Uma crítica de cinema exemplar
Por Flávio Bittencourt Em: 23/09/2013, às 05H45
[Flávio Bittencourt]
Uma crítica de cinema exemplar
Ary Monteiro Jr. escreveu sobre o grande filme da década passada.
ARTIGO NOSSO SOBRE O MESMO FILME PODE
SER LIDO EM:
onde se vê - no cartaz do filme, também - que a menina aparece com um "chapeuzinho vermelho";
não seria necessário acrecentar que o lobo mau nada mais indicia do que um faminto
pedófilo napele desse animal perigosíssimo
CHAPEUZINHO VERMELHO OU
CAPUCHINHO VERMELHO [em Portugal]:
23.9.2013 - F.
"crítica
Menina Má.com
(Hard Candy, 2005)
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Moralmente ambíguo e atualíssimo, esse suspense não deixa o espectador respirar. |
Ela poderia estar fazendo comédias teen românticas como a maioria das atrizes na sua faixa etária mas em vez disso, a jovem Ellen Page (então com 19 anos) já vem fazendo escolhas ousadas como este Menina Má.com ou Hard Candy no original, que é uma gíria para meninas menores de idade e poderia ter rendido título em português menos embaraçoso. Filmado antes dela chamar a atenção com seu pequeno papel em X-men 3, Page não se deixou abalar pelo sucesso e já está para lançar outros filmes igualmente maduros como Jack e Diane (2007), no qual viverá uma lésbica. O filme é uma espécie de Lolita da geração online onde Page vive Hayley, uma adolescente que marca um encontro pela internet com o fotógrafo mais velho Jeff (Patrick Wilson). Após os dois trocarem flertes num café, ela decide acompanhá-lo em casa e, à medida em que a sedução vai esquentando, quem cai no "Boa Noite Cinderela" é ele, se tornando um brinquedo nas mãos dela. Quem é a menina? Devemos sentir pena do pedófilo sofrendo nas mãos dela? Ou devemos sentir simpatia por ela estar "vingando" todas as vítimas de abuso, mesmo usando de métodos violentos? Essas questões morais povoam a cabecinha do espectador durante todos os agonizantes 100 minutos deste eficiente suspense dirigido com habilidade pelo estreante David Slade. Egresso de videoclipes, Slade consegue imprimir um estilo visual interessante mesmo dentro de seu limitado orçamento, onde praticamente só há dois personagens e uma casa. Abusando de closes que trazem o espectador para a intimidade sórdida dos personagens, arranca performances convincentes dos atores e mantém o clima de tensão quase insuportável durante uma boa parte do filme. Não é um filme leve e muito menos divertido, algumas falas sarcásticas podem arrancar risadas mas na maior parte do tempo Hard Candy é um filme que mexe com o espectador, deixa uma sensação desconfortável que não acaba quando acendem as luzes e por isso mesmo já é um dos melhores suspenses de 2006.
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"Travemünde
Travemünde é um bairro de Lübeck, Alemanha, na foz do rio Trave na Baía de Lübeck. Travemünde surgiu a partir de uma praça-forte fundada por Henrique, o Leão, Duque da Saxónia, no século XII, para guardar a foz do Trave, e os dinamarqueses reforçaram-na. Tornou-se vila em 1317 e em 1329 passou a ser uma posse da cidade livre de Lübeck, à qual pertence desde então. As suas fortificações foram demolidas em 1807.
Travemünde é uma antiga estância balnear (desde 1802) e o maior porto de ferryboats da Alemanha no Mar Báltico com ligações à Suécia, Finlândia, Letónia e Estónia. O farol data de 1539 e é o mais antigo da costa báltica alemã. Outra atracção de Travemünde é o Flying P-Liner Passat, um navio-museu ancorado na foz do Trave.
A Travemünder Woche é uma corrida de vela que dura uma semana e se realiza anualmente. O também anual festival de areia de Travemünde é conhecido como Sand World.
Literatura
A estância balnear do século XIX foi evocada por Thomas Mann na sua obra Buddenbrooks. Na parte II/5-12 as férias de Antonie Buddenbrook são narradas, e na Parte X/3 um verão do pequeno Hanno. Travemünde é retratada por Mann como lugar de liberdade, felicidade e, no caso de Antonie, amor, o que contrasta com os problemas do quotidiano.
Imagens
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Hotel Kurhaus, arquiteto Joseph Christian Lillie
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Foz do rio Trave