A ESCOLHA DE KAGURA

Miguel Carqueija


    Com o Armageddon desencadeado sobre a cidade de Tóquio, chega a hora em que Kagura terá de derrotar o Mal em estado puro ou ser por ele aniquilada.

..................................................


    Extraordinário o sétimo volume de “Ga-Rei”, mangá de Hajime Segawa originalmente publicado no Japão em 2008 e que a JBC vem distribuindo no Brasil.
    O confronto místico patrocinado pelo pérfido Mitogawa reúne todas as “shesshôsekis” ou pedras da morte disputadas por kagura e Setsuna e, eventualmente, leva ao renascimento da terrível fera espectral do folclore japonês conhecida como a “Raposa das Nove Caudas”, que devastará a cidade de Tóquio. Aprisionada no corpo do gigantesco espectro, a messiânica Tsuchimiya Kagura tem a sua consciência obnubilada até lembrar do amor de Kenzuke, e só a força do amor poderá enfrentar o sobrenatural poder do Mal místico.
    “Ga-Rei” é uma das mais extraordinárias séries sobrenaturais em quadrinhos e apresenta uma profundidade que faz lembrar “Harry Potter”. Não falta um certo humor subjacente, como na presença do largado e cínico Izuna. Quanto a Kagura, representa a “obstinação no bem” diante dos obstáculos mais intransponíveis. É significativa a cena em que a luta sobrenatural degenera em combate físico: Setsuna repele sucessivamente Shizuru, Kenzuke e a própria Kagura; e quando Kenzuke pede ajuda a Mitogawa (que, como bom por-cima-do-muro, está flutuando no ar, vários metros acima) este responde que nem dez poderiam com a líder da Jugondô. Apesar disso, Kagura logo em seguida reage e, sozinha, encesta Setsuna. E quando esta, derrotada, pergunta se Kagura não vai matá-la, a resposta da heroína é exemplar: “Não vou matar. Não sou como você!”
         A história transmite a mensagem de que existe uma opção consciente e definitiva pelo bem ou pelo mal, e Kagura é o exemplo marcante de pessoa que optou pelo bem em grau heróico, “heroína para sempre” como diz o título do capítulo 32, último dos cinco capítulos incluídos no volume sete.