESSOR . PÓS-DOUTOR PELA UFRJ,ESCRITOR ,CRÍTCO LITERÁRIO, ENTE OUTRAS ATIVIDADES INTEELCTUAIS..