[Flávio Bittencourt]

A terceira explosão na usina nuclear de Fukushima

Pânico em Tóquio fez com que alguns moradores abandonassem a capital japonesa ou estocassem mantimentos.

 

 

 

  

 

 

 

 福島県

O MUITO DIGNO NOME PRÓPRIO

FUKUSHIMA,

EM CARACTERES JAPONESES

 

 

 

 

A SEGUIR, DIGNÍSSIMOS JOVENS

DAQUELA REGIÃO (FOTOS):

 

[LEGENDAS DAS FOTOS,

RESPECTIVAMENTE]

月21日 名護市からお越しのお客様です。

Os convidados de Nago 21.


8月18日 浦添市からお越しのお客様です。

Os convidados Urasoe de 18 de agosto.



8月16日 那覇市からお越しのお客様です。


Os convidados da cidade de Naha em 16 de agosto.




8月13日 富山県からお越しのお客様です。

Os convidados da Prefeitura de Toyama em 13 de agosto.


8月12日 琉球大学野球部の仲間達

O pessoal de beisebol do Ryukyus, 12 de agosto



8月11日 琉球大学からお越しのお客様です。



Os convidados da Universidade do Ryukyus em 11 de agosto.




8月8日 福島県からお越しのお客様です。


Os convidados da Prefeitura de Fukushima em 08 de agosto.




8月5日 金武町からお越しのお客様です。



Os parentes dos convidados da cidade em 05 de agosto.




8月1日 読谷村からお越しのお客様です。



Os convidados de 01 de agosto Yomitan.
 

 

名護市からお越しのお客様


 

浦添市からお越しのお客様


 

那覇市からお越しのお客様


 

富山県からお越しのお客様


 

琉球大学野球部


 

琉球大学生


 

福島県からお越しのお客様


 

 

金武町からお越しのお客様

 

 

 

(http://seiki0909.ti-da.net/e2469158.html)
MAHATMA GANDHI - PÉROLAS DE UM SÁBIO

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MAHATMA GANDHI (Mohandas Karamchand Gandhi) - Líder pacifista indiano - 1869-1948

 

"Segunda-feira, 31 de maio de 2010

 

 
 
(...) ♥Ainda que sejam queimadas ou destruídas todas as obras sacras da Humanidade, se salvar o Sermão da Montanha, nada se terá perdido.
♥Anelai sempre perfeita harmonia entre pensamento, palavra e ação. Almejai sempre purificar vossos pensamentos e tudo irá bem. Nada há de mais potente que o pensamento. A ação segue a palavra; esta, ao pensamento. O mundo é o resultado de um poderoso pensamento e onde este é poderoso e puro, também poderoso e puro é o resultado.
♥Como a abelha que colhe o mel de diversas flores, a pessoa sábia aceita a essência das diversas escrituras e vê somente o bem em todas as religiões. (...)".

 

 

 

 

 

 

"FUKUSHIMA FICA A APENAS 250 KM DA CAPITAL JAPONESA, TÓQUIO"

(Coluna "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

"(...) Segundo Yukio Edano, a explosão ocorrida sábado no nível do reator número 1, da mesma usina nuclear [A DE FUKUSHIMA], a 250 km de Tóquio, também pode ter sido causada por um acúmulo de hidrogênio na parte superior do prédio onde fica o reator. E garantiu que já estão sendo tomadas todas as providências para evitar uma segunda explosão. (...)".
 

(NOTÍCIA DE ONTEM, SEGUNDA-FEIRA, 14.3.2011, DIVULGADA ANTES DA SEGUNDA EXPLOSÃO, SENDO QUE A TERCEIRA EXPLOSÃO JÁ ACONTECEU, INFELIZMENTE)

 

 

 

 

 

15.3.2011 - Pânico em Tóquio fez com que alguns moradores abandonassem a capital japonesa ou estocassem mantimentos - Desgraçadamente, houve uma terceira explosão na usina nuclear de Fukushima, que fica a 250 (ou 240, de acordo com outra notícia) km da Capital Japonesa. F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

PORTAL UOL - Notícias

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

15/03/2011 - 02h12 / Atualizada 15/03/2011 - 02h30

"Temor de contaminação por radiação espalha pânico em Tóquio

Do UOL Notícias*
Em São Paulo

O temor de um aumento dos níveis de radiação após a terceira explosão em um reator na usina nuclear de Fukushima deixou moradores em pânico em Tóquio, capital japonesa, nesta terça-feira (15), fazendo com que alguns deles abandonassem a cidade ou estocassem mantimentos.

Diversas embaixadas aconselharam seus cidadãos a não visitarem o Japão e a deixarem o país o mais rápido possível caso ainda estejam por lá, além de orientar os funcionários diplomáticos a saírem das áreas afetadas.

 

Ameaça de contaminação nuclear após terremoto no Japão

  
 
Técnico em equipamentos de proteção vigia a entrada de uma instalação improvisada para isolar pessoas com altos níveis de radiação, em Nihonmatsu, norte do Japão. Na placa, o aviso: "Proibida a entrada, exceto para aqueles com permissão" Mais Yuriko Nakao/ Reuters

 

 

O pânico se espalhou de tal maneira que na Don Quixote, uma loja de departamento popular na capital japonesa, os rádios, lanternas, velas, galões de combustível e sacos de dormir estavam esgotados, de acordo com informações da agência de notícias Reuters.

Alguns jornalistas estrangeiras que estavam na região de Sendai, uma das cidades mais atingidas pelo tsunami que se formou após o terremoto de 9 pontos na escala Richter, foram retirados do local – que também fica perto da usina nuclear de Fukushima.

A agência japonesa Kyodo, porém, disse que os níveis de radiação detectados em Tóquio estavam 40 vezes acima dos níveis normais -apesar de chamar a atenção, a radioatividade não é necessária para causar problemas à saúde de seres humanos.

  • Arte UOL

Ainda assim, o pânico entre os moradores não pôde ser evitado. Uma das razões são os ventos que começaram a soprar em Fukushima na direção sudoeste, que inclui Tóquio em sua rota.

Níveis de radiação

Autoridades japonesas alertaram nesta terça-feira (hora local) sobre os riscos de um vazamento radioativo após uma nova explosão atingir o reator número 2 da usina nuclear de Fukushima 1 (240 km ao norte de Tóquio) por volta de 18h desta segunda-feira (horário de Brasília – 6h de terça no horário japonês), informou a agência de segurança nuclear do Japão.

Em pronunciamento nacional, o primeiro-ministro Naoto Kan disse que houve um vazamento radioativo e que “os níveis (de radiação) estão muito altos e há um grande risco de mais radiação vazar dos reatores”. Kan pediu ainda para que os moradores que vivem num raio de até 30 km da usina nuclear de Fukushima permaneçam em suas casas para evitara a contaminação por radiação.

Japão registra segunda explosão em reator

Esta é a terceira explosão desde que a usina foi afetada pelo terremoto, seguido por um tsunami, que atingiu a costa japonesa na última sexta-feira (11). As outras duas explosões aconteceram no sábado e no domingo (hora de Brasília).

O chefe de gabinete Yukio Edano disse que um incêndio havia atingido um quarto reator no complexo e que mais radiação havia vazado. “Agora estamos falando de níveis que podem causar males à saúde humana. Essas leituras foram registradas próximas ao complexo (de usinas). Mais longe, os níveis devem ser menores”, ele disse. O incêndio já foi controlado, segundo informações de veículos de comunicação locais.

2.414 mortos confirmados

O número de mortos no terremoto, seguido por um tsunami, que atingiu o Japão na última sexta-feira (11) subiu para 2.414, informou a polícia local. A maioria das mortes foi registrada na província de Miyagi, onde 1.254 mortes foram confirmadas oficialmente. O número de pessoas oficialmente desaparecidas é de 3.118, mas autoridades estimam que pelo menos 15 mil pessoas ainda estejam desaparecidas.

Na cidade costeira de Onagawa, onde moram cerca de 10 mil pessoas, pelo menos 5.000 estão desabrigadas e foram levadas para 16 abrigos públicos. A prefeitura do município afirmou que não sabe do paradeiro das outras 5.000 pessoas que vivem na cidade.
Japão registra segunda explosão em reator

Em Minamisanriku, onde a maioria dos prédios foi levada pelo tsunami, a prefeitura informou que cerca de 1.000 corpos foram encontrados e aproximadamente 10 mil continuam desaparecidas --mais da metade da população do município, informa a rede de televisão.

A prefeitura de Iwate confirmou a morte de 627 pessoas. Já a administração de Fukushima afirmou que morreram 431 munícipes.

*Com agências internacionais".

(http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/internacional/2011/03/15/temor-de-contaminacao-por-radiacao-espalha-panico-em-toquio.jhtm)

 

   

 

 

===

 

 

 

"Fukushima

Província de Fukushima
(福島県)
Mapa
Mapa do Japão com Fukushima destacado
Informação
Capital Fukushima
Região Tohoku
Ilha Honshu
Área 13782,54 km² (3.º)
 - % água 0,9%
População (1 de Janeiro de 2003)
 
 - Total 2 119 218 (17.º)
 - Densidade populacional 154 hab/km²
Distritos 14
Municípios 90
ISO 3166-2 JP-07
Website http://www.pref.fukushima.jp/index_e.html
Símbolos
Flor Rhododendron brachycarpum
Árvore Olmo cinzento
(Zelkova serrata)
Ave Papa-moscas
(Ficedula narcissina)

Fukushima (japonês: 福島県; Fukushima-ken) é uma província do Japão localizada na região de Tohoku, na ilha de Honshu. A capital é Fukushima.

Índice

História

 
Castelo em Aizuwakamatsu

A província de Fukushima pertencia à província histórica de Mutsu. Esta região do Japão é também conhecida como Michinoku ou Ōshū.

Acredita-se que os primeiros habitantes de Fukushima tenham se estabelecido há mais de 100 mil anos, embora as evidencias mais concretas surjam apenas a partir de 10 mil anos atrás.

A região começou a ganhar importância nos séculos IX a XII como um dos centros da cultura budista. Vários templos de Fukushima foram erguidos nesta época. No século XII, com o inicio do governo controlado pela casta dos guerreiros, estabeleceram-se às primeiras famílias (Ashina, Date e Soma) de guerreiros a controlar a região. Mas tal domínio durou pouco. A guerra civil que varreu o Japão nos séculos 15 e 16 mudou o panorama do poder e Fukushima ficou sob controle de vários lordes, até que, com a ascensão dos Tokugawa ao poder, a família do Xogum colocou dois de seus membros na região, especificamente em Aizu e Shirakawa, para controlar todo o nordeste do pais.

Em particular, a família Matsudaira do feudo de Aizu foi sempre um aliado do Xogum até a sua queda em 1868 por causa da Restauração Meiji, marcada por incontáveis tragédias, como a do Byakkotai, a Tropa do Tigre Branco. Depois desse período turbulento, o governo Meiji dividiu a região em três províncias (Fukushima, Wakamatsu e Iwasaki), que depois foram aglutinadas e deram origem à atual de Fukushima. Atualmente, a província possui uma economia em expansão, aliando a modernidade das duas industrias de ponta com a tradição da sua cultura.

Geografia

A província de Fukushima é a que se situa mais a sul, na região de Tohoku, e a que mais perto está de Tóquio. Está dividida por cordilheiras de montanhas em três regiões designadas (de Oeste para Este): Aizu, Nakadori, e Hamadori. A zona costeira de Hamadori, junto ao Oceano Pacífico é a região mais plana e temperada, enquanto que Nakadori é o seu centro agrícola, onde se situa a capital, Fukushima; finalmente, Aizu é montanhosa, com vários lagos e invernos rigorosos.

Cidades

Distritos

Fusões

Fusão de Tamura

A 1 de Março de 2005 as cidades de Funehiki, Ogoe, Takine, e Tokiwa, bem como a aldeia de Miyakoji, todas do distrito de Tamura, foram unidas, de forma a criar a cidade de Tamura.

Expansão de Aizuwakamatsu

A 1 de Novembro de 2004 a antiga aldeia de Kitaaizu do antigo distrito de Kitaaizu (dissolvido por esta fusão) fundiu-se na cidade expandida de Aizuwakamatsu.

Economia

A região costeira é, tradicionalmente, especializada na pesca e tem uma importância relevante na produção de energia eléctrica, particularmente através das suas centrais nucleares. As regiões mais altas baseiam a economia na agricultura. A capital da região é particularmente vocacionada para a produção de software e dispositivos electrónicos.

Demografia

[A LACUNA JÁ ESTAVA NO ORIGINAL, consulta em 15.3.2011]

Cultura

Na guerra civil japonesa ocorrida no final do séc XIX, foram criadas em Fukushima varias divisões de guerreiros, quatro delas adotando o nome dos deuses Seiryu, Suzaku, Byakko e Genbu.

Justamente o Byakko-tai, ou “grupo Byakko” tinha como integrantes jovens com idade entre 16 e 17 anos.

Em determinado momento da guerra o Byakko-tai partiu para a batalha em defesa do castelo de Fukushima (Tsuruga-jo). Mesmo lutando bravamente, não tinham muita experiência e foram forçados a refugiarem-se numa montanha de onde os membros que se salvaram avistaram muita fumaça próximo ao Castelo e concluíram precipitadamente que o exército de Fukushima havia sido derrotado e que o Castelo fora incendiado. Escolheram então a morte pelas próprias mãos a serem capturados pelo inimigo.

Apesar de ter um final trágico, a história do Byakko-tai é sempre lembrada com muito orgulho pela bravura e dedicação destes jovens guerreiros.

Turismo

Símbolos provinciais

Conta uma lenda antiga que uma ogre, de nome Adachigahara terá deambulado pela planície que depois recebeu o seu nome. Essa planície fica junto à cidade de Fukushima.

Tópicos diversos

Ligações externas


 

Província de Fukushima
Cidades
Aizuwakamatsu | Fukushima (Capital) | Haramachi | Iwaki | Kitakata | Koriyama | Minamisoma | Nihonmatsu | Shirakawa | Soma | Sukagawa | Tamura
Distritos
Adachi | Date | Futaba | Higashishirakawa | Ishikawa | Iwase | Kawanuma | Kitaaizu | Minamiaizu | Nishishirakawa | Onuma | Souma | Tamura | Yama