Aconteceu no IX Encontro Verde das Américas (Brasília, 15 a 17.9.2009)

Continuando a informação transmitida na minha dica anterior ("Estórias anônimas na Internet"), o nobre deputado Sarney Filho transcreveu em seu portal - www.sarneyfilho.com - notícia elaborada pela Assessoria de Imprensa do IX Greenmeeting ou IX Encontro Verde das Américas:

"MV BILL ganha Prêmio Verde das Américas
14/09/2009

 

Um dos homenageados com o Prêmio Verde das Américas, do 9º Encontro Verde das Américas- Greenmeeting, que começa amanhã (15.09), em Brasília, no Museu Nacional da República, às 9 horas, será o escritor e cantor de rap brasileiro, MV Bill. O artista está entre os premiados deste ano pelo trabalho que desenvolve com jovens carentes no Rio de Janeiro. Recentemente, o artista participou, a convite das Forças Armadas, de uma viagem ao Haiti, onde as tropas brasileiras atuam na missão de paz da ONU.

            O Greenmeeting, que conta com a apoio da ONU e da OEA, tem o objetivo de reunir lideranças nacionais e internacionais das áreas de meio ambiente e de desenvolvimento sustentável, com o objetivo de discutir soluções sustentáveis para os problemas sócio-ambientais das Américas e do mundo. O evento também conta com o apoio da Frente Ambientalista e da Comissão do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara.

            Entre os ganhadores do Prêmio Verde de 2009, o escritor e poeta amazonense, Thiago de Mello, o presidente da Fundação Biodiversas, de Belo Horizonte, Cástor Cartelle Guerra e a arquiteta  Maria Elisa Costa, filha do urbanista Lúcio Costa. (veja abaixo a lista completa).

 

MV Bill

Este ano, MV Bill foi agraciado com o Prêmio Nick, na categoria Mais Ação, Mais Movimento, uma homenagem do Canal Nicklodeon,  que destaca a cada ano uma celebridade nacional por seu trabalho relevante para as crianças brasileiras. Nascido na Cidade de Deus,Rio de Janeiro, o músico participou da coletânea Tiro Inicial , que revelou novos talentos do rap brasileiro tais como Gabriel, o Pensador, em 1993, ainda como integrante de um grupo. Antes de se decidir pelo rap, Bill chegou a cantar um samba-enredo composto por seu pai na quadra de uma escola de samba. Mais tarde, adotou a alcunha de MV (Mensageiro da Verdade) Bill. (Bill é um apelido de infância, referência a ”Rato Bill” – desenho de um rato que vinha em figurinhas de chiclete durante a Copa do Mundo de 82).

          

Cástor Cartelle Guerra

Nascido na Galícia, Espanha, veio para o Brasil ainda jovem e tornou-se cidadão brasileiro. Licenciado em letras clássicas, filosofia e ciências naturais, é mestre em geociências e doutor em ciências, tendo dedicado uma parte significativa de sua vida ao ensino e à pesquisa paleontológica. É professor na UFMG e, além de grande número de palestras e cursos em diversas universidades e colégios, tem-se empenhado no trabalho de defesa do meio ambiente como membro do conselho estadual do meio ambiente do estado de Minas Gerais.É Presidente da fundação Biodiversitas e membro do conselho da fundação zoobotânica de Belo Horizonte.

 

Thiago de Mello

 

Natural de Barreirinha no Estado do Amazonas, é um dos poetas mais influentes e respeitados no pais, reconhecido como um ícone da literatura regional. Tem obras traduzidas para mais de trinta idiomas. Preso durante a ditadura, exilou-se no Chile, encontrando em Pablo Neruda um amigo e colaborador. Um traduziu a obra do outro e Neruda escreveu ensaios sobre o amigo. No exílio, morou na Argentina, Chile, Portugal, França, Alemanha. Com o fim do regime militar, voltou a sua cidade natal, Barreirinha, onde vive até hoje. Seu poema mais conhecido é Os Estatutos do Homem, onde o poeta chama a atenção do leitor para os valores simples da natureza humana.

 

Mercedes Bustamante.

 

            Chilena de nascimento e criada no Rio de Janeiro, é em Brasília que a bióloga Mercedes Bustamante exerce a docência universitária. Professora da Universidade de Brasília (UnB), com doutorado em Geobotânica na Universitat Trier (Alemanha), é uma das cientistas que mais têm pesquisas sobre o Cerrado. No currículo, são 27 artigos publicados e seis capítulos de livros. Já orientou diversas  teses de doutorado e dissertações de mestrado. Em 2007, recebeu do Prêmio Cláudia, em São Paulo, o título Mulher do Ano na categoria Ciências pelos estudos sobre o bioma que ocupa 22% do Brasil, predominantemente no centro do País.

 

Carlos Fernando de Moura Delphim.   

 

 É Engenheiro-Arquiteto e estudou paisagismo e urbanismo pela UFMG e trabalha hoje com projetos e planejamento para manejo e preservação de sítios de valor paisagístico, histórico, natural, paleontológico e arqueológico. Paisagista favorito de Oscar Niemeyer, já fez para ele vários projetos como o do Memorial da América Latina, em São Paulo, do Superior Tribunal de Justiça, em Brasília, e da Universidade Norte Fluminense. Suas pegadas estão hoje espalhadas por muitas regiões e cidades brasileiras. Elas podem ser encontradas em seus projetos, como o da restauração do Jardim Botânico do Rio bem como em Osaka no Japão.

 

Maria Elisa Costa.

É filha de um dos maiores urbanistas do País (Lucio Costa), Maria Elisa Costa seguiu o mesmo caminho do pai e formou-se em arquitetura na Faculdade Nacional de Arquitetura da Universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. Atualmente, coordena o acervo da Casa de Lucio Costa no Rio de Janeiro e, recentemente, deixou o cargo de Presidente do IPHAN, o qual ocupava desde 2003. Destacam-se na sua produção profissional o desenvolvimento de projetos para a Universidade Regional do Cariri – Urca, Crato/CE, em parceria com Marcelo Suzuki, e o estudo para revitalização dos setores comercial, hoteleiro e de diversões sul de Brasília.

Assessoria de Imprensa do 9º Encontro Verde das Américas – 9978-9815

Local Museu Nacional da República- Esplanada dos Ministérios

Abertura – Dia 15 de setembro  às 9 horas

Dias 15, 16 e 17 de setembro

 

Fonte: Assessoria de Imprensa do 9º Encontro Verde das Américas".

(http://www.sarneyfilho.com/aplicacoes/Noticia/index.cfm?fuseaction=Noticia.MostrarDetalheNoticia&IdNoticia=9206)