100 poemas escolhidos de Marcos Freitas
Eis aqui, nestes 100 poemas que ascendem às correntes dos ares e percorrem o planeta como um gavião eletrônico, um poeta engenheiro das águas revoltas águas, nascido prá lá de lá da Serra das Confusões e que sonhou em meditação na gruta mágica de Ubajara e no parque das Sete Cidades. É lá, no mais agreste do mais agreste sertão que “no meio do nada, surgem tartarugas de pedra”, que caminham lentamente nas noites de lua cheia. Prefácio: José Roberto da Silva.
 
Neste poemário, Marcos Freitas mostra que a poesia é livre e pode ter muitas faces: há um poema que pode ser lido de cima para baixo ou vice-versa, da esquerda para a direita ou seguir como bem o leitor preferir. Faz-nos lembrar outro poeta, o boliviano-suíço Eugenio Gomringe, criador das Constelaciones verbales, que definiram a imagem do texto e o texto da imagem, além do grupo cujos líderes foram Augusto e Haroldo de Campos e Décio Pignatari.
 
Refiro-me ao movimento que, nos anos 60, alcançou certa força e mostrou que a fonética, as artes plásticas e a semântica eram irmãs. Falo da poesia concreta que também encontramos, em menor escala, em Marcos Freitas.
 
Prólogo: Kori Bolívia.
• Paperback: 144 pages 
Cem Poemas Escolhidos de Marcos Freitas
Ed. Amazon (USA), 2018.
144 páginas.
ISBN-10: 1791648908

ISBN-13: 978-1791648909