[Flávio Bittencourt]

1980: Carly Simon está divinamente cantando Jesse

Estupenda contradição: a melodia da canção é alegrinha e a letra é triste...

 

 

  

  

 

 

 

 

"(...) O bebê espirra
A mamãe agrada
Papai entra de repente
É tudo tão bom na teoria
Tão romântico
Mas tão assustador (...)"
 

(CARLY SIMON, 

TRECHO DA LETRA DA MÚSICA

COMING AROUND AGAIN,

tradução)

 

 

 

Carly Simon - Coming Around Again (Live),

Yotube:

http://www.youtube.com/watch?v=t_xqI8NSlkA&feature=fvwrel 

 

 

 

 

SOBRE TRISTES CASAMENTOS,

musical-poeticamente engendraram

Jacob Brackman e Carly Simon:

"(...) Minhas amigas da faculdade estão todas casadas
Elas têm suas casas e seus gramados
Elas têm suas tardes silenciosas
Noites de choro, a raiva se manifesta
Seus filhos as odeiam por coisas que elas não são
Elas se odeiam por aquilo que são
E ainda assim elas bebem, riem
Fecham a ferida, escondem a cicatriz
(...)"

(trecho [TRADUÇÃO PARA A LÍNGUA PORTUGUESA] 

da letra da música That's The Way I Always

Heard It Should Be)

[ESTROFE ORIGINAL:

My friends from college they're all married now
They have their houses and their lawns
They have their silent noons
Tearful nights, angry dawns
Their children hate them for the things they're not
They hate themselves for what they are
And yet they drink, they laugh
Close the wound, hide the scar

(http://www.vagalume.com.br/carly-simon/thats-the-way-ive-always-heard-it-should-be-traducao.html)]

 

 

 

 

 

“(...) Em 1983, a animada “You Know What to Do” ganhou as paradas e pistas. No Brasil, Carly Simon despontou com a balada “Coming Around Again”, de 1987, que embalou muitos bailes e romances durante os anos 80 depois de servir de trilha sonora para o filme “A Difícil Arte de Amar”. E a parceria com o cinema não parou aí. Na seqüência vieram “Two Looking at One”, para o filme Karatê Kid III e “Let de River Run”, canção com a qual ganhou o Oscar de melhor canção. 

Na década de 90 a cantora decidiu se arriscar na literatura lançando cinco livros infantis. Os discos continuaram, entre eles, trabalhos independentes como duetos com Plácido Domingos, Frank Sinatra e James Taylor, com quem foi casada de 1972 a 1983 e teve 3 filhos. Em 1998 a cantora passou pelo pior momento de sua vida ao ser submetida a uma mastectomia devido a um câncer de mama.

Depois da minha recuperação [DA RECUPERÇÃO DE C. SIMON] do câncer eu fiquei um pouco depressiva. Qualquer experiência, como os compositores sabem, é algo que pode ser transformado em música. Com tanto que você se lembre de respirar fundo primeiro”, diz a cantora em sua biografia ao comentar a doença. A música “I Forget” é uma das referências a essa fase difícil.

Recuperada, em 2000, a cantora lançou 'The Bedroom Tapes', e continuou a criar trilhas. (...)"

(http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL882541-9798,00-POR+ONDE+ANDA+CARLY+SIMON+AUTORA+DA+BALADA+COMING+AROUND+AGAIN.html)

 

 

 

 

 

"Numa sociedade que se reproduz por meio da concorrência econômica, a simples exigência de uma existência feliz do todo já representa uma rebelião: remeter os homens à fruição da felicidade terrena significa certamente não remetê-los ao trabalho na produção, ao lucro, à autoridade daquelas forças econômicas que preservam a vida desse todo. A exigência de felicidade contém um tom perigoso em uma ordem que resulta em opressão, carência e sacrifício para a maioria. As contradições de uma ordem como esta impelem à idealização dessa exigência. Mas a verdadeira satisfação dos indivíduos não pode ser enquadrada em uma dinâmica idealista que reiteradamente adia a satisfação ou desvia a mesma para aspirar ao nunca alcançado. Ela pode se impor somente contra a cultura idealista; somente contra essa cultura ela consegue se manifestar como exigência universal."

(HERBERT MARCUSE,

apud "Marcuse e Jameson: da cultura afirmativa ao Pós-modernismo", por

Mauricio Miranda dos Santos Oliveira, da UFRJ, artigo que pode ser lido,

na íntegra, em:

http://www.revispsi.uerj.br/v11n1/artigos/html/v11n1a12.html)

 

 

 

 

 

Carly Simon - That's The Way I Always Heard It Should Be - 1972,

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=Ux7HgO9QhAc

[Written by: Jacob Brackman & Carly Simon (1971),

Performed by: Carly Simon]

 

 

 

 

"An incredible dance by two legendary dancers of the golden era.
This is a clip from the movie 'You Were Never Lovelier' and dancing to a remixed, but good version of 'Bossa Nova Baby' by Elvis Presley
":

Fred Astaire and Rita Hayworth - Amazing dance scene,

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=ILbvtB_0pKk&feature=fvwrel

 

 

 

 

"


 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Filme [TÍTULO ORIGINAL: TAKE THE LEAD] inspirado na vida real do professor Pierre Dulaine (Antonio Banderas), que ao ver uma cena chocante, decide ajudar adolescentes de uma periferia, considerados “perdidos”. Usando a dança de salão consegue o que nenhum outro já conseguiu: resgatar jovens do submundo e dar-lhes uma nova perspectiva de vida, fazendo-os terem sonhos e superarem preconceitos.

Reflexão: O que muda a nossa realidade é a forma que olhamos para vida. Não existem pessoas perdidas, existem sim atitudes a serem amadurecidas.
Fonte: wikipédia

Letícia Moraes.

(http://lviveravida.blogspot.com.br/2010/09/vem-dancar.html#!/2010/09/vem-dancar.html)

 

 

 

 

 

Aula dança de salão iniciante ritmo forró,

Youtube:

(http://www.youtube.com/watch?v=POtabUHi-Lg)

 

 

 

 

 

M. HORKHEIMER (à esquerda) CUMPRIMENTA

T. ADORNO (em 1965): PENSADORES DA ESCOLA DE FRANKFURT,

DA QUAL TAMBÉM FEZ PARTE H. MARCUSE:   

(http://ande-hurst.blogspot.com.br/2012/02/adorno-horkheimer-this-weeks-reading.html)

 

 

 

 

 

 

(http://larissadelrey.blogspot.com.br/2010/11/walter-benjamin-biografia.html)

 

  

 

 


Take the Lead [EUA, 2006] - Trailer,

Youtube:

www.youtube.com/watch?v=HBPV5e_FCdg

 

 

  

 

 

ERNST BLOCH:
 

(http://www.wattpad.com/1968884-the-lonely)

 

  

 

 

 

The Beatles You're Gonna Lose That Girl,

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=wQB9po6YmcU&feature=related

 

  

 

 

 

The Lonely

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://www.wattpad.com/1968884-the-lonely)

 

  

 

 

 

 

(http://cufacolidermt.blogspot.com.br/2012/02/street-dance.html)

 

 

 

 

 

 

 

Carly Simon's "Jesse" Music Video,

[ATRIZ MUITO JOVEM (interpretando moça que

teria sofrido com dramático fim de namoro) EXPRESSA,

DRAMATURGICAMENTE, SEUS SENTIMENTOS,

em sequência onde "torpedo" de telefone móvel

(de Jesse!) é visto pela moça na telinha de seu

próprio aparelho celular]

Youtube: 

http://www.youtube.com/watch?v=ErQMMT8zThU,

ONDE SE PODE LER O SEGUINTE COMENTÁRIO DE

leitor/ouvinte/espectador ("123REGI"):

uhuuuuuuuuuuuuu Jesse...os brasileiros piram.

[OS BRASILEIROS ENLOUQUECEM COM ESSA MÚSICA];

E, TAMBÉM:  

I'd say this is Carly Simon's best song.

[OPINIÃO DE "gleasonjmichael"]

 

 

 

 

 

 

O SAUDOSO TEÓRICO MARXO-FREUDIANO ALEMÃO-

ESTADUNIDENSE HERBERT MARCUSE (1898 - 1979):

 

 

 

  

 

 

 

 

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Herbert_Marcuse)

 

  

 

 

 

"A separação da arte do processo da produção material deu-lhe a possibilidade de desmistificar a realidade reproduzida neste processo. A arte desafia o monopólio da realidade que o existente possui e fá-lo criando um mundo fictício que, no entanto, é mais 'real' do que a própria realidade".

 

(HERBERT MARCUSE,

apud M. M. S. OLIVEIRA, artigo acima citado,

http://www.revispsi.uerj.br/v11n1/artigos/html/v11n1a12.html)

 

 

 

 

 

"Come Upstairs [NOME DE DISCO DE CARLY SIMON, LANÇADO EM JUNHO DE 1980]

Come Upstairs é o nono álbum de estúdio da cantora americana Carly Simon. Foi lançado em 16 de Junho de 1980, pelo seu novo selo musical Warner Bros.O álbum possui influências do rock orientado, piano, guitarra acústica e também de New Wave, que estava totalmente em voga na época.O disco trouxe outro grande hit para a sua carreira, a música "Jesse", que permaneceu por mais de seis meses na parada da Billboard, vendendo 1 milhão de cópias do single.

Faixas

Todas as faixas são compostas por Carly Simon e Mike Mainieri, exceto as que forem notadas.

  1. "Come Upstairs" — 4:18
  2. "Stardust" — 4:13
  3. "Them" — 3:44
  4. "Jesse" — 4:15
  5. "James" — 2:28
  6. "In Pain" (Simon, Don Grolnick, Mainieri) — 6:10
  7. "The Three Of Us In The Dark" — 4:14
  8. "Take Me As I Am" (Simon, Mainieri, Sid McGinnis) — 4:50
  9. "The Desert" — 4:44

Categorias:

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Come_Upstairs)

 

 

 

 

 

"PROFUNDO CONHECEDOR DOS ESCRITOS DE PENSADORES

DO QUILATE DE K. MARX, F. NIETZSCHE, M. WEBER, S. FREUD

E M. HEIDEGGER, ENTRE MUITOS OUTROS, MARCUSE -

não tendo sido esquecidos aqui os seus imortais colegas

da Escola de Frankfurt - FOI O GRANDE TEÓRICO DA

ALIENAÇÃO EXPRESSA EM PRODUTOS CONSIDERADOS

POR ASSIM DIZER leves [MAS NEM SEMPRE ABSOLUTAMENTE "leves"...] 

DA INDÚSTRIA CULTURAL (CONCEITO DE ADORNO & HORKHEIMER);

O QUE ELABORARIA O GRANDE MARCUSE, SE VIVO FOSSE,

SOBRE CERTA MÚSICA DA CULTURA DITA POP CUJA MELODIA É,

POR ASSIM DIZER, alegremente superficial, "MAS" (E) O CONTEÚDO

DA LETRA É bastante triste?"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

 

(http://www.carlysimon.com/music/mv/LiveFromMV.shtml)

 

   

 

 

 

 

"JESSE. MAS QUEM É VOCÊ, JESSE?"

(IDEM)

 

 

 

 

 

The T-Mobile Dance,

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=VQ3d3KigPQM

 

 

 

 

 

                       HOMENAGEANDO A NOTÁVEL VIOLONISTA, PIANISTA,

                       COMPOSITORA E CANTORA NORTE-AMERICANA 

                       CARLY ELISABETH SIMONA QUEM SE DESEJA MUITA SAÚDE,

                       PAZ E VIDA LONGA, E PARA O ABSOLUTAMENTE GENIAL

                       FILÓSOFO ALEMÃO-ESTADUNIDENSE HERBERT MARCUSE  (1898 - 1979),

                       in memoriam

                    

 

Mike Mainieri (co-autor da música) === em edição

Escolas de dança da periferia == em edição,

Professores de dança

Professor Pierre Dulaine

Todas as pessoas que participaram da elaboração do filme

Take the Lead (br: Vem Dançar / pt: Ritmo e Sedução) - EUA, 2006

nas pessoas do ator espanhol Antonio Banderas, da diretora

Liz Friedlander

e da roteirista Dianne Houston

=== em edição === Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Take_the_Lead

Enrique Dussel (filósofo argentino)

Jürgen Habermas (filósofo alemão)

Fred Astaire

Rita Hayworth

Elvis Presley

Jacob Brackman (co-autor da outra música,

That's The Way I Always Heard It Should Be)

 

 

 

 

23.7.2012 - Muito admirada e estimada Sra. Carly Simon: quem, por favor, é Jesse? - Jessie!  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

CARLY SIMON - JESSE,

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=3uwLNYre6L8

  

 

 

 

Herbert Marcuse. (Capitalismo).

(legendas em espanhol),

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=TJftyhvl73o&feature=fvwrel

 

 

 

 

"Vamos a otro tipo de civilización": Enrique Dussel

[FILÓSOFO ARGENTINO, NASCIDO EM LA PAZ (cidade

argentina), província de Mendoza, EM DEZ. / 1934],

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=ZhA70hkpqBs&feature=related,

onde se pode ler:

"Acto inaugural del VI Foro Internacional de Filosofía, Estado Zulia, Venezuela. Evento transmitido por Venezolana de Televisión el día 28 de noviembre de 2011.
-América Latina progresista como un laboratorio filosófico y político"

["(...) [O PROF. DR. ENRIQUE DUSSEL] Tem mantido diálogos com filósofos como Apel, Gianni Vattimo, Jürgen Habermas [DA ESCOLA DE FRANKFURT, aparece na foto reproduzida no início, em que aparecem Horkheimer, Adorno e outros pensadores alemães, sendo, naquela fotografia, o último da esquerda para a direita (aparece o Prof. Dr. Jürgen Habermas, ali, com a mão na cabeça, olhando para baixo)]Richard Rorty, Lévinas. É um crítico do pensamento eurocêntrico contemporâneo. (...)

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Enrique_Dussel]

 

 

 

 

LETRA EM INGLÊS

E TRADUÇÃO PARA O PORTUGUÊS:

http://www.vagalume.com.br/carly-simon/jesse-traducao.html

=== em edição ===

 

 


"JESSE
(Carly Simon / Mike Mainieri)
Carly Simon - 1981


Oh Mama say a prayer for me
Jessie's back in town, it won't be easy
Don't let him near me, don't let him touch me
Don't let him seize me

Jessie, I won't cut fresh flowers for you
No Jessie, and I won't make the wine cold for you
No Jessie, I won't change the sheets for you
I won't put on cologne, I won't sit by the phone for you

Annie, keep reminding me that he cut out my heart
Like a paper doll
Sally, tell me once again how he set me up
Just to see me fall

Jessie, I won't cut fresh flowers for you
No Jessie, I won't make the wine cold for you
No Jessie, I won't change the sheets for you
I won't put on cologne, I won't sit by the phone for you
No, no, no

Jessie, quick come here, I won't tell a soul
(Not even myself)
Jessie, that you've come back to me, my friends will all say
(She's gone again)
How can anyone know what you are to me
That I'm in heaven again
Because you've come back to me
Ooooh, Jessie

Jessie, I'll always cut fresh flowers for you
And Jessie, I'll always make the wine cold for you
Oh Jessie, I can easily change my mind about you
And put on cologne and sit by the phone for you
Oh yeah

Jessie, lets open the wine
And drink to the heart
Which has a will of it's own
My friends (My friends)
It's tough for them
They're feeling bad
They think I've sunk so low

Jessie, I'll always cut fresh flowers for you
And Jessie, I will make the wine cold for you
Oh Jessie, I will change the sheets for you
And put on cologne and I will wait by the phone for you

Oh, Jessie
(La la la la la, la la la la la, la la la la la)
Oh Jessie
(La la la la la, la la la la la, la la la la la)

Jessie, I will cut fresh flowers for you
And Jessie, yeah, make the wine cold for you
Oh Jessie, and I will change the sheets for you" 

(http://lyricsplayground.com/alpha/songs/j/jessecarlysimon.shtml)

 

 

 

 

===

 

 

 

 

TRADUÇÃO PARA O IDIOMA PORTUGUÊS

DA LETRA (melancólica...) DE UMA OUTRA

IMPORTANTE MÚSICA DE CARLY SIMON

[co-autor: JACOB BRACKMAN]: 

 

"É assim que eu sempre ouvi dizer que deveria ser

Carly Simon

 
Meu pai senta-se à noite sem luzes acesas
Seu cigarro brilha no escuro
A sala está calma
Eu ando passo sem chamar atenção
Passo na ponta dos pés pelo quarto principal, onde
Minha mãe lê suas revistas
Eu ouço ela chamar doces sonhos
Mas eu esqueci como sonhar

Mas você diz que é hora de morar juntos
E criar uma família nossa, você e eu
Bem, é assim que eu sempre ouvi dizer que deveria ser
Você quer casar comigo, nós vamos casar

Minhas amigas da faculdade estão todas casadas
Elas têm suas casas e seus gramados
Elas têm suas tardes silenciosas
Noites de choro, a raiva se manifesta
Seus filhos as odeiam por coisas que elas não são
Elas se odeiam por aquilo que são
E ainda assim elas bebem, riem
Fecham a ferida, escondem a cicatriz

Mas você diz que é hora de morar juntos
E criar uma família nossa, você e eu
Bem, é assim que eu sempre ouvi dizer que deveria ser
Você quer casar comigo, nós vamos casar

Você diz que pode manter vivo o nosso amor
Baby - tudo que eu sei é o que vejo
Os casais se agarram com unhas e dentes
E se afogam nos escombros do amor
Você diz que voaremos como dois pássaros por entre as nuvens
Mas logo você vai me engaiolar na sua prateleira
Eu nunca aprenderei a ser eu mesma em primeiro lugar
Sozinha

Bem, tudo bem, é hora de morar juntos
E criar uma família só nossa, você e eu
Bem, é assim que eu sempre ouvi dizer que deveria ser
Você quer casar comigo, nós vamos casar


(http://www.vagalume.com.br/carly-simon/thats-the-way-ive-always-heard-it-should-be-traducao.html,
 

onde consta, também, a letra original [EM INGLÊS])

 

 

 

 

==

 

 

 

 

Carly Simon Interview On Letterman (1987)

[EM INGLÊS],

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=tbHamXryxUk&feature=related

 

 

 

 

===

 

 

 

 

Herbert Marcuse on the Frankfurt School: Section 1 of 5 (em inglês),

Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=2pzfy2izu44

 

 

CONTINUAÇÃO:

SEÇÃO 2 DE 5:

http://www.youtube.com/watch?v=AO65LwhnMNI

 

 

SEÇÃO 3 DE 5:

http://www.youtube.com/watch?v=REP7HLI4Rpk

 

 

SEÇÃO 4 DE 5:

http://www.youtube.com/watch?v=-mtaUXdL-jg

 

 

SEÇÃO 5 DE 5:

http://www.youtube.com/watch?v=Mn0PW-CVmxk

 

 

 

 

===

 

 

TRECHO (traduzido)

DE MARCUSE:

 

"(...) A decomposição da substância transcendente da cultura superior desvaloriza o meio no qual encontrou expressão e comunicação adequada, efetuando a decadência das tradicionais formas literárias e artísticas, a nova determinação operacional da filosofia e a transposição da religião num símbolo de status. A cultura é redefinida pela ordem existente: as palavras, os tons, as cores e as formas das obras sobreviventes permanecem as mesmas, porém aquilo que expressam perde sua verdade, sua validade; as obras que antes se destacavam escandalosamente da sociedade existente e estavam contra ela foram neutralizadas como clássicas; com isso já não conservam sua alienação da sociedade alienada. Em filosofia, psicologia e sociologia predomina o pseudo-empirismo que relaciona seus conceitos e métodos com as experiências limitadas e reprimidas dos homens no mundo administrado e reduz conceitos não orientados para o comportamento a confusões metafísicas. (...)"

(HERBERT MARCUSE,

apud "Marcuse e Jameson: da cultura afirmativa ao Pós-modernismo", por

Mauricio Miranda dos Santos Oliveira, da UFRJ, artigo que pode ser lido,

na íntegra, em:

http://www.revispsi.uerj.br/v11n1/artigos/html/v11n1a12.html,

onde é transcrito, também, outro impressionante trecho marcusiano:

"Cultura afirmativa é aquela cultura pertencente à época burguesa que no curso de seu próprio desenvolvimento levaria a distinguir e elevar o mundo espiritual-anímico, nos termos de uma esfera de valores autônoma, em relação à civilização. Seu traço decisivo é a afirmação de um mundo mais valioso, universalmente obrigatório, incondicionalmente confirmado, eternamente melhor, que é essencialmente diferente do mundo de fato da luta diária pela existência, mas que qualquer indivíduo pode realizar para si "a partir do interior", sem transformar aquela realidade de fato. Somente nessa cultura as atividades e os objetos culturais adquirem sua solenidade elevada tanto acima do cotidiano: sua recepção se converte em ato de celebração e exaltação.")

 

 

 

 

===

 

 

 

 

 

HERBERT MARCUSE / JEAN BAUDRILLARD:

 

SE VOCÊ TIVER INTERESSE E TEMPO,

LEIA, POR FAVOR, EM

http://tede.pucrs.br/tde_arquivos/13/TDE-2010-12-07T121023Z-2888/Publico/427294.pdf,

O RESUMO, A INTRODUÇÃO E A CONCLUSÃO DE IMPORTANTE TESE

DOUTORAL, sendo que aqui, como não poderia deixar de ser, se entende 

que todos os capítulos entre a Introdução e a Conclusão devem ser estudados,

mesmo não tendo sido transcritos no supracitado link da web, o que significa que,

naturalmente, se deve procurar esse proficiente trabalho acadêmico, cuja elaboração

e apresentação possibilitou a seu autor a conquista do título de doutor em

Filosofia   === em edição ===

 

PUC-RS

FABIANO PURES PAES, DOUTORADO EM FILOSOFIA - ELEMENTOS DA FUNDAMENTAÇÃO DO TRABALHO EM HERBERT MARCUSE E SEUS EFEITOS NA LÓGICA SOCIAL DO CONSUMO FUNDAMENTADA POR JEAN BAUDRILLARD, PORTO ALEGRE-RS, 2010 - ORIENTADOR: PROF. DOUTOR ROBERTO PICH    === em edição ===

 

===

 

 

 

 

 
Max Horkheimer (na frente, à esquerda), Theodor Adorno (na frente, à direita) e Jürgen Habermas no fundo, à direita, em Heidelberg, 1965.

(http://pt.wikipedia.org/wiki/J%C3%BCrgen_Habermas)