[Flávio Bittencourt]

2002: Augusto de Campos e Décio Pignatari reencontram Eugen Gomringer na Suíça

O reencontro foi histórico, naturalmente.

 

 

    

 

 

 

 

 

OBRA DO TEÓRICO E ARTISTA SUÍÇO MAX BILL (1908 - 1994)

  


UNIDADE TRIPARTIDA, 1948/49
AÇO INOXIDÁVEL, 114,0 x 88,3 x 98,2
Esta obra recebeu o primeiro prêmio de escultura na Primeira Bienal de São Paulo, em 1951. A unidade tripartida é produto das experiências que iriam se consolidar no trabalho de Max Bill. Nela se vê explorado o conceito matemático de Moebius, isto é, a famosa fita de Moebius que em seu desdobrar mostra a capacidade de infinitude na finitude da fita. Dessa fita, Bill propõe um desenvolvimento geométrico da forma no espaço.
 (http://www.mac.usp.br/mac/templates/projetos/seculoxx/modulo1/construtivismo/max_bill/obras.htm)

 

 

 

 

 

 Agência/AFP

"Federer liderando a delegação suíça na cerimônia de abertura nas Olimpíadas de Atenas"

(http://globoesporte.globo.com/Esportes/Pequim2008/Noticias/0,,MUL708640-9823,00-FEDERER+SERA+O+PORTABANDEIRA+SUICO+PELA+SEGUNDA+EDICAO+DOS+JOGOS+OLIMPICOS.html)

 

 

 

 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O GRUPO NOIGANDRES, NOS ANOS 1950:

HAROLDO DE CAMPOS, DÉCIO PIGNATARI E AUGUSTO DE CAMPOS

(http://ricardo-domeneck.blogspot.com/2008_12_01_archive.html)

 

 

 

 

 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

 

 
Eugen Gomriger, Décio Pignatari e Augusto de Campos (da esquerda para a direita) no Salão do Livro de Genebra [EM 2002]

(http://www.swissinfo.ch/por/detail/index.html?cid=2692394)

 

 

 

 

"Samstag, 25. April 2009

listen to Eugen Gomringer

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

This is a site, where you can listen to some poems of eugen gomringer, the leading theoretician of concrete poetry. hope you enjoy it!

 

(http://artlinks-anatol.blogspot.com/2009/04/listen-to-eugen-gomringer.html)

 

 

 

 

 

cadeira rietveld, um ícone em design. homenagens a mondrian da capelline e de yves siant laurent.
 
 
 
 

 

PRIMEIRA À ESQUERDA: A CADEIRA RIETVELD

(SÓ AS IMAGENS, SEM A LEGENDA ACIMA APRESENTADA:

http://www.minasdeouro.com.br/tag/rietveld/

 

 

 

 

 

 

"COISA PESADA, NA SUA EXPRESSÃO MENOS

METAFÓRICA, É, SIMPLESMENTE, AQUILO QUE,

POR EXEMPLO, SE FOR O CASO, CAINDO NO PÉ

PRODUZ DOR NO DONO DO PÉ POR ELA ATINGIDO"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://blog.purofir.com/?p=1372)

 

 

 

 

 

"IDÉIAS ANTES CONSIDERADAS 'abstratas', 'meramente teóricas',

'estéticas', 'semióticas' ou até - COM O PERDÃO DA MÁ PALAVRA -

'metafísicas' PODEM GANHAR PESO, não no sentido de respeitabilidade

acadêmica, MAS 'peso' NO SENTIDO DE QUE, CAINDO NO PÉ,

MACHUCAM, DOEM, PODEM EXIGIR CURATIVOS DE PRIMEIROS SOCORROS

DE ENFERMARIA: materialidade corpórea, dimensões medidas em

centímetros, peso a ser verificado em balança e até praticidade para

nelas - NAS IDÉIAS! - ficarmos descansando, no caso de estarmos 

fisicamente cansados, depois, digamos, de um esforço de corrida

a pé, CONCRETUDE, enfim"

 

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

 

 

 

UMA INACREDITÁVEL CADEIRA NEO-PLASTICISTA:

ELA NÃO PARECE UMA PINTURA DE MONDRIAN

NA QUAL SE PODE - até teoricamente - SENTAR?  

 

"(...) Now, here’s one of the more unique creations from this era: a chair by Gerrit Rietveld, fashioned in the same Neo-Plastic or De Stijl style.

Red-Blue Chair by Gerrit Rietveld

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

It looks amazingly like a Mondrian painting turned 3D, doesn’t it?

But amazing chairs aside, when compared to later modern movements like Abstract Expressionism (with all its color and complete freedom of style) many people have a hard time understanding why anyone would want to restrict themselves so much!

The truth is, all throughout history art has swung back and forth between two extremes—complete chaos and complete order.

The De Stijl art movement was simply on the far end of the “order” side, and for van Doesburg, Mondrian, and a few others, order was much more preferable than any other alternative of their day.

(...)".

(http://emptyeasel.com/2007/10/23/the-de-stijl-art-movement-also-known-as-neo-plasticism/)

 

 

 

 

MAX BILL

"Escritor e pintor [E ESCULTOR] suíço (22/12/1908-9/12/1994). Populariza o conceito de arte concreta, proposto pelo artista Van Doesburg, em 1930, para contrapor à expressão arte abstrata. Nasce em Winterthur e cresce interessado em trabalhar com ourivesaria de prata.

Estuda na Escola de Artes e Ofícios de Zurique, de 1924 a 1927, na qual conhece o trabalho do arquiteto Le Corbusier. A admiração pelo arquiteto o incentiva a fazer arquitetura na Bauhaus, de 1927 a 1929. Em 1930 monta o próprio estúdio em Zurique, onde passa a produzir esculturas e projetos arquitetônicos.

Max BillPara ganhar dinheiro, no início, trabalha em publicidade. De 1932 a 1936 participa do grupo Abstraction-Création, em Paris. Começa a desenvolver a partir daí seu trabalho de arte concreta. Baseia-se no uso de fórmulas matemáticas para compor obras de arte, literalmente.

Em 1941, em visita ao Brasil e à Argentina, difunde o conceito de arte concreta. Depois de 1944 torna-se designer de móveis e objetos. No final da carreira, divide o tempo entre a produção artística e gráfica e a atividade de professor de desenho. Morre em Berlim".

(http://www.algosobre.com.br/biografias/max-bill.html)

 

 

 

 

 

"(...) POST-SCRIPTUM 1996 

 

Este trabalho, ora reproduzido com alguns

retoques e acréscimos, foi publicado apenas

em versão alemã, sob o título “Die Konkreten

und die Neo-Konkreten”, no volume

Brasilien (Brasil),

catálogo – Entdeckung und Selbstentdeckun

Descobrimento e Autodescobrimento

da exposição levada a efeito no

Kunsthaus Zürich, em 22/5-16/8 de 1992

(Bern, Benteli Verlagen, 1992).

Passados cerca de quatro anos desse evento,

e ocorrendo neste ano de 1996, em dezembro,

o quadragésimo aniversário da Exposição

Nacional de Arte Concreta, pareceu-me

necessário atualizar e completar o texto acima

com algumas reflexões, à maneira de depoimento

pessoal" (HAROLDO DE CAMPOS,

P. S. AO ARTIGO LOGO A SEGUIR REFERIDO,

que foi publicado na revista USP, jun./ago., 1996)

 

 

 

HAROLDO DE CAMPOS, "Depoimento por ocasição dos 40 anos da Exposição Nacional de Arte Concreta", ARTE CONSTRUTIVA NO BRASIL, Revista USP, São Paulo-SP, nº 30, pp. 251-261, jun./ago. 1996, TRECHO:

 

"(...) Em 1950, Max Bill apresenta uma exposição

individual no Museu de Arte Moderna

de São Paulo (fundado em 1947) e, em 1951,

recebe o Prêmio Internacional de Escultura

com a “Unidade Tripartita”, na I Bienal de

São Paulo. Nesse mesmo ano, Mary Vieira e

Almir Mavignier deixam o Brasil: a primeira

para estudar com Max Bill e radicar-se na

Suíça (Basiléia); o segundo, para matricularse

na Escola Superior da Forma (Hochschule

für Gestaltung), Ulm, e radicar-se na Alemanha.

Em 1952, forma-se o grupo de pintores

concretos de São Paulo, liderados por

Waldemar Cordeiro (jovem artista ítalo-brasileiro,

educado em Roma, ideologicamente

influenciado pelo marxismo gramsciano).

grupo, inicialmente constituído por Charroux,

Geraldo de Barros, Fejer, Leopold Haar,

Sacilotto e Anatol Wladislaw, além de Cordeiro,

lança um polêmico manifesto, sob o

título “Ruptura”. Aos construtivistas de “Ruptura”

logo se aliam os poetas do grupo

Noigandres (revista-livro fundada em 1952,

em São Paulo, por Augusto e Haroldo de

Campos e Décio Pignatari). Das atividades e

experimentos do grupo Noigandres emergiria,

entre 1953 e 1956, o movimento de “poesia

concreta”, cujo lançamento público iria

ocorrer na Exposição Nacional de Arte Concreta

(São Paulo, dezembro de 1956; Rio de

Janeiro, fevereiro de 1957), na qual tomaram

parte poetas e artistas plásticos de São Paulo

e do Rio de Janeiro. Os construtivistas do Rio

pertenciam ao grupo Frente, fundado em 1954,

sob a liderança de Ivan Serpa; quanto à poesia,

participavam da mostra o poeta e crítico

de arte Ferreira Gullar (maranhense de nascimento),

expressamente convidado por

Augusto de Campos, e o matogrossense

Wladimir Dias Pino.

 

No plano internacional, o movimento, na

sua dimensão poética, foi co-lançado pelo

poeta suíço-boliviano Eugen Gomringer (secretário

de Max Bill na Escola Superior da

Forma), a quem Décio Pignatari encontrara

numa visita a Ulm, em 1955 (Gomringer chamava

 suas composições de Konstellationen 

poesia, proposta pelokleine, de âmbitoSpirale (Berna,

 

estrutura ortogonal e linguagem reduzida,

escritas em alemão, francês, inglês e espanhol,

mas aceitou a denominação geral

concreta/konkrete dichtung

grupo Noigandres, que, por sua vez, costumava

designar por “ideogramas” seus poemas,

em geral de semântica mais complexa,

plurilíngües e de múltiplas direções de leitura).

A cooperação entre os poetas concretos

brasileiros e Gomringer resultou numa

anthologie konkreter poesie

plurinacional, editada pelo poeta das “constelações”

no número 8 da revista

1968).

 

 

(http://www.usp.br/revistausp/30/19-haroldo.pdf)

 

 

 

 

 

                           HOMENAGEANDO                      

                           PIET MONDRIAN,

                           LE CORBUSIER,

                           MAX BILL,

                           THEO VAN DOESBURG,

                           BERNARD RUDOFSKY,

                           HAROLDO DE CAMPOS E

                           LUCIO COSTA

                           (IN MEMORIAM)

 

 

 

 

12.12.2010 - De acordo com o grande dramaturgo e jornalista pernambucano [RADICADO NO RIO] Nelson Rodrigues, os brasileiros tinham complexo de inferioridade (ou de "vira-lata") - Ajudou nesse sentido a incompreensível derrota, por 2 a 1, no Estádio Jornalista Mário Filho [MÁRIO FILHO ERA IRMÃO DE NELSON RODRIGUES] ou Maracanã, em 1950, da seleção brasileira de futebol para a do Uruguai. Os brasileiros não estavam psicologicamente preparados para tão grande decepção. DEPOIS, COM OBRAS DE AUTORES CINEMATOGRÁFICOS COMO LIMA BARRETO [O CANGACEIRO] E ANSELMO DUARTE (a partir de peça teatral de Dias Gomes [O PAGADOR DE PROMESSAS], O SUCESSO DA ATRIZ NORMA BENGELL NA EUROPA, AS VITÓRIAS OLÍMPICAS DO ATLETA ADEMAR FERREIRA DA SILVA, A CONQUISTA DO CAMPEONATO MUNDIAL DE FUTEBOL NA SUÉCIA (1958), A SELEÇÃO DE BASQUETEBOL, EDER JOFRE, O CINEMA NOVO, OS POETAS CONCRETOS, O TEATRO DE ARENA, O NEOCONCRETISMO, A TENISTA MARIA ESTER BUENO, O PRÓPRIO NELSON RODRIGUES, OS ESCRITORES JORGE AMADO, ERICO VERISSIMO, THIAGO DE MELLO, JOÃO CABRAL DE MELO NETO, FERREIRA GULLAR, CLARICE LISPECTOR, GUIMARÃES ROSA E OUTROS, O BRASIL VENCENDO NO CHILE (1962) MESMO COM PELÉ AFASTADO POR CONTUSÃO (com "o possesso" Amarildo, do Botafogo, substituindo-o divinamente!), A TEATRÓLOGA MARIA CLARA MACHADO, A SÉRIE TELEVISIVA VIGILANTE RODOVIÁRIO, CHACRINHA, TOM JOBIM, VINICIUS DE MORAES, CLEMENTINA DE JESUS, CARTOLA, FLORINDA BULCÃO, O DESIGNER SERGIO RODRIGUES E SUA PREMIADA POLTRONA MOLE, A FUNDAÇÃO DE BRASÍLIA, AS CRIAÇÕES DE OSCAR NIEMEYER E LUCIO COSTA, AS OBRAS MAGNÍFICAS NO ESTADO DA GB (Aterro do Flamengo, Túnel Rebouças, Aqueduto do Guandu, construídas no governo de Carlos Lacerda), A JOVEM GUARDA, O SUCESSO DOS PROGRAMAS DA TV TUPI e uma série de outros fenômenos fabulosos... OS BRASILEIROS DEIXARAM DE TER COMPLEXO DE INFERIORIDADE. (Obrigado, também, senhores poetas concretos de São Paulo!)  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

 

SWISSINFO INFORMOU:

 

 

03. Maio 2002 - 20:24

Encontro histórico acontece 50 anos depois

Três dos quatro fundadores da poesia concreta reuniram-se no pavilhão do Brasil no Salão do Livro de Genebra. Haroldo de Campos não pode viajar por razões de saúde.
 

Os brasileiros Décio Pignatari e Augusto de Campos e o suíço Eugen Gomringer explicaram a orígem e a evolução do concretismo na poesia.



Augusto de Campos nem conhecia Gomringer pessoalmente. O poeta suíço, ele mesmo inspirado pelo artista alemão Max Bill, esteve também na origem do movimento e contribuiu para sua difusão internacional.

Gomringer explicou que a poesia concreta foi uma revolução estética na Suíça. Décio Pignatari, que manteve contatos com artistas franceses e alemães nos anos 50, lembrou que a poesia concreta teve conotações políticas no Brasil porque era vista como subversiva.

Augusto de Campos continua entusiasmado com o concretismo e lembra que pelo menos duas gerações de artistas brasileiros já foram influenciados pelo movimento.



Augusto nega-se a julgar a importância da poesia concreta na poesia brasileira mas diz a linguagem virtual atual adota os mesmos princípios, 50 anos depois.

Por ocasião do Salão de Genebra, está sendo lançada a versão francesa de "Despoesia", de Augusto de Campos. Um espetáculo poético-musicial-visual com o mesmo título foi apresentado sexta-feira, no Salão do Livro de Genebra.

O encontro dos concretistas foi organizado pela Associação Brasil, Arte e Cultura, de Genebra, que visa mostrar os vínculos entre a Suíça e o Brasil e aspectos desconhecidos da cultura brasileira.

swissinfo/Claudinê Gonçalves".

 

(http://www.swissinfo.ch/por/detail/index.html?cid=2692394)


 

 

 

 

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RICARDO DOMENECK ESCREVE E ILUSTRA

EM SEU BLOG

 

 

"Domingo, 7 de dezembro de 2008

Grupal parece gostoso

 

Sim, parece ser produtivo. É. Como já disse Ron Silliman: "poetry is community", e há uma diferença gigantesca entre comunidade e máfia. Poeta aprende rápido a viver, sabe que lenda é para depois. Entre os que se liam uns aos outros e os que trocavam outros fluidos além de tinta, algumas das histórias mais divertidas e influentes da poesia do século passado foram concebidas entre amigos. Poesia e coterie andam de mãos dadas há muito tempo. Precisamos pensar sobre a poesia, sua produção e recepção sem delírios imperiais. (...)". (RICARDO DOMENECK) 

 


§§§

 



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