TRADUÇÃO DE UM BREVE TEXTO DE FRANKLIN DELANO ROOSEVELT
Por Cunha e Silva Filho Em: 09/12/2019, às 11H31
CUNHA E SILVA FILHO
Nos tempos vindouros, os quais procuramos torná-los numa realidade segura, esperamos ansiosamente um mundo estribado em quatro liberdades humanas e sólidas.
A primeira é a liberdade de expressão e m qualquer parte do mundo.
A segunda é a liberdade de cada indivíduo de amar a Deus à seu modo - em qualquer parte do mundo.
A terceira é a liberdade de querer, a qual traduzida em termos mundiais, assegurará a cada nação um saudável vida tempo de vida tranquila a todos – em qualquer parte do mundo.
A quarta liberdade é a de não ter medo, a qual, traduzida em termos mundiais, signifique uma redução global armamentista de tal sorte e de tal forma geral que nenhuma nação esteja numa posição de perpetrar ato de agressão física contra quaisquer outros países vizinhos em qualquer parte da Terra.
Franklin Delano Roosevelt (1882-1945). 32º Presidente dos Estados Unidos de 1933 a 1945. Apud SERPA, Oswald, in : Easy English. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves 1935, p.109
(Trad. de Cunha e Silva Filho)
NOTA AO LEITOR: A ESCOLHA DO BREVE TEXTO ACIMA É UM ALERTA AOS DIRIGENTES DO BRASIL ATUALMENT, EM ESPECIAL AO ATUAL PRESIDENTE DA REPÚBLICA FEDERATIVA BRASILEIRA, SR. JAIR BOLSONARO .
A POSIÇÃO DO PRESIDENTE JAIR BOLSONARO NOS LEVA A DEFINI-LO MESMO COMO DA EXTREMA-DIREITA, O QUE SERÁ UM ANTECIPADO FRACASSO DE SEU MANDATO.
SE DESEJAR DAR CONTINUIDADE A UM SEGUNDO MANDATO E COM O APOIO MACIÇO DO POVO LETRADO OU MENOS LETRADO TERÁ QUE REVER SUAS ATITUDES E ATOS NÃO PROFUNDAMENTE MEDITADOS EM VÁRIOS SETORES DA VIDA PÚBLICA NACIONAL, NOTADAMENTE EM SUAS AVERSÃO POR UM PAÍS ONDE A CULTURA, A EDUCAÇÃO, A SAÚDE E A SEGURANÇA ESTÃO SE ESTRAÇALHANDO LITERAL MENTE.
EU PODERIA, EM SÃ CONSCIÊNCIA, SUBLINHAR QUE OS HOMENS DE BOA VONTADE QUE AINDA EXISTEM NO PAÍS ESTÃO CONTRA A SUA FORMA DE ADMINISTRAR A NAÇÃO NOS DIVERSOS CAMPOS DA ATIVIDADE HUMANA.
QUE O PRINCIPAL MANDATÁRIO DO ESTADO BRASILEIRO TENHA A HUMILDADE DE FAZER, EM TEMPO ÚTIL, UM MEA CULPA E MODIFIQUE A MAIOR PARTE DOS MINISTROS DO SEU GABINETE ESCOLHENDO - AINDA É TEMPO DE FAZÊ-LO - HOMENS DE GRANDE COMPETÊNCIA E LARGA EXPERIÊNCIA DA RES PÚBLICA QUE JÁ MANISFESTARAM O SEU REPÚDIO E, DE RESTO, ESTÃO AÍ INDIGNADOS JUNTAMENTE COM A CONSCIÊNCIA LÚCIDA DOS BRASILEIROS PATRIOTAS.