Um passeio histórico pela Petrópolis colonial

Sérgio Kapps estreia na literatura. O primeiro livro do procurador de Justiça aposentado Sérgio Kapps, “Contos de Réis”, é uma coletânea de histórias ambientadas em Petrópolis, com publicação simultânea no Brasil, Portugal, Angola e Cabo Verde. O livro nos leva, por meio de reflexões de um descendente de colonos alemães, à cidade Imperial do passado, com nobres e gente comum. “A colonização alemã em Petrópolis é muito menos conhecida do que a do Sul do País”, revela o autor.

Publicado pela Editora Chiado Books, o livro tem histórias cotidianas da vida dos fundadores de Petrópolis e seus descendentes. “Sempre pesquisei a nossa história, até porque descendo de 20 dessas famílias de colonos. Quero tornar nossa história ainda mais conhecida”. Sérgio se dedica à recuperação dessas memórias, produziu um documentário chamado “Petrópolis Alemã”, disponível no Youtube. Ele também criou páginas sobre o assunto no Facebook e no Instagram.

Como promotor de Justiça, trabalhou em cidades do interior do estado, nas quais viveu situações singulares que agora inspiraram os contos. Colecionador de histórias, durante oito anos manteve o programa de rádio “Espaço do Cidadão”. Nele, fazia entrevistas com personalidades do meio jurídico, médicos e historiadores. Sérgio se sente realizado com o alcance que o livro pode conquistar por todo o mundo. “É uma grande oportunidade aberta pela Chiado Books, que tem sede em Cascais. Uma forma de muita gente saber sobre nossa história”.

Sérgio vai reverter toda a renda obtida com os livros para a aquisição de cestas básicas para pessoas em situação de vulnerabilidade social, por meio de um acordo com a Cufa – Central Única das Favelas. “Infelizmente, muitos estão passando fome. Vi uma entrevista com o Preto Zezé, presidente da Cufa, e um raio de esperança brotou em mim”, conta Sérgio. “Talvez nem tudo esteja perdido. O Brasil ainda tem muita gente de bem”, afirma, com esperança.  “Contos de Réis” está disponível em pré-venda nas livrarias Martins Fontes, Travessa, e Cultura, além das lojas virtuais Amazon e Rakuten Kobo.

Outras informações

https://youtu.be/TlCJKB4ifUo - documentário “Petrópolis alemã”

ISBN: 9789895291939

Idioma: Português /Páginas: 122 / Edição: 1ª –  Chiado

Preço: R$ 33,00 - E-book na Amazon: R$ 20,00