Veja o link: https://youtu.be/fcEYrD9xyIc
Veja o link: https://youtu.be/fcEYrD9xyIc

DIÁRIO

[Um ano de Jogando Conversa Afora]

Elmar Carvalho

05/06/2020

            Estive vendo o vídeo mais recente do canal You Tube “Jogando Conversa Afora”, em que o apresentador Walter Siqueira rememora um ano desse programa de entrevistas. Considero, no gênero, um dos melhores, porque o seu apresentador, com discrição, parcimônia e senso de oportunidade, formula as perguntas de forma sintética e inteligente, e, sem se colocar como centro das atenções, deixa que o entrevistado se sinta à vontade e se estenda em suas respostas.

            Nesse mais recente programa ele fez uma espécie de montagem com trechos de várias das mais de 35 entrevistas realizadas ao longo de um ano. A edição está perfeita, pois não se nota rupturas, com cortes abruptos de frases ou desenvolvimento de raciocínios. Também a seleção dos trechos foi muito boa, porquanto foram pinçados os momentos mais marcantes ou impactantes da entrevista, mais condizentes com a personalidade do entrevistado. Tive a honra e a satisfação de rever um extrato da entrevista que lhe concedi alguns meses atrás.

            Conheci o Dr. Walter Henrique Siqueira no início de 1998, na longínqua Comarca de Socorro do Piauí, quando iniciava minha carreira na magistratura e ele ali exercia o elevado cargo de Promotor de Justiça. Fizemos algumas viagens juntos, de Socorro a Teresina, em que conversávamos e ouvíamos uma boa música do som do automóvel.

Ele é um exímio violonista e um primoroso cantor, de voz afinada, mas que também sabe produzir um falsete e uma dissonância com rara maestria. Na realidade é um ser cultural, que se interessa por todas as manifestações artísticas. Cultiva a religião Católica com afinco, mas sem fanatismo, respeitando a religiosidade dos outros. 

Por todas as qualidades que lhe ornam a personalidade e pelos seus múltiplos interesses culturais, Walter Siqueira convida para suas entrevistas pessoas de diferentes setores profissionais e artísticos, e delas, com simpatia e vivacidade, sabe extrair o melhor de seus conhecimentos e experiência laboral e de vida.

Vida longa, pois, a esse excelente programa de entrevistas, em que as conversas não devem ser jogadas nem fora nem afora, mas guardadas como zelo em nossa memória, para nosso proveito e aprimoramento cultural e espiritual.