Diego Mendes Sousa é autor de poemas de forte carga metafísica
Diego Mendes Sousa é autor de poemas de forte carga metafísica

Da  redação de Entretextos

“Velas Náufragas”. De autoria do poeta Diego Mendes Sousa, esse é o título da obra que motivará o diálogo de vozes do 5º Círculo Literário Virtual de Entretextos, que acontece em 08.08. às 16h de Brasília-DF, pelo Zoom.

Diego Mendes Sousa publicou os seguintes livros:Divagações (2006), Metafísica do encanto (2008), 50 poemas escolhidos pelo autor (2010), Fogo de alabastro (2011), Candelabro de álamo (2012), Gravidade das xananas (2019), Tinteiros da casa e do coração desertos (2019), O viajor de Altaíba (2019), Velas náufragas (2019) e Fanais dos verdes luzeiros (2019).

O panorama das obras individuais do poeta Diego Mendes Sousa será realizado pelo poeta, romancista, contista  e ensaísta João Carlos de Carvalho. Natural do Rio de Janeiro, João Carlos é autor dos livros Contos em construção (2000), Poemas sobreviventes (2002), Amazônia revisitada: de Carvajal a Márcio Souza (2005), A lâmina do risco e do reconhecimento: ensaios teórico-críticos (2017), Na pálida gestação da noite (2019) e Entrevozes do tempo (Penalux, 2020, curadoria de Diego Mendes Sousa). Atualmente, reside no Estado do Acre, onde é Professor Titular da Universidade Federal do Acre (UFAC), no Campus Floresta, na cidade de Cruzeiro do Sul.

Em seguida, os escritores Luiz Ayrton Santos Júnior, Francisco Carlos Pontes, Dílson Lages e o fotógrafo Jairo Leocádio, apreciadores de poesia, farão a leitura do poema predileto deles na obra, sob o prima do encantamento, justificando as imagens, associações e afins que contagiam a subjetividade de leitura de cada um.

Findadas as exposições, os demais membros do encontro podem interagir comentando poemas ou realizando perguntas ao autor.

Para participar, é necessário baixar o Zoom no pc, celular ou táblet e acessar os links dos 2 blocos da reunião nessa ordem:

BLOCO 1: 16H

https://us04web.zoom.us/j/73753618191?pwd=S0JKZDVubUQ1TTd0QjNMQTlncEw5Zz09

Sala: 737 5361 8191

Senha: awp5dZ

BLOCO 2: 16:45

https://us04web.zoom.us/j/79617762434?pwd=c1BEWG1zQ1k2ejU5cXBHM0UwdEhNZz09

Sala: 796 1776 2434

Senha: g7h69e

 

SOBRE DIEGO MENDES SOUSA

Diego Mendes Sousa nasceu na Parnaíba, no litoral do Piauí, em 15 de julho de 1989. Poeta em tempo integral e Indigenista Especializado com atuação no Vale do Juruá (Acre), fronteira com o Peru. Funcionário Público Federal e Jornalista. Mestrando em Ciências Ambientais pela Universidade Federal do Acre (UFAC) e Pós-graduado em Direito Público pela Pontíficia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MINAS).

Diego Mendes Sousa foi convidado de honra da I Bienal Internacional de Poesia (2008), ocorrida em Brasília-DF, onde está inscrito no livro Poemário,  ao lado de Thiago de Mello, Affonso Romano de Sant’Anna, Antonio Carlos Secchin, Reynaldo Jardim, dentre outros.

Vencedor de prêmios valiosos como:

Prêmio Olegário Mariano (UBE-RJ, 2009), por melhor livro do ano.

Prêmio Castro Alves (UBE-RJ, 2013), pelo conjunto da obra.

Prêmio João do Rio da Academia Carioca de Letras (ACL, 2016).

Prêmio Mário Faustino (UBE-RJ, 2019), por melhor livro do ano para a obra Velas Náufragas.

Membro titular correspondente da Academia Carioca de Letras (ACL), bem como da União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro (UBE-RJ).

Membro efetivo da Associação Nacional de Escritores (ANE) e do PEN Clube do Brasil (Rio de Janeiro). Membro titular da Academia Piauiense de Poesia.

Membro da Academia Parnaibana de Letras (APAL).

Como Advogado e Jurisconsulto, pertence à Academia Brasileira de Direito e é sócio correspondente da Academia Cearense de Direito.

Seus poemas foram traduzidos para o francês, o inglês, o espanhol e o grego.

Sua fortuna crítica contém o aplauso dos mais importantes escritores brasileiros como Nélida Piñon, Lêdo Ivo, Carlos Nejar, Astrid Cabral, Álvaro Alves de Faria, Maria Carpi, Luiz de Miranda, O.G. Rego de Carvalho, Ivan Junqueira, Mirian de Carvalho, Luiz Otávio Oliani, Francisco Marcelo Cabral, Anderson Braga Horta, Stella Leonardos, Antônio Miranda, Cláudio Murilo Leal, Maria de Lourdes Hortas, Ives Gandra da Silva Martins, Fabio de Sousa Coutinho, Márcio Catunda, Darcy França Denófrio, Olga Savary, Alexandra Vieira de Almeida, Carolina Ramos, Raquel Naveira, Alcenor Candeira Filho, Ricardo Cravo Albin, Benjamim Santos, Everaldo Moreira Véras, Lourdes Sarmento, José Santiago Naud, dentre outros notáveis.

Diego Mendes Sousa é casado há 10 anos, com a sua Musa eterna, Altair Marinho, igualmente Advogada e Professora do Curso de Bacharelado em Direito da Universidade Federal do Acre, no Campus Floresta, na cidade de Cruzeiro do Sul.

Em seu torrão natal, Diego Mendes Sousa fundou o Jornal O Bembém, com Benjamim Santos e Tarciso Prado.

Ao lado de Dora Rodrigues e Chico Rasta, idealizou também o portal de notícias Proparnaiba.com, onde mantém o seu Blog de Artes.

Escreve ainda, Contos, Crônicas, Memórias e Ensaios. É Crítico Literário, além de Artista Plástico.

SAIBA MAIS SOBRE A OBRA DE DIEGO MENDES SOUSA

#Literaturahoje: A poesia de Diego Mendes Sousa

#Diego Mendes  segundo José Fausto Toloy

#Diego Mendes Sousa segundo Antonio Torres