Ex-prefeito Augusto Nunes com a família.
Ex-prefeito Augusto Nunes com a família.

Reginaldo Miranda*

Neste 23 de março faz um ano da partida de Augusto Carlos Teixeira Nunes, figura de escol, sereno, ponderado, lúcido, conciliador e um administrador probo e consciencioso. Augusto Nunes, administrou sua cidade natal em duas oportunidades, caracterizando suas gestões pela realização de obras que vieram a melhorar o bem-estar da população. Foi um grande tocador de obras.

Nascido na cidade de Regeneração, situada no Médio-Parnaíba piauiense, em 18 de abril de 1936, era filho do ex-prefeito Hermes Teixeira Nunes e de sua primeira esposa, Maria Dolores Neiva, ambos oriundos de tradicionais famílias daquela região.

Foi na cidade natal que iniciou seus estudos, mais tarde continuando na cidade de Teresina, capital do Estado, onde fixou residência e veio a bacharelar-se em Direito, na Universidade Federal do Piauí. Desde então tornou-se advogado com inscrição na seccional piauiense da Ordem dos Advogados do Brasil.

Militante político desde a adolescência, candidatou-se a prefeito municipal de Regeneração, pela primeira vez no pleito travado em 15 de novembro de 1966, pelas mãos do então prefeito e ex-deputado estadual, seu tio Gonçalo Teixeira Nunes, chefe político daquela cidade. Eleito, assume os destinos da sua terra com 30 anos de idade, realizando profícua gestão administrativa. Aquela eleição transcorreu na mais perfeita normalidade, porque foi a primeira de três realizadas sem disputa, em face de acordo político realizado com a família Moreira, também com longa tradição política naquela terra. Desde a primeira eleição realizada depois da redemocratização do País, Nunes e Moreira, vinham travando uma disputa política que os revezava no poder.

Transcorrido esse mandato, a partir de 1970, Augusto Nunes retorna à cidade de Teresina, onde enceta estudos, inclusive é desse tempo sua formação jurídica na UFPI. Emprega-se como assistente jurídico na Empresa de Turismo do Piauí S. A. (PIEMTUR). Também, exerceu os cargos de diretor administrativo do Instituto de Assistência Médico-Hospitalar do Piauí, diretor administrativo da Fundação de Saúde do Estado do Piauí (FUSEPI) e chefe de gabinete da Secretaria Estadual de Educação, na gestão de seu amigo e correligionário, Átila Lira. Em seu curriculum consta também ter sido Secretário de Estado (substituto) do Trabalho e Promoção Social.

Em face de nova conjuntura política na cidade de Regeneração, o advogado Augusto Nunes volta a enfrentar as urnas em renhido pleito travado em 15 de novembro de 1982, desta feita atendendo a pedido de seu amigo e médico Edvar Cavalcante de Oliveira, que abria trincheira nova, fundando novo grupo político naquela cidade. A eleição de Augusto Nunes, consolidou esse novo grupo político e que desde então passou a ter forte atuação no Município. No plano administrativo, realizou a melhor gestão, com a realização de grandes obras, a exemplo de abertura e conservação de estradas vicinais, pavimentação poliédrica e asfáltica da cidade, construção de escolas, creches, ginásios esportivos, praça e terminal rodoviário; recuperação de muitas outras já existentes, assistência à saúde, educação e fomento à agricultura, entre tantas outras realizações administrativas.

 Depois dessa excelente gestão administrativa, o advogado Augusto Nunes ainda tentou retornar ao comando político de Regeneração, nas eleições de 1992, sempre contando com o apoio de seu fiel amigo, Edvar Cavalcante. Contudo, em face de divisões internas em seu grupo político, não logrou êxito nesse retorno. Porém, permaneceu como liderança auxiliando na gestão de seu primo Alfredo Nunes e, mais tarde, na de Eduardo Carvalho, que também ajudou a eleger.

Foi casado com a oeirense Luzia Áurea Ferreira Nunes, de quem ficou viúvo. Desse consórcio teve cinco filhos, inclusive o advogado Carlos Augusto Teixeira Nunes, que tem participado ativamente da política e de gestões administrativas em Regeneração.

Augusto Nunes, faleceu na cidade de Teresina, em 23 de março  de 2020, com 84 anos de idade, vítima de parada cardiorrespiratória, sendo o corpo sepultado no cemitério Jardim da Ressureição, em Teresina.

Com essas notas prestamos justa homenagem à sua memória, exaltando as suas qualidades de homem público impoluto e de austero administrador da cousa pública. Na qualidade de regenerense afetivo e de seu cunhado, damos o testemunho da admiração da família e da cidade por sua exemplar trajetória de vida, deixando um legado de obras, de trabalho e de amizades, além de uma legião de admiradores. Que sua alma, transpondo os umbrais do mundo possa levitar na eternidade contemplando os mistérios inconcebíveis com a leveza do dever cumprido! É a homenagem que prestamos à sua memória na passagem desse primeiro ano de seu encontro com o Senhor.

____________________

* REGINALDO MIRANDA, advogado e escritor, membro da Academia Piauiense de Letras, do Instituto Histórico e Geográfico do Piauí e do Tribunal de Ética e Disciplina da OAB-PI. E-mail: [email protected]