A Democracia enfraquecida


A Democracia enfraquecida

Rogel Samuel

Recentemente assistimos ao Congresso de joelhos diante de outro Poder. Ninguém disse nada. Ninguém viu. Ninguém protestou.
Eu escrevi “Nem na época da Ditadura”. Fui criticado.
Penso que a perda da imunidade parlamentar enfraqueceu a Democracia no Brasil. Hoje, mesmo a imprensa (que é partidária), pode atingir e destruir o mandato de um parlamentar eleito pelo povo, um parlamentar com quem não concorde. No meu tempo também os professores tinham imunidade de cátedra. Acabaram com isso.
Os deputados foram transformados artificialmente em casos de polícia. Transformou-se um problema policial em dominação política, em um caso de enfraquecimento do Poder Democrático. Os representantes do povo estão acuados por falsas denúncias de corrupção, de mensalões, de milícias, de tráfico. Procura-se, a todo custo, transformar a imagem do Congresso numa delegacia de polícia. A imprensa ataca o Parlamento todos os dias. E distorce os fatos. Para as pessoas do povo, desinformadas, político é sinônimo de bandido. Os interesses são claros, explícitos.
Mas no Congresso está o coração do espírito democrático. Talvez por isso seja tão criticado. Isso expressa no que os americanos chamam de “administração”, do tipo “administração Bush”, “administração Clinton” – não “governo Bush” etc.
No Brasil se cassa um deputado como uma espécie perversa de vingança fácil, pois o mandato popular parece que não vale nada. Toda vez que se cassa um deputado no Brasil se golpeia a Instituição Democrática. Porque não foram somente os corruptos que foram cassados. Foram também os “suspeitos” de corrupção.
Que é a “corrupção”? Todo o sistema capitalista é uma grande malha de corrupção. Mas não vou aprofundar isso.
Só quero enfatizar que, quem ataca o Congresso, atinge a Democracia. No Congresso reside a liberdade dos povos, casa de seus representantes legítimos, representação que deveria ser sagrada.