[Flávio Bittencourt]
A mais longa telenovela brasileira
A extinta TV Excelsior, de São Paulo, de maio de 66 a maio de 68 exibiu Redenção, novela de 596 capítulos cujo elenco o grande ator e dramaturgo Procópio Ferreira, já idoso, integrou.
===
AJUDE AS VÍTIMAS DAS ENCHENTES RECENTEMENTE ACONTECIDAS
NO INTERIOR DO ESTADO DO RIO, BRASIL (doações de dinheiro,
doação de sangue):
http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/doacoes-as-vitimas-das-enchentes,236,5430.html
DOAÇÃO DE REMÉDIOS DENTRO DO PRAZO DE VALIDADE, VESTIMENTAS, CALÇADOS, ÁGUA MINERAL, ALIMENTOS NÃO-PERECÍVEIS, COBERTORES, TOALHAS, ESCOVAS DE DENTE, TUBOS DE PASTA DE DENTE, ROLOS DE FIO E FITA DENTAL, ROLOS DE PAPEL HIGIÊNICO, ABSORVENTES HIGIÊNICOS, SABONETES, BALDES E BACIAS, BARRAS DE SABÃO DE CÔCO, CAIXAS DE SABÃO EM PÓ, DETERGENTES BIODEGRADÁVEIS, PANOS DE CHÃO, TRAVESSEIROS, FRONHAS, LENÇÓIS, AGASALHOS, GIBIS E BRINQUEDOS PARA AS CRIANÇAS ETC.:
http://projetoenchentes.radioramabrasil.com/2011/01/onde-doar-para-vitimas-das-enchentes-do-rio-de-janeiro/
===
AS FOTOS DE PROCÓPIO FERREIRA - com
exceção daquela em que, sorrindo, o
grande ator, autor e pesquisador da história
do teatro brasileiro P. Ferreira, foi mostrada na "página eletrônica"
sobre ele, de educação-ponto-uol-ponto-com-ponto-br-barra-biografias -
A SEGUIR REPRODUZIDAS E AS IMAGENS
DE CAPAS DE LIVRO (sobre ou de Procópio) "IDEM"
FORAM LOCALIZADAS NO MAGNÍFICO BLOG
O PATATIVA, DE BERNARDO SCHMIDT
PROCÓPIO FERREIRA, JOVEM
(SÓ A FOTO, SEM A LEGENDA ACIMA APRESENTADA:
http://bernardoschmidt.blogspot.com/2009/12/bibliografia-comentada-de-procopio.html)
(http://bernardoschmidt.blogspot.com/2009/12/bibliografia-comentada-de-procopio.html)
(http://bernardoschmidt.blogspot.com/2009/12/bibliografia-comentada-de-procopio.html)
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Tv-excelsior_logo.jpg)
HAVIA ALGO NA FORMA DA MARCA-SÍMBOLO DA TV EXCELSIOR
QUE FAZIA LEMBRAR A CABEÇA "disnéica" (JEAN BAUDRILLARD) DE
UM FAMOSO RATO DOS DESENHOS ANIMADOS E DAS HQ ESTADUNIDENSES
(SÓ OS ROSTOS E GRANDES ORELHAS DO MICKEY MOUSE, SEM A LEGENDA ACIMA EXARADA:
http://onemansblog.com/2010/11/18/happy-birthday-mickey-mouse/)
(http://bernardoschmidt.blogspot.com/2009/12/bibliografia-comentada-de-procopio.html)
(http://bernardoschmidt.blogspot.com/2009/12/bibliografia-comentada-de-procopio.html)
"Além de ator consagrado, Procópio Ferreira foi autor de nove peças teatrais"
(http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u227.jhtm)
(http://blogibopedatv.blogspot.com/2010/03/redencao-foi-uma-telenovela-brasileira.html)
O TRECHO A SEGUIR TRANSCRITO DIZ RESPEITO A IMPORTANTES DOAÇÕES DE CÓPIAS EM VIDEOTAPE (hoje, possivelmente, cópias são doadas no suporte audiovisual/eletrônico DVD) da Central Globo de Comunicações à USP [UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO], contudo, o incêndio, acontecido em 2001, que destruiu grande quantidade de fitas guardadas na ECA [Escola de Comunicações e Artes] daquela Universidade não fez o lamentável estrago em cópias de programas apenas dessa Central de Produção televisiva (havia, no acervo que ardeu, videoteipes de produtos de várias emissoras brasileiras...)
"(...) O evento de anteontem [o artigo foi publicado pela FOLHA DE SÃO PAULO em 17.5.2002, tendo o evento possivelmente ocorrido em 14 ou 15.5.2002 (ou data próxima desses dias)] comemorava a inauguração da nova sede no Núcleo de Pesquisa de Telenovela (DA TV GLOBO).
A antiga, com praticamente todo o acervo, foi destruída no incêndio que atingiu um prédio da ECA, em outubro do ano passado [OUTUBRO DE 2001]. Um novo acervo está sendo montado com doações e conta com o apoio da TV Globo."
(LAURA MATTOS, "Cinema e política" [artigo jornalístico publicado originalmente na FOLHA DE SÃO PAULO de 17.5.2002, transcrito em OBSERVATÓRIO DA IMPRENSA online],
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos/asp2205200298.htm)
"(...) Arquivo da TV Excelsior
Com o incêndio em 1969 que destruiu a emissora, que estava abandonada e endividada, a maior parte do acervo de imagens foi destruída. Entretanto, mesmo assim, grande parte do arquivo já tinha sido apagado para gravar programas em cima dos programas antigos (prática comum, já que a fita de videotape era cara).
Alguns anos depois, misteriosamente, o caminhão de externas e parte do acervo foram parar na TV Gazeta. Atualmente, o acervo está dividido em alguns lugares: a própria TV Gazeta, a Rede Globo, a Cinemateca Brasileira (que cuida do acervo da TV Tupi-SP) e a TV Cultura (que também tem parte do acervo da Tupi).
Algumas cenas de programas da TV Excelsior foram exibidas no especial TV Ano 50, tais como: Redenção, A Pequena Órfã (a Globo reexibiu esta novela em 1971), Sangue do Meu Sangue, além dos programas Times Square e Brasil 61, apresentado por Bibi Ferreira. (...)".
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_Excelsior)
HOMENAGEANDO OS SENHORES ADMINISTRADORES
DA TV GLOBO QUE RESOLVERAM DOAR MATERIAL AUDIOVISUAL
PARA QUE O ACERVO DA ECA-USP FOSSE PARCIALMENTE
REPOSTO, DEPOIS DO TRISTE INCÊNDIO DE OUTUBRO DE 2001,
OS SENHORES ADMINISTRADORES DAS OUTRAS EMISSORAS
DA TELEVISÃO BRASILEIRA QUE FIZERAM E FAZEM O MESMO, EM
MEMÓRIA DO SAUDOSO AMIGO COSME ALVES NETTO, QUE, POR DÉCADAS,
FOI O CONSERVADOR DA CINEMATECA DO MAM (MUSEU DE ARTE MODERNA)
DO RIO DE JANEIRO, TODOS OS TÉCNICOS DA ÁREA DE RESTAURAÇÃO DE
VALIOSAS PEÇAS AUDIOVISUAIS DA HISTÓRIA DA
INDÚSTRIA CULTURAL BRASILEIRA,
TODOS AQUELES - os felizmente ainda vivos e os já desaparecidos -
QUE TRABALHARAM NA SAUDOSA TV EXCELSIOR E
PARA PROCÓPIO FERREIRA, in memoriam
19.1.2011 - Infelizmente, há quase uma década, houve um incêndio de grandes porporções que destruiu peças importantes do acervo de videoteipes da ECA/USP (Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo), com lastimável eliminação de muitas cópias de antigos programas da televisão brasileira - Estórias da nossa história televisiva: se cópias dos capítulos de Redenção, "a maior novela brasileira" (pelo menos em duração) estavam lá onde houve o incêndio, se algumas fitas escaparam ou não do fogo e onde se pode, hoje, ter acesso a essas imagens - e a esses sons -, tudo isso será objeto de pesquisa [COM TELEFONEMAS CONCERNENTES, VISITAS PESSOAIS (as que for possível fazer) E ENVIOS DE E-MAILS A INSTITUIÇÕES DE CONSERVAÇÃO DE PEÇAS DA HISTÓRIA AUDIOVISUAL DO BRASIL], uma vez que REDENÇÃO é um mais do que relevante documento audiovisual da história da televisão brasileira. (O resultado dessa pesquisa será informado nesta mesma Coluna, brevemente). F. A. L. Bittencourt ([email protected])
O BLOG IBOPE DA TV APRESENTOU-NOS O SEGUINTE
ARTIGO SOBRE A TELENOVELA Redenção:
"Sábado, 27 de março de 2010
Redenção foi uma telenovela brasileira produzida pela extinta TV Excelsior e exibida de 16 de maio de 1966 a 2 de maio de 1968, sendo até hoje a telenovela que passou mais tempo no ar no Brasil. Foi escrita por Raimundo Lopes e dirigida por Waldemar de Moraes e Reynaldo Boury.
Trama
Fernando Silveira, um jovem médico, chega à cidade de Redenção e desperta paixão em três moças: Lola; a malvada Marisa, filha do prefeito Juvenal; e a filha do sapateiro Carlo, Ângela, com quem se casa. Paira uma dúvida: será Fernando mesmo um médico? Depois, com a morte de Ângela, ele passa a conviver com as armações de Marisa.
Elenco
Francisco Cuoco - Dr. Fernando Silveira
Miriam Mehler - Ângela
Lourdes Rocha - Marisa
Márcia Real - Lola
Rodolfo Mayer - Juvenal
Lélia Abramo - Carmela
Vicente Leporace - Carlo
Maria Aparecida Baxter - Dona Marocas
Armando Bógus - Eduardo
Edmundo Lopes - Padre João
Mário Guimarães - Seu Onofre
Procópio Ferreira
Geórgia Gomide - Helena
Newton Prado - Mário
Fernando Baleroni - Mateus
Wilma de Aguiar - Dona Zilda
Lurdinha Félix - Marta
Turíbio Ruiz
Flora Geny - Silvia
Rita Cléos - Diana
Edson França
Aldo César - Ananias
Sílvio Francisco - Matraca
Theo De Faria
Maria Cecília - Hortência
Zéluis Pinho - Manoel
Mário Guimarães - Onofre
Verinha Darcy - Glória
Jovelty Archângelo - Sérgio
Márcio Trunkl
Fernanda Montenegro - Lisa
Curiosidades
Redenção mantém ainda hoje, quarenta anos depois, o recorde de novela no ar por mais tempo na televisão brasileira. Foram vinte e quatro meses e dezessete dias, perfazendo 596 capítulos. Há produções que ultrapassaram esse número, como Chiquititas e Malhação, mas não no formato tradicional, ininterrupto, já que as temporadas trocavam os elencos e os enredos, não havendo uma continuidade da trama, caso de Redenção.
Marcou definitivamente o ator Francisco Cuoco na pele do galã que arrebata o coração das mocinhas mas que pode ter um caráter dúbio, e a aura o acompanharia em trabalhos posteriores.
Foi em Redenção que se deu o primeiro transplante de coração no Brasil! Dona Marocas morreria na passagem para a segunda fase da novela mas, temendo uma queda na audiência, já que a fofoqueira era uma das mais populares personagens, a direção da emissora resolveu que ela não poderia morrer. Assim, o Dr. Fernando transplanta um coração novo e ela sobrevive.
Redenção teve a primeira cidade cenográfica da teledramaturgia brasileira. No município de São Bernardo do Campo, na área onde hoje fica a Cidade da Criança, a TV Excelsior reproduziu uma cidadezinha do interior.
Theo De Faria participou do elenco de apoio em Redenção.
...................................................................................