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[Flávio Bittencourt]

A Phebo

Lendária marca paraense de sabonetes.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Estampa Eucalol Série 023 Estampa 2 Modas Reedição

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-438121176-estampa-eucalol-serie-023-estampa-2-modas-reedico-_JM)

 

 

 

 

 

 

"Criado pelos portugueses Mário Santiago e por seu primo Antonio como um sabonete transparente, escuro, à base de glicerina, para concorrer com o inglês Pear’s Soap, de grande aceitação na época. Chegaram a uma mistura que envolvia óleo de pau-rosa, da Amazônia, e mais 145 essências, incluindo sândalo, cravo-da-índia e canela de Madagascar. Deram-lhe o nome de Phebo, o mesmo do Deus do Sol da mitologia grega, que irradia calor e energia.  (,,,)"

 

(http://www.mofolandia.com.br/mofolandia_nova/cosmeticos_banho.htm)

 

 

 

 

 

 

Phebo: Sabonete Natural,

Youtube:

"Enviado em 15/08/2011

Comercial antigo Phebo."

 

 

 

 

 

"MULTINACIONAIS AJUDARAM A ENTERRAR O SABONETE EUCALOL

E SUAS ESTAMPAS MARAVILHOSAS, CARAMBA!

Por outro lado, em 1988, a Phebo foi vendida para o grupo internacional Procter & Gamble e, em 1998,

para a Sara Lee Household & Bodycare do Brasil.

Enquanto o Eucalol desapareceu,

o sabonete Phebo internacionalizou-se, gerando prole familiar:

as fragrâncias Patchouly, Naturelle e Amazonian.  Só não se sabe se isso

é bom também para este subdesenvolvido País..."

 

(Coluna "Recontando...")

 

 

 

 

 

"(...) Sabonete Eucalol 
Fabricante: Perfumaria Myrta

Derivado do eucalipto, o sabonete Eucalol era verde, o que gerava uma certa rejeição do público, acostumado a cores mais suaves, como branco e rosa. Para cair no gosto do povo – e das crianças, principalmente -, foi criado um concurso de poemas em 1928. Mas ainda assim as vendas não eram boas e a empresa resolveu lançar estampas diferenciadas nas embalagens. De 1930 a 1957, Santos Dumont, episódios nacionais, fauna e flora brasileiras e compositores célebres surgiam nas embalagens, totalizando 2,4 mil estampas, que eram utilizadas inclusive como material didático. Eucalol chegou até a patrocinar o programa “Balança mas não cai”, da Rádio Nacional, nos anos 50. Mas em 1957, para enfrentar a concorrência das multinacionais – Lever e Colgate-Palmolive – que chegavam ao Brasil, o fabricante Myrta decidiu tirar as estampas do mercado. O produto foi retirado do mercado em 1980, quando a empresa faliu. (...)"

(http://www.mofolandia.com.br/mofolandia_nova/cosmeticos_banho.htm)

 

 

 

 

 

 

 

(http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2011/09/28/estampas-eucalol/?topo=13,1,1,,,13)

 

 

 

 

 

 

"(...) Outras vezes nas asas o tomava    O mélico cantor — cisne sadino           E tanto o remontava           O épico Thomino        Que nos raios de Phebo, onde voava       A fronte lhe escaldava       A ver estranhos lares o levavam       O assombroso Elmiro, o sábio Oleno      E os rumos lhe ensinavam"

(BOCAGE,

"Bocage, sua vida e época literária",

http://archive.org/stream/bocagesuavidaee01bocagoog/bocagesuavidaee01bocagoog_djvu.txt)

 

 

 

 

 

 
"COSMÉTICOS CLÁSSICOS
 

Não é de hoje que tanto mulheres quanto homens utilizam-se de artimanhas para dar um toque diferente em sua aparência. Desde a antigüidade, os perfumes e cosméticos auxiliam ambos os sexos na arte de seduzir e de agradar. Nessa seção, iremos falar sobre alguns produtos clássicos que fizeram sucesso entre jovens de várias décadas.
Banho - anos 70
 
Avanço 
Fabricante: Gillette

Desodorante masculino de grande aceitação popular nos anos 70 e 80, Avanço possuía um perfume refrescante característico e marcante, com preço que cabia no orçamento da maioria. Desenvolvido para o homem jovem e dinâmico, Avanço tinha forte apelo de sedução. Tanto que, no final dos anos 90, como última tentativa de resgatar a marca, o ator Victor Fasano fez um comercial que marcou para sempre a imagem do antigo produto. Diante de uma legião de fãs, ele dizia: “com avanço, elas avançam”.
 
Banho - anos 60
 
Acqua Fresca
Sabonete Vale Quanto Pesa

O nome já dizia tudo, era um sabonete grande, bom e barato. Produto popular, fazia contraponto ao sabonete Lever, que era conhecido pelo perfume. Os anúncios da época ainda completavam: “com novo formato retangular, de preço mais econômico que o oval”. Esteve no mercado brasileiro até o início do anos 80.
 
Banho - anos 50
 
Acqua Fresca
Sabonete Lifebuoy
Fabricante: 
Lever

Uma das mais antigas marcas de sabonete no mundo, o Lifebuoy existiu (e existe em alguns países ainda) como um produto presente no mundo inteiro. Isso muito antes de se falar em globalização. O sabonete surgiu em 1894 na Inglaterra, mas o sabonete só chegaria às gôndolas brasileiras em meados dos anos 30. O fabricante garantia que o produto acabava com o mau Cheiro do Corpo, surgindo aí o termo cecê, nos anos 50.  Isso graças ao poder anti-séptico e bactericida do produto, enfatizado nas campanhas publicitárias do produto, especialmente nos países subdesenvolvidos.

 

 
Banho - anos 30
 
Acqua Fresca
Sabonetes Phebo
Fabricante: Perfumarias Phebo
Procter & Gamble
Sara Lee

Criado pelos portugueses Mário Santiago e por seu primo Antonio como um sabonete transparente, escuro, à base de glicerina, para concorrer com o inglês Pear’s Soap, de grande aceitação na época. Chegaram a uma mistura que envolvia óleo de pau-rosa, da Amazônia, e mais 145 essências, incluindo sândalo, cravo-da-índia e canela de Madagascar. Deram-lhe o nome de Phebo, o mesmo do Deus do Sol da mitologia grega, que irradia calor e energia. De Portugal, o produto viajava para o Rio e São Paulo e custava cinco vezes mais caro que os outros sabonetes vendidos no Brasil, o que dificultava as vendas. Só deslanchou mesmo quando a antiga loja de departamento Mappin encomendou várias dúzias do produto. A partir daí, a Perfumarias Phebo teve grande sucesso, com variações como colônia e desodorante e, além do tradicional Odor de Rosas, lançaram outras fragrâncias, como Patchouly, Naturelle e Amazonian. Tudo com a mesma base do original. Em 1988, a Phebo foi vendida para o grupo internacional Procter & Gamble e, em 1998, para a Sara Lee Household & Bodycare do Brasil. Atualmente, os sabonetes Phebo são produzidos em Belém do Pará, pela Casa Granado, para a atual proprietária da marca, que mantém o produto, tipografia e embalagem praticamente inalterados. mulheres dinâmicas.
 
Anos 20
 
Acqua Fresca
Sabonete Lux
Fabricante: Lever

Talvez o mais antigo sabonete ainda comercializado e sempre rejuvenescido, apesar da primeira fabricação datar de 1925. No Brasil, ele chegou em 1932, com o nome de Lever, o mesmo que o da empresa fabricante. A primeira representante da marca foi a atriz Claudette Colbert, que interpretou Cleópatra no cinema, em 1934. Com a contratação constante de jovens atrizes, o produto foi atualizando a imagem. O conceito de “sabonete das estrelas de cinema” veio da matriz da Lever, nos Estados Unidos, a partir da década de 50, e teve como garotas propagandas Lana Turner, Dorothy Lamour, Judy Garland,  Rita Hayworth, Elizabeth Taylor, Ava Gardner, Grace Kelly, Joan Crawford, Gina Lollobrigida e Kim Novak, entre outras. Por aqui, Tônia Carrero, no auge de sua beleza, em 1956, foi a única brasileira a protagonizar as campanhas de Lux na época. Em 1963, Lever virou Lux, com novo formato, fragrância e foram apresentadas as novas estrelas da marca, Jane Fonda e Ursula Andress, e, no País, Regina Duarte, que se consagrava como a “namoradinha do Brasil”. Nos anos 70, vieram Brigitte Bardot, Natalie Wood e Rachel. Welch. A atriz e cantora Cheryl Ladd (a Chris, de As Panteras) protagonizou os comerciais de Lux nos anos 80. Em meados dos anos 90, foi incorporada a linha Lux Skincare, de cuidados com a pele, oferecendo, além de limpeza e perfumação, também hidratação prolongada. No ano seguinte, criou-se o Lux Shower Gel, versões em sabonete líquido. Pela primeira vez no Brasil, em 2002, Lux apresentou um casal (os ataores Giovanna Antonelli e Murilo Benício, na época, casados) nos seus comerciais para o lançamento de Lux Glicerina. A partir daí, vieram o sabonete massageador Lux Firmassage, Lux Sedução do Chocolate e a versão étnica Lux Beleza Negra, entre outros, enfatizados pelas beldades nacionais Claudia Abreu, Malu Mader, Carolina Dickman e até a top model Giselle Bundchen."
Acqua Fresca
Sabonete Eucalol 
Fabricante: Perfumaria Myrta

Derivado do eucalipto, o sabonete Eucalol era verde, o que gerava uma certa rejeição do público, acostumado a cores mais suaves, como branco e rosa. Para cair no gosto do povo – e das crianças, principalmente -, foi criado um concurso de poemas em 1928. Mas ainda assim as vendas não eram boas e a empresa resolveu lançar estampas diferenciadas nas embalagens. De 1930 a 1957, Santos Dumont, episódios nacionais, fauna e flora brasileiras e compositores célebres surgiam nas embalagens, totalizando 2,4 mil estampas, que eram utilizadas inclusive como material didático. Eucalol chegou até a patrocinar o programa “Balança mas não cai”, da Rádio Nacional, nos anos 50. Mas em 1957, para enfrentar a concorrência das multinacionais – Lever e Colgate-Palmolive – que chegavam ao Brasil, o fabricante Myrta decidiu tirar as estampas do mercado. O produto foi retirado do mercado em 1980, quando a empresa faliu. 

(http://www.mofolandia.com.br/mofolandia_nova/cosmeticos_banho.htm)

 

 

 

 

 

 

 

(http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2011/09/28/estampas-eucalol/?topo=13,1,1,,,13)

 

 

 

 

 

 

 

                            Homenageando o povo do estado do Pará e

                            o povo do Rio Grande do Sul - e para e estudante universitário 

                            Matheus Rafael Raschen (20 ANOS, VÍTIMA DA TRAGÉDIA DO RS,

                            há poucas horas infaustamente falecido)

 

 

(http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2011/09/28/estampas-eucalol/?topo=13,1,1,,,13)

 

 

 

 

 

 

 

1.2.2013 - Lendária marca paraense - Phebo.  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

"Phebo

  

Phebo
Slogan O bem estar fica.
Tipo Limpeza e higiene
Sede BelémPará Brasil
Áreas servidas Brasil
+ 8 países.
Fundador Antônio Lourenço da Silva
Mário Santiago
Proprietário Granado Laboratórios
Empregados 900 (2 fábricas)
Produtos Sabonete e água de colônia
Página oficial Página oficial
 
Phebo
Slogan O bem estar fica.
Tipo Limpeza e higiene
Sede BelémPará Brasil
Áreas servidas Brasil
+ 8 países.
Fundador Antônio Lourenço da Silva
Mário Santiago
Proprietário Granado Laboratórios
Empregados 900 (2 fábricas)
Produtos Sabonete e água de colônia
Página oficial Página oficial

 

Phebo é uma tradicional marca brasileira de sabonetes, criada em 1930 por Mario Santiago e Antônio Lourenço da Silva, seu primo. São sabonetes de glicerina escuros, ovais, de odor característico.[1]

O sabonete, lançado no mercado com o slogan "sabonete de charme inglês", foi batizado de Phebo devido ao epíteto do Deus Apolo, da mitologia grega (Phoíbos significa brilhante em grego) Mais tarde, o nome foi adotado como nome da empresa.[2]

[editar]Slogans

  • O bem estar fica.
  • O único grande prazer desta vida, com preço de sabonete.

Referências

  1.  Mofolândia. COSMÉTICOS CLÁSSICOS. Acesso em 30 de maio de 2009.
  2.  BRANDÃO, Junito de Souza. Mitologia Grega Vol.II. 18ºed - Petrópolis, RJ: Ed. Vozes, 2009. Pg 86

[editar]Ligações externas

 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Phebo)

 

 

 

 

 

 

 

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(http://wp.clicrbs.com.br/almanaquegaucho/2011/09/28/estampas-eucalol/?topo=13,1,1,,,13)

 

 

 

 

 

 

(http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-457743982-ubirajara-lendas-brasil-estampas-eucalol-serie-completa-12-_JM)

 

 

 

 

 

 

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(http://coisasmaisnovasqueoscarniemyer.tumblr.com/post/36230344622/sabonete-phebo-1930)