Esta é a oração mais rezada do mundo:

A AVE-MARIA




    A “Ave Maria” compõe-se de duas partes. A primeira é a saudação do Anjo Gabriel à Virgem, anunciando-lhe que será a Mãe do Messias (Lc 1,28) e a de Isabel (Lc 1,42). A segunda parte foi acrescentada pela Igreja. Considerando-se a sua simplicidade e a quantidade existente em cada Rosário, é a oração mais recitada no mundo.
    “Ave, Maria”.
    Ave — saudação comum no Império Romano (“Ave, Cesar!”) é também anagrama de Eva. Maria é a Nova Eva, mas é a Eva que não será enganada pela serpente. É a Maria que Javé se refere, quando declara á serpente (o demônio): “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e a dela. Esta te ferirá a cabeça, e tu lhe ferirás o calcanhar.” (Gn 3,15) Daí a conhecida imagem de Nossa Senhora esmagando a cabeça da cobra.
    “cheia de graça” — é dogma de fé que Maria foi concebida sem pecado, é a “Imaculada Conceição” conforme proclamado pelo Papa Pio IX. A própria Virgem assim se declarou á humilde Bernadette Subirous (1858).
     “o Senhor é convosco” — o anjo proclamou que Deus ama a Virgem, de modo especial. A sabedoria popular lembra: se Deus é por nós, quem será contra nós?
    “bendita sois entre as mulheres” — Robert Bergin, em seu grande livro “Esta idade apocalíptica”, dedica bastante espaço á singularidade de Maria: “Os milagres de Lourdes confirmam a doutrina da Imaculada Conceição, definida quatro anos antes em Roma, por Pio IX” (capítulo: “Um grande dragão vermelho”).
     “e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus”. Este sublime privilégio foi proclamado em inefável deslumbramento pela prima de Nossa Senhora, Isabel (Lc 1, 42-43) que acrescentou: “Donde me vem a honra de vir a mim a mãe de meu Senhor?”
    “Santa Maria, Mãe de Deus” — em sua natureza eterna, Jesus é a Segunda Pessoa da Trindade Santíssima; por isso Maria porta o singularíssimo privilégio de ser a mãe do próprio Deus.
    Robert Bergin, da Voz Internacional de Fátima, em seu (repito) grande livro “Esta idade apocalíptica” tece alguns comentários a respeito dos privilégios da Virgem:
    “Maria, como os escritores patrísticos cedo reconheceram, ficou sendo a nova Eva.”
    “Todos os dons e prerrogativas de Maria vêm de Deus e nenhum louvor que lhe prestemos pode diminuir a dignidade divina.”
    (capítulo: “Significação da Criação”)
    “rogai por nós, pecadores” — Maria é a grande intercessora, a grande mediadora. Os nossos irmãos protestantes não compreendem por via de regra essa parte, e batem na tecla de que a salvação só ocorre por meio de Jesus Cristo. Ora, esta é a doutrina católica. Foi a Encarnação do Verbo Divino, com sua Palavra, Paixão, Morte e Ressurreição, que trouxe a Redenção ao gênero humano. Todavia, Maria e todos os santos e anjos pedem a Cristo pelos pecadores, não é a mediação de redenção que só a Jesus compete, mas a mediação de intercessão. Os protestantes rezam por seus semelhantes e pedem orações; deveriam fazer esta relação. E nenhuma oração de criatura é mais poderosa que a de Nossa Senhora.
          “agora e na hora de nossa morte” — o momento da morte é fundamental para definir o nosso destino eterno. Entretanto é com frequência negligenciado, pois nesta sociedade mundana as pessoas são condicionadas a fazer de conta que a morte não existe, e assim ocultam até de doentes terminais a gravidade de suas enfermidades: isso vai passar, isso não é nada, você vai melhorar. Vai mesmo? E se a pessoa morrer sem se preparar para comparecer diante de Deus? A experiência me mostrou como as pessoas minimizam até as doenças dos cachorros; mas a morte vem, quer se creia nela quer não! É melhor a gente se preparar.
    E é tão útil recomendarmo-nos à proteção da Mãe Celestial!
    “Amém.”