[Whashington Ramos]

     “Se queres ser universal, começa pintando tua aldeia.” Essa frase é da autoria de Tolstói, o grande escritor russo. Ela diz uma grande e necessária verdade e pode desinchar o ego excessivo de muita gente, principalmente daqueles que se metem a querer consertar o mundo sem antes melhorar muito o próprio lugar onde vivem. Trata-se de uma frase que nos aconselha a humildade.

     Lembrei-me dela após ver e ouvir as declarações atabalhoadas do atual presidente da República sobre a guerra na Ucrânia. Depois tanta asneira dita por Lula num tom de voz como se ele fosse o detentor da verdade absoluta, ficou-me a impressão de que ele quer ser altamente universal, quer ser o maior líder do planeta. Talvez esteja almejando ganhar o Nobel da Paz.

     Calma, presidente! Baixa a bola! Chega de tanto convencimento! Basta de tanta vaidade! Tu falas demais! Ninguém te pediu opinião sobre uma guerra que está tão distante de nós aqui no Brasil.

     Que tal tu cuidares melhor desta nossa aldeia chamada Brasil? Quanto mais ela for administrada corretamente, mais ela se destacará no mundo. Quanto mais ela produzir riquezas e distribuí-la adequadamente com os brasileiros, mais este país será destaque universal. É um processo natural. Como está a exploração de nossas riquezas naturais? Como está a exploração do nióbio, um mineral importantíssimo na indústria de alta tecnologia?

     Tu tens a imodesta pretensão de instaurar a paz na Ucrânia. Esquece a Ucrânia! Que tal instaurar a paz aqui mesmo no Brasil? Os brasileiros são vítimas de balas perdidas, de guerras entre facções criminosas, de sequestros, de assaltos, de queima de ônibus, de roubos, de assassinatos. Muitos já fecharam seu pequeno comércio porque não aguentaram mais tanta violência. O crime organizado já parou várias cidades brasileiras, inclusive a rica S. Paulo, queimando carros, assaltando bancos, matando pessoas, e tu te preocupando com a guerra na Ucrânia! Tens santa paciência! Cuida da paz aqui nesta tua aldeia Brasil!

     Outra coisa: não é afrontando a União Europeia e os EUA, responsabilizando-os pela guerra, que vais conseguir a paz no mundo. Não é sendo muito amigo da ditadura chinesa, criticando o dólar como moeda universal e propondo outra moeda para o comércio universal, que vais ser um homem de paz. Isso revela só tua arrogância e teu ressentimento com os países ricos.

     Muitos problemas brasileiros precisam de solução como a construção de refinarias para melhorar a produção de petróleo aqui, evitando que ele seja refinado no exterior; como o combate à inflação para que nossa moeda seja forte e estável, fator essencial para o desenvolvimento do país; como o combate à corrupção, que tantos prejuízos nos traz...

     Cuidado, presidente! Esquecendo tua aldeia e te preocupando com a guerra dos outros, corres o risco de ser um simples fantoche das autocracias russa e chinesa.