A lenda da gralha azul
Por Flávio Bittencourt Em: 04/11/2012, às 06H28
[Flávio Bittencourt]
A lenda da gralha azul
A lenda da gralha azul é uma narrativa maravilhosa do folclore paranaense.
Os alunos da 3ª A da EMEB Prof. Ramiro Gonçalez Fernandes
(São Bernardo do Campo/SP, Brasil) apresentam:
A gralha azul, o Irapuru e o Saci pererê,
Youtube:
onde se lê:
"Teatro de sombras produzido pelos alunos da terceira série do ensino fundamental."
gralha azul,
Youtube:
onde se lê:
"Gralha - Picaça Cyanocorax chrysops.
Plantando"
"Um Clube com a história tão bela como é a do Paraná, precisa de ícones representativos que a elevem e a propaguem. Conheça aqui os símbolos do Paraná Clube:
Escudo
O distintivo do Paraná Clube é um escudo, no formato de um pinhão estilizado, vermelho, contornado de branco, com o logotipo na sua parte superior (as palavras "Paraná" e "Brasil" escritas em azul e a palavra "Clube" escrita em branco). Na parte inferior contém o desenho de uma gralha azul e um pinheiro em branco.
Logo
O logotipo, presente no Escudo e na Bandeira Oficial do Paraná Clube, é composto das palavras "Paraná", "Clube" e "Brasil". A palavra "Paraná" utiliza o tipo J.Otto, exclusivo do Paraná Clube. A palavra "Clube" é escrita de forma manuscrita. Por fim, "Brasil" é escrito em caixa alta com o tipo Avant Gard Bold.
Sobre fundo vermelho, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor azul e a palavra "Clube" na cor banca. Sobre fundo banco, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor azul e "Clube" deve ser escrito na cor vermelha. Finalmente, sobre fundo azul, as palavras "Paraná" e "Brasil" devem ser escritas na cor branca e a palavra "Clube" na cor vermelha.
Bandeira
A Bandeira do clube é em formato retangular, dividida em duas partes iguais, na vertical. O lado direito é preenchido pela cor vermelha, e contém o logotipo "Paraná Clube Brasil". A outra metade é azul e contém o Escudo do clube.
Mascote
O Mascote do Paraná Clube é a Gralha-Azul, ave típica e símbolo também do estado do Paraná. (...)"
[http://www.paranaclube.com.br/oclube_simbolos.htm]
4.11.2012 - A narrativa maravilhosa da gralha azul pertence ao folclore paranaense - A lenda da gralha azul, recontada no site sua pesquisa ponto com. F. A. L. Bittencourt ([email protected])
NO SITE SUA PESQUISA PONTO COM
FOI APRESENTADA A:
"Lenda da Gralha Azul
Origem da lenda da Gralha Azul, lenda resumida, folclore paranaense, curiosidade
Gralha Azul: uma das mais importantes lendas do folclore paranaense
Introdução
A lenda da Gralha Azul é típica da região sul do Brasil, principalmente do estado do Paraná. A gralha azul é a ave replantadora da árvore símbolo do estado do Paraná: a araucária (tipo de pinheiro). De acordo com a lenda, a ave tem a missão divina de ajudar na disseminação desta árvore. Durante o outono, os bandos de gralhas azuis pegam os pinhões (frutos das araucárias) e os estocam no solo ou em pedaços de árvores apodrecidos no chão. Neste processo, favorecem o nascimento de novas árvores.
A lenda
De acordo com a lenda, a muito tempo atrás, a gralha azul era apenas uma gralha parda, semelhante as outras de sua espécie. Mas um dia a gralha azul resolveu pedir para Deus lhe dar uma missão que lhe faria muito útil e importante. Deus lhe deu um pinhão, que a gralha pegou com seu bico com toda força e cuidado. Abriu o fruto e comeu a parte mais fina. A outra parte mais grodinha resolveu guardar para depois, enterrando a no solo. Porém, alguns dias depois ela havia esquecido o local onde havia enterrado o restante do pinhão.
A gralha procurou muito, mas não encontrou aquela outra parte do fruto. Porém, ela percebeu que havia nascido na área onde havia enterrado uma pequena araucária. Então, toda feliz, a gralha azul cuidou daquela árvore com todo amor e carinho. Quando o pinheiro cresceu e começou a dar frutos, ela começou a comer uma parte dos pinhões e enterrar a parte mais gordinha (semente), dando origem a novas araucárias. Em pouco tempo, conseguiu cobrir grande parte do Estado do Paraná com milhares de pinheiros, dando origem a floresta de Araucária.
Quando Deus viu o trabalho da gralha azul, resolveu dar um prêmio a ela: pintou suas penas da cor do céu, para que as pessoas pudessem reconhecer aquele pássaro, seu esforço e dedicação. Assim, a gralha que era parda, tornou-se azul.
Curiosidade:
- A gralha azul é a mascote do Paraná Clube, importante time de futebol de Curitiba. A ave também aparece no escudo do time.
(...)
Bibliografia indicada:
- O mais assustador do Folclore
Autor: Garcia, Luciana
Editora: Caramelo
Temas: Folclore, Cultura Popular, Lendas"
(http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/lenda_gralha_azul.htm)
===
EM HOMENAGEM AOS 70 ANOS DE NASCIMENTO DE
JOHNNY RIVERS, UM GRANDE ÍDOLO DOS ANOS 1960 E 1970
(ACONTECERÁ EM 7.11.2012):
Johnny Rivers - The Midnight Special,
Youtube:
LEIA TAMBÉM, POR FAVOR, SOBRE O SEPTUAGÉSIMO ANIVERSÁRIO
DE JOHNNY RIVERS, NESTA MESMA COLUNA:
- http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/johnny-rivers-70-anos,236,8248.html (3.11.2012);
- http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico/johnny-rivers-celebrates-70-at-b-b-king-s,236,8245.html (2.11.2012); e