[Flávio Bittencourt]

1956: Rony Rios cria a personagem Velha Surda, para o programa Praça da Alegria

Bizantina Scatamáfia Pinto - a Velha Surda -, Seu Explicadinho e Philadelpho foram personagens memoráveis do veterinário e humorista Ronald Leite Rios. 

 

 

 

 

 

 

"O HUMORISTA-CRIADOR E ATOR QUE INTERPREVA A VELHA SURDA, NO PROGRAMA

A PRAÇA É NOSSA, ERA MÉDICO VETERINÁRIO E DIRIGENTE SINDICAL"

(COLUNA "Recontando estórias do domínio público")

 

 

 

 

 

 

Atores que já morreram da praça é nossa,

Youtube (ATENÇÃO, POR FAVOR: A

LENDÁRIA COMEDIANTE CONSUELO LEANDRO

APARECE, TRABALHANDO!):

http://www.youtube.com/watch?v=dmVmsGrdEto&feature=related

[COM IMAGEM (em movimento) DE MANUEL DE NÓBREGA,

AO FINAL]

 

 

 

 

 

BIZANTINA, A VELHA SURDA (RONY RIOS), APOLÔNIO (VIANA JR.) E

CHICO ANYSIO, EM SIGNIFICATIVO MOMENTO DA HISTÓRIA DA

TELEVISÃO BRASILEIRA:

"O Video Show resgatou trechos do especial dA Praça da Alegria realizado em 1976 dentro do Chico City, em homenagem à Manuel de Nóbrega, criador do humorístico e que falecera naquele ano. Nesse video o saudoso Rony Rios (Bizantina) e seu parceiro Viana Jr. (Apolônio) contracenam com Chico Anysio. Vale lembrar que esse especial animou a emissora a transformar o antigo humorístico em atração dominical na sua grade de programação de 1977.;

http://www.youtube.com/watch?v=mqdplWye2Ic&feature=related

 

 

 

 

 

por Marcelo Zanini

"Ronald Leite Rios
Criador da Velha Surda. do programa A Praça É Nossa, Roni Rios morreu, aos 64 anos, de câncer linfático

Ennio Brauns/Divulgação
O veterinário Roni Rios (acima) e duas de suas principais criações para a televisão, Philadelpho e a Velha Surda, ambos exibidos pelo SBT

O humorista Ronald Leite Rios, o Roni Rios, morreu, aos 64 anos, de câncer linfático na manhã de quarta-feira 16 [DE MAIO DE 2001], em São Paulo. Desde 27 de abril, o ator permanecia na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital Oswaldo Cruz, onde foi internado no dia 3 de janeiro. Roni Rios foi o criador e intérprete de personagens marcantes da televisão brasileira. A mais importante delas foi Bizantina Scatamáfia Pinto, a Velha Surda, personificada por Rios pela primeira vez em 1956, no programa Praça da Alegria, de Manoel da Nóbrega, na extinta TV Tupi.

Nos anos 60 foi com Nóbrega para a Globo e, depois com seu filho, Carlos Alberto de Nóbrega, entrou para o SBT em A Praça é Nossa, onde ficou por 14 anos. Além da Velha Surda, criou Philadelpho e Seu Explicadinho, famoso pelo bordão “nos mínimos detalhes”. Roni Rios era também veterinário e presidia o Sindicato dos Médicos Veterinários de São Paulo. Em 2000, foi diretor do Sindicato dos Artistas.

Entre seus projetos estava a apresentação de um programa rural numa emissora do interior de São Paulo. Deixa mulher, Maribel Íria Pinto, e um filho, Cassiano Ricardo."

 

http://www.terra.com.br/istoegente/95/tributo/index.htm

 

 

 

 

                                 Em memória do Dr. Ronald Leite Rios,

                                 que tratava da saúde de animais ditos irracionais e

                                 presidiu o Sindicato dos dos Médicos Veterinários,

                                 e criou, em 1956, o antológico personagem de humor

                                 Velha Surda, para o programa de televisão de

                                 Manuel de Nóbrega, que se chamava Praça da Alegria

                     

 

 

24.6.2011 - Não há coisa mais linda do que gargalhada de criança - Uma vez eu, que estava achando muita graça, ao assistir à olímpica performance de RONY RIOS como VELHA SURDA, no programa de Carlos Alberto Nòbrega [A PRAÇA É NOSSA], fui surpreendido pela menina que, ao meu lado, ria a bandeiras despregadas. (O GRANDE HUMORISTA E MÉDICO VETERINÁRIO DR. RONALD LEITE RIOS INFELIZMENTE FALECEU EM MAIO DE 2001, AOS 64 QUATRO ANOS, NA CIDADE DE SÃO PAULO-SP [BRASIL])  F. A. L. Bittencourt ([email protected])

 

 

 

"Ronald Leite Rios

  

Rony Rios
Nome completo Ronald Leite Rios
Nascimento 9 de setembro de 1936
Campos dos Goytacazes
Morte 16 de maio de 2001 (64 anos)
São Paulo
Nacionalidade Brasileiro
Ocupação Médico veterinário, comediante e humorista

Ronald Leite Rios, mais conhecido como Rony Rios, (Campos dos Goytacazes, 9 de setembro de 1936São Paulo, 16 de maio de 2001) foi um médico veterinário, comediante e humorista de rádio e TV brasileiro.

Nos anos 60 integrou o elenco de humoristas da TV Rio e TV Record participando da "Praça da Alegria" de Manoel de Nóbrega. Nos anos 70 se transferiu para a TV TUPI onde integrava o "cast" de humorístas da emissora. participou dos humorísticos "Balança Mas Não Cai", "Deu a Louca no Show" e "Apertura".

Nos anos 80 foi contratado pela TVS (TV Studios) SBT, Rony atuou nos programas *Reapertura", "Praça da Alegria" e "A Praça É Nossa", onde destacou-se por seus papéis da "Velha Surda" (o mais conhecido de todos), "Philadelpho" (o "Fifo") e o "Explicadinho".

Além de ator, Roni também trabalhava como médico veterinário e era presidente do Sindicato dos Médicos Veterinários. Até 2000, ele era diretor do Sindicato dos Artistas. No SBT, ele integrou o elenco de "A Praça é Nossa" desde a estréia em 1987. No fim da década de 50, Rony já trabalhava ao lado de Manuel da Nóbrega na "Praça da Alegria".

Morreu de câncer linfático, aos 64 anos. Desde o dia 3 de janeiro do mesmo ano ele se encontrava internado no hospital Osvaldo Cruz, em São Paulo. O humorista deixou a mulher, Omara Losangeles Masson Rios, e o filho Cassiano Ricardo Rios.