Bilac e o parnasianismo revisitados

A vida e obra de Olavo Bilac e o parnasianismo são motivos de curiosidades e interesse permanentes. Entretextos mergulha no assunto, a partir de entrevistas do programa Iluminuras da TV Justiça.

 
Para visitar o assunto, o programa voltou-se a princípio à trajetória do poeta. Para falar sobre ela, o convidado foi William Alves Bezerra, pós-doutor em Teoria Literária pela Universidade de Brasília. O estudioso, ao explicar a importância de Olavo Bilac para a literatura brasileira, destacou que os modernistas foram injustos com a apreciação sobre os poetas parnasianos, a tal ponto que, à medida que foram amadurecendo, revisaram a posição, principalmente Mário de Andrade.


O parnasianismo em si também ganhou voz em diálogo com o professor de Teoria Literária da Universidade de Brasília Luiz Carreira. Ele lembrou que as caraterísticas do Parnasianismo, o qual se origina na França e chega ao Brasil no final do século XIX, focam na valorização da forma, com tratamento de temas elevados, nobres, dispersando o confessionalismo.


Conversando sobre Bilac, o pesquisador diz que o poeta, mesmo conhecido como uma das expressões  máximas do movimento parnasiano,  quebrou com características dessa escola, quando se observa o contexto em que a tendência se aplica ao Brasil. A preocupação formal e os temas elevados são características básicas de Bilac, mas  não são únicos aspectos que individualizam sua obra. Diz Carreira que é  preciso considerar o contexto social e a urgências  para entender que Olavo não é um parnasiano ortodoxo. A crônica do vate, segundo ele, ilustra bem as diferenças da fprmais que distanciam Bilac da obediência cega aos ditames dessa escola.. 

Assista à edição de Iluminuras sobre Bilac e o parnasianismo.