SBT Sao Paulo, Brazil
1998
[Comentários:]
(...)
"Os xaropes fortificantes merecem uma página especial nos percalços da indústria farmacêutica brasileira. Um deles, o Sadol, lançado em 1924 pelo Laboratório Boettger e depois repassado ao Laboratório Catarinense, que o comercializa com sucesso até hoje, possui uma história das mais ricas. Com a ajuda do fabricante, contamos aqui alguns dos episódios da vida do produto.
Postulante misterioso
Há cerca de 40 anos, em época de campanha eleitoral, a população de um município do interior do Paraná começou a se preocupar com um misterioso candidato, surgido do nada. Na verdade, tudo não passou de uma confusão. Com a profusão de santinhos dos candidatos e partidos políticos e de inscrições em muros, porteiras e pedras, o povo pensou que o slogan publicitário “Tome Sadol”, inscrito em rochas, aludisse a um certo postulante de nome “Tomé Sadol”. Até descobrirem a verdade, os candidatos de verdade chegaram até a discutir estratégias para competir com o tal “Tomé”…
.
Curioso conselho amigo
Por muito tempo o Sadol foi comercializado em frasco de vidro. E não à toa, já que o Laboratório Catarinense possuía uma vidraria própria. Todavia, Ney Osvaldo Silva Filho, presidente da farmacêutica, recebeu uma notícia ruim no fim dos anos 70. Ao visitar a subsidiária de uma grande vidraria estrangeira para propor uma parceria tecnológica, descobriu que sua vidraria estava bem ultrapassada. Não valeria a pena mantê-la funcionando. Curiosamente, o diretor da vidraria multinacional lhe sugeriu que, em vez de injetar capital na atualização das linhas de vidro, comprasse máquinas injetoras para fabricar embalagens plásticas. Assim nasceu, em 1982, a AB Plast, braço do Laboratório Catarinense que produz os frascos plásticos com o mesmo desenho dos originais de vidro que, desde então, acondicionam o Sadol."
(http://almanaque.blog.br/2003/10/historico-tonico-barriga-verde/#more-1030)
Alguém lembra do Almanaque Sadol, que era distribuído todo ano pelo Laboratório Catarinense? Tinha lá as propagandas do Melagrião, Biotônico Fontoura e Sadol, mas era meio bizarro, com pequenas matérias sobre técnicas agrícolas e de jardinagem, dicas de saúde, fatos históricos e piadas. Tinha o calendário de todos os Santos, receitas culinárias, ditados populares, e até dicas de como observar as nuvens e os pássaros para saber se o tempo ia melhorar ou não. O que eu mais gostava era a historinha do Jeca Tatu, que tomava Biotônico Fontoura e se transformava num homem forte e trabalhador. Eu sei lá porque eu gostava tanto disso. A resposta é: eu fui uma criança esquisita!!!"
O Fortificante Sadol é um tradicional estimulador de apetite, concorrente direto do Biotônico Fontoura, criado em 1924 pelo Laboratório Boettger e repassado em 1945 para o Laboratório Catarinense.
Desde 2001, está disponível no sabor tradicional e também nas variantes com sabores Chocolate e Morango.
Ligações externas
Ver Também
Categorias:
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Fortificante_Sadol)
===
"Biotônico Fontoura
Embalagem plástica de Biotônico Fontoura
O Biotônico Fontoura é um medicamento fortificante e antianêmico criado em 1910 pelo farmacêutico brasileiro Cândido Fontoura. Desde meados dos anos 90, o Biotônico Fontoura havia se tornado marca do portifólio da DM Farmacêutica, que posteriormente foi vendida ao Hypermarcas que ainda produz e comercializa o produto no Brasil. No ano de 2010 o Biotônico Fontoura completou 100 anos e entrou para a lista de medicamentos mais antigos ainda em circulação no Brasil.
O slogan do produto era Ferro para o sangue e fósforo para os músculos e nervos e seu jingle era Bê, á, bá. Bê, e, bé. Bê, i, Bi...otônico Fontoura!, composto em 1978.
História
Cândido Fontoura, em 1910, fundou em São Paulo (cidade) uma fábrica para a produção de um fortificante que havia criado para o tratamento de sua esposa que estava com a saúde fragilizada. Queria um produto com qualidades semelhantes ao Elixir Nogueira ou a Emulsão Scott, seus concorrentes.[1] O nome Biotônico Fontoura foi dado por Monteiro Lobato famoso escritor e amigo profissional do farmacêutico Fontoura.[2] Ambos trabalhavam no jornal O Estado de S. Paulo e Monteiro Lobato sentia-se muito cansado quando Fontoura indicou o medicamento ao amigo e este sentiu-se mais animado. Posteriormente foi criado o Almanaque Fontoura que trouxe o personagem de Lobato Jeca Tatuzinho, baseado no Jeca Tatu que o autor criara na literatura. O almanaque divulgava o laboratório e pregava uma campanha contra a ancilostomose.[2]
Durante a vigência da Lei Seca, o Biotônico Fontoura foi exportado para os Estados Unidos. Como se tratava de um produto medicinal, sua comercialização e consumo eram liberados. Ainda que muitos o considerem superestimado, Cândido Fontoura contava que ganhou muito dinheiro com o negócio. Não há registros da quantidade exportada.[3]
Sua fórmula original continha 19,5% de álcool etílico; em 2001 a Anvisa proibiu álcool em formulações destinadas às crianças, nesta época o produto continha 9,5% de álcool etílico.[4]
A fórmula atual contém: extrato glicólico de Aloe perryi, Commiphora myrrha, Myristica fragans e Cinnamomum zeylanicon, além de sulfato ferroso heptahidratado e ácido fosfórico.
Referências
- ↑ CADENA, Nelson (25 de fevereiro de 2010). Há 100 anos, o Biotônico Fontoura, chegava às patreleiras das farmácias. Almanaque da Comunicação. Página visitada em 15/06/2011.
- ↑ a b EDLER, Flavio Coelho, Casa da Palavra, Boticas & Pharmacias: uma história ilustrada da farmácia no Brasil, Rio de Janeiro: 2006. Página visitada em 15 de junho de 2011.
- ↑ http://www.istoedinheiro.com.br/artigos/23169_A+FORCA+DE+UMA+MARCA+CENTENARIA/
- ↑ Governo manda mudar fórmula do Biotônico Fontoura. Folha.com (21 de abril de 2001). Página visitada em 15/06/2011.
Ligações externas
Ver também
Categorias:
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Biot%C3%B4nico_Fontoura)
achei mais alguem q gostava dos almanaques!o/
nossa como eu tenho saudades do almanaque sadol;que vontade que tenho ter todas as edições,que saudades
Acabei de fazer uma busca axando q ainda existia almanaque :’(
Oieeeeeeeee…
Só uma correção, o biotônico não é do Laboratório Catarinense…. Mas quanto ao Almanaque, tem muitas farmácias ainda que distribuem nos fins de ano por todo o país.
nossa eu sabia o dia certinho q ela chegava amava rsrsrs saudades