UNESCO: Patrimônio Mundial no Brasil

Na Internet, a UNESCO apresenta a síntese do assunto, seguida de lista de links concernentes, todos de grande relevância artística, histórica, científica e cultural.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

 

ASPECTO DO TEATRO NACIONAL CLAUDIO SANTORO, em Brasília

(Foto em: http://rainermartins.blogspot.com/2009/07/teatro-nacional-claudio-santoro.html)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

 

CLAUDIO SANTORO [1919 - 1989 - "Revolucionário

da Música Erudita"

(http://www.universia.com.br/cultura+/materia.jsp?materia=2353)]:

o nome do maior teatro candango constitui homenagem à sua

memória

(Apenas a foto, sem essa legenda, está, na Web, em:

http://literaturarogelsamuel.blogspot.com/2009_05_01_archive.html)

 

  

25.1.2010 - Para quem se preocupa com a preservação da cultura material e intangível brasileira - e do mundo, uma vez que há, em várias circunstâncias, também o reconhecimento universal -. excelente é essa página eletrônica do portal da UNESCO.

 

"Patrimônio Mundial no Brasil

 

As relações com a salvaguarda do patrimônio cultural tangível e intangível no Brasil podem ser as principais referências para as políticas nesse campo.

O trabalho sobre Patrimônio Mundial no Brasil tem significado frutíferas colaborações com os governos Federal, Estaduais e Municipais e com a sociedade civil. Atualmente o país conta com dezessete bens inscritos na lista do Patrimônio Mundial, pelo seu excepcional e único valor para a cultura da humanidade.

Dentre as principais atividades do escritório da UNESCO no Brasil, destaca-se a implementação da Convenção do Patrimônio Mundial, à qual o Brasil aderiu em setembro de 1977. 

A fim de assegurar o alcance dos objetivos da Convenção do Patrimônio Mundial, a Representação da UNESCO no Brasil mantém estreita relação com o World Heritage Centre [Centro do Patrimônio Mundial da UNESCO] - visando a implementação de ações de cooperação técnica com as diversas Administrações dos sítios brasileiros "Patrimônio da Humanidade".

Dessa forma, a UNESCO constantemente apóia o governo Brasileiro na preservação do legado cultural do país, o que inclui além do seu patrimônio histórico e natural, o patrimônio chamado imaterial, que envolve as tradições orais, a cultura e a arte populares, as línguas indígenas e manifestações tradicionais.

Em 2001, as expressões orais e gráficas dos índios Wajãpi do Amapá foram  proclamadas Obras Primas do Patrimônio Oral e Imaterial da Humanidade, figurando ao lado de importantes manifestações culturais que constituem o patrimônio intangível do mundo. Além disso, a UNESCO participa ou apóia inúmeras iniciativas nesse âmbito.

A proposta de criação, pelo governo brasileiro, de um Centro de Categoria II da UNESCO voltado para a formação em patrimônio, com ênfase no Patrimônio Mundial, será, entre outras vantagens, oportunidade para a consolidação de um pensamento sobre o tema que melhor reflita os problemas e desafios do Brasil e da América Latina.

 

Informações Adicionais

 

Objetivo Estratégico 1: primeiro objetivo estratégico da UNESCO em Cultura no Brasil

Objetivo Estratégico 2: segundo objetivo estratégico da UNESCO em Cultura no Brasil

Patrimônios Culturais da Humanidade no Brasil (Embratur)

Diversidade Cultural no Brasil

Promoção de Sítios de Valor Excepcional

Lista do Patrimônio Mundial no Brasil

Lista do Patrimônio Mundial em Português

Instrumentos Internacionais: traduções para o português de documentos normativos internacionais da UNESCO na área de Cultura

2003 - Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial (PDF, 63 Kb)

1972 - Convenção para a Proteção do Patrimônio Mundial, Cultural e Natural (PDF, 80 Kb)

1970 - Convenção Relativa às Medidas a Serem Adotadas para Proibir e Impedir a Importação, Exportação e Transferência de Propriedades Ilícitas dos Bens Culturais (PDF, 77 Kb)

Bibliografia en Patrimônio Cultural em português: resultado de busca na base de dados UNESDOC

Bibliography on Patrimônio Intangível em português: resultado de busca na base de dados UNESDOC

Bibliography on Patrimônio Natural em português: resultado de busca na base de dados UNESDOC

Para mais informações, por favor, visite os seguintes sites da UNESCO:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(http://blogdalux.blogspot.com/2008_08_01_archive.html)