Assis Brasil lança duas obras no SALIPI

Patrícia Andrade
Editora do Galeria

O autor piauiense Assis
Brasil irá lançar mais
duas obras durante a sétima edição do Salipi (Salão do Livro do Piauí). O evento que fará sua abertura na próxima segunda-feira (8) segue por toda semana com a realização de palestras, fóruns temáticos, feira de livros e apresentações culturais.


Os dois livros que serão lançados por Assis Brasil serão: "Nemo, o peixinho filósofo" e "Um poeta chamado Grilo" e integram a série de mais de 40 obras voltadas ao público infanto-juvenil. No entanto, o próprio autor faz questão de dizer que os livros estão indicados "para leitores de todas as faixas etárias".


Os dois volumes foram escritos por Assis Brasil em Tere-sina nessa nova fase de sua vida. Ambos têm o mesmo propósito: passar conhecimentos e divertimentos para crianças, jovens e adultos.


E como parte da literatura infanto-juvenil de Assis Brasil é dedicada aos bichos, com destaque para a sabedoria instintiva e inocente das pequenas criaturas, em "Nemo, o peixinho filósofo" e "Um poeta chamado Grilo" não faz diferente. O primeiro surgiu na imaginação do escritor há muitos anos atrás, ainda no Rio de Janeiro, durante um jantar com o amigo e escritor Fausto Cunha no qual passou a observar um aquário em que dois peixinhos pareciam observar os escritores.


A narrativa apresenta um enredo empolgante, cheio de peripécias e suspenses com informações originais sobre a natureza dos bichos e do comportamento humano. O mesmo acontece com o segundo livro, apenas adiantando que o "grilo" da história é de fato um poeta, músico e que conhece a literatura piauiense e sabe declamar poesias.


Os dois livros serão lançados pela editora Livraria Nova Aliança. Os jovens piauienses Ângela Rêgo e Francisco Ildenê assinam as ilustrações dos dois livros. Para os editores Dílson Lages e Leonardo Dias o que mais encanta na literatura infanto-juvenil de Assis Brasil é a forma com que ele faz as analogias com os bichos destacando valores humanos e disseminando virtudes.


O cronista, romancista e crítico literário, Assis Brasil, deixou o Rio de Janeiro e trouxe para Teresina no ano passado toda a sua biblioteca pessoal O acervo com mais de 11 mil volumes será a marca da Casa Cultural Assis Brasil, espaço que será um ponto de referência para estudantes, professores e toda a comunidade pelas atividades que serão realizadas. A inauguração do novo espaço tem previsão para o segundo semestre desse ano.

 Fonte: Diário do Povo, Teresina-PI. 6.06.2008,