Historiador Wilson Carvalho Gonçalves
Historiador Wilson Carvalho Gonçalves

Elmar Carvalho

Fiz amizade com o Dr. Wilson Carvalho Gonçalves, creio, em 1984/85, em circunstância que em outra oportunidade relatarei. Nessa ocasião, ele me falou que fora amigo de juventude de meu pai, posto que eram conterrâneos barrenses e contemporâneos. A partir de então se tornou um grande amigo meu. Prefaciei alguns de seus livros. Fui citado e comentado em várias obras suas. Tive a honra de fazer parte de suas notáveis Antologia da Academia Piauiense de Letras, de cuja primeira edição fiz o prefácio, e da Antologia dos Poetas Piauienses, que igualmente prefaciei. Fui o apresentador de muitos de seus livros, em solenidades de lançamento. Era ele um homem cordial, acolhedor, amável, com delicado senso de humor, em que nunca destilava ironia ou veneno, ainda que sutis. Como uma homenagem ao saudoso amigo, republico a vertente matéria. 

O Grande Dicionário Histórico-Biográfico Piauiense, de Wilson Carvalho Gonçalves, para início de conversa, traz uma bela e moderna capa da autoria de Josefina Pacheco Gonçalves, talentosa artista plástica, muito atualizada, sempre em busca de novas concepções e conceitos, de novas técnicas e novos instrumentais, em dia com o que está sendo produzido de mais novo no Brasil e no exterior, e que já conquistou uma vasta legião de fãs e consumidores, no Piauí e no Ceará.

 

O autor vem dedicando o melhor de sua inteligência, tempo e esforço à historiografia piauiense, sem alarde e sem autopromoção. Há longos anos, em laboriosa, porém, discreta pesquisa, vem publicando, em sucessivos livros, atos e fatos de nossa história, sem preocupações com os novos conceitos e métodos historiográficos, sem concessões aos modismos, via de regra efêmeros. Contudo, dentro da boa e velha tradição da história, vem desenvolvendo um grande e importante trabalho, mesmo para os versados e doutos, porque simplesmente trouxe à luz do prelo registros históricos que se encontravam dispersos nas mais variadas fontes, muitas delas de quase impossível acesso, enquanto outras dormiam em velhos alfarrábios, que já quase se diluem aos simples toques dos dedos, por mais carinhosos e sutis que sejam.

O livro foi substancialmente aumentado e melhorado, com o acréscimo de mais de trezentos verbetes, sendo que vários dos já existentes foram enriquecidos com novos dados e informações. Em suas páginas desfilam os homens e mulheres que se projetaram em suas diferentes áreas de atuação, sobretudo a política, a artística, a militar, a profissional e a empresarial. É um manancial informativo tão vasto, que em várias outras paragens só é levado a efeito através de um grupo de trabalho, com diferentes especialistas e pesquisadores. Cada verbete traz sua bibliografia, de sorte que abre um amplo caminho para quem quiser se aprofundar em sua temática. Muitos contêm o retrato do biografado e comentários sobre sua obra ou personalidade.

Como não poderia deixar de ser, em obra dessa natureza, os verbetes são concisos, dada a amplitude da matéria, entretanto são verdadeiras cápsulas vitamínicas de alta concentração, contendo o máximo de informações por centímetro quadrado. E é nisso que reside o maior mérito da obra, pois para que essa alta densidade de dados e notícias fosse alcançada foi necessário uma alta dosagem de paciência e persistência do autor, porquanto essa massa historiográfica só pôde ser conseguida após demorados anos de penosa e exaustiva pesquisa, em que se não sabe o que mais admirar, se a dedicação de Wilson Carvalho Gonçalves, se a sua habilidade e faro investigativo de encontrar o documento certo no lugar mais incerto.

Por tudo isso, comparo o trabalho desse dicionarista com a habilidade e a paciência de um tecelão, porquanto soube extrair das mais diversas e variadas fontes a matéria prima com a qual construiu a sua bela e caprichosa colcha de retalhos - o seu dicionário - que  verdadeiramente forma uma unidade quase inconsútil, tal a competência com  que foi elaborado e articulado.