0

UM LIVRO INFANTIL DE BENTO XVI

Miguel Carqueija


    
    Pode surpreender a muita gente que o grande Papa Bento XVI (papa emérito atualmente) seja autor de um livro infantil. A obra em questão é “Os amigos de Jesus” (os apóstolos) e seu título original italiano é “Gli amici di Gesú” (Piccola Casa Editrice, Itália, 2011), em edição brasileira, do mesmo ano, pela Editora Thomas Nelson Brasil, Rio de Janeiro). As ilustrações são de Franco Vignazia e a apresentação (isto é, o prefácio) de Julian Carión.
    É um típico livro infantil: capa dura, formato de álbum, capítulos curtos escritos em linguagem simples e amena, desenhos toscos porém singelos.
    A obra comenta cada um dos apóstolos de Jesus, conforme o que se sabe a seu respeito. Assim vamos deparando explanações sobre Pedro, André, Tiago Maior, João Evangelista, Tomé, Mateus, Filipe, Bartolomeu, Tiago Menor, Simão Cananeu, Judas Tadeu, Judas Iscariotes, Matias e Paulo.
    Iscariotes foi sem dúvida um dos apóstolos originais, mas a sua traição levou a que, posteriormente à Ascensão do Senhor, ele fosse substituído por Matias. Quanto a São Paulo, é o chamado “apóstolo dos gentios”, que levou a mensagem de Cristo para além do povo judeu.
    Este o belo livro ilustrado do grande Papa Bento XVI.