Thiago de Mello pede renúncia à Academia Amazonense de Letras
Por Flávio Bittencourt Em: 06/04/2011, às 07H57
[Flávio Bittencourt]
Thiago de Mello pede renúncia à Academia Amazonense de Letras
Trata-se de digna reação a uma tentativa não-democrática de alteração de estatutos daquele Silogeu Baré.
"Discurso pronunciado por Jorge Tufic, ao receber o título de Cidadão do Amazonas
Meus primeiros agradecimentos desta honrosa investidura, que sejam para os generosos confrades da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas, constituída por Gaitano Antonaccio, Urias Freitas, Orígenes Martins, José Coelho Maciel, Manoel Bessa Filho, Bernardo Cabral (Honorário), Francisco Ritta Bernardino, Eliana Mendonça de Souza, Eurípedes Lins, dentre outros, tendo à frente o primeiro da lista, cuja demanda, hoje vitoriosa ao me ser conferido o título de Cidadão do Amazonas, foi trazida a esta Assembléia Legislativa pelas mãos do Deputado Sinésio Campos, o qual, por sua vez, encontrara aqui o desejado apoio e a unanimidade que tanto me engrandece. (...)".
(JORGE TUFIC [UM DOS MAIORES POETAS VIVOS DO PLANETA TERRA], http://navegandonapoesia.blogspot.com/, SENDO QUE NOSSO É O GRIFO EM "generosos confrades da Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas [ALCEAR]")
ALBERTO MORAVIA PICTORICAMENTE RETRATADO
(SÓ A FOTO, SEM A LEGENDA LOGO ACIMA ENGENDRADA:
http://www.gonzalobarr.com/blog/?p=785)
O Poeta Thiago de Mello
(http://acritica.uol.com.br/noticias/Thiago-Mello-Academia-Amazonense-Letras_0_457154737.html)
"(...) No dia de seu enterro [NO DIA DO ENTERRO DO CINEASTA, POETA, FILÓSOFO, JORNALISTA E PROFESSOR P. P. PASOLINI, QUE HAVIA SIDO ASSASSINADO EM 2.11.1975], o escritor Alberto Moravia, diante de amigos e fãs comovidos e chocados pela brutalidade, mas também pela covardia de seu assassinato, disse enfaticamente que naquele dia haviam matado um poeta. Mas poetas, como todos sabem, nascem poucos, no máximo um ou dois durante todo um século, continuou (...)".
(ALEX CALHEIROS,http://uepbonline.blogspot.com/2010/11/pasolini-morto-ha-35-anosintelectual.html
http://uepbonline.blogspot.com/2010/11/pasolini-morto-ha-35-anosintelectual.html)
"Pasolini: morto há 35 anos,intelectual deixou obra que vai além do cinema
(http://uepbonline.blogspot.com/2010/11/pasolini-morto-ha-35-anosintelectual.html)
"OS POETAS DEVERIAM SER SAGRADOS!".
(ALBERTO MORAVIA, discursando indignado - dando murros na tampa do caixão,
como se pode ver em trecho de vídeo que consta no Youtube - no enterro de
PIER PAOLO PASOLINI)
PASOLINI E MORAVIA
(http://www.homolaicus.com/letteratura/moravia/modellizzazione.htm)
"QUEREM DISCUTIR COM UM POETA-SÁBIO-CABOCLO DO INTERIOR DO AMAZONAS?
AGORA ELES ESTÃO VENDO A CONFUSÃO INTERNACIONAL QUE CRIARAM
(ESTA MATÉRIA SERÁ TRADUZIDA PARA O IDIOMA INGLÊS PELA
PROFESSORA ELZIRA SILVA, DE BRASÍLIA)"
(COLUNA "Recontando...")
"(...) Na carta de Thiago, à qual acritica.com teve acesso, o escritor se diz "constrangido e ofendido" com a proposta de mudança na AAL e pede seu desligamento "por dever moral e de fidelidade ao espírito fundador da Casa". "Deixo a Academia constrangido pelas práticas e intenções recentes, ambiciosas de poder, de alguns de seus membros. Constrangido e ofendido, porque ferem a dignidade não apenas da Casa, mas o espírito democrático que deve presidir o convívio entre os seres humanos e suas relações sociais", diz um trecho do documento.
Thiago de Mello, autor do célebre poema "Os estatutos do homem", é membro da AAL há mais de meio século. Ainda em sua carta de renúncia, ele lembra que relutou em fazer parte da entidade, mas que acabou cedendo "a uma carta de Djalma Batista e a um ‘carão’ de meu Pai". À época, o escritor fora aclamado membro da Academia por proposta de Péricles Moraes, Waldemar Pedrosa e Álvaro Maia. (...)"
(A CRÍTICA, hoje, MATÉRIA INFORMATIVA PRODUZIDA PELO NOBRE JORNALISTA
Jony Clay Borges,
http://www.portalentretextos.com.br/colunas/recontando-estorias-do-dominio-publico,236.html)
DIA DE GRANDE FESTA CIENTÍFICO-LITERÁRIA EM MANAUS:
CINCO DE SETEMBRO DE DOIS MIL E TRÊS
Acadêmicos fundadores da ALCEAR em 5-9-2003
Sessão Solene de Fundação em 5-9-2003 |
"O que vem a ser uma Academia? Um Sacrário de sabedoria? Um Templo de doutrinadores a espalhar as orações que pregam a religiosidade do conhecimento? Um Ateneu agasalhando mentes iluminadas que resplandecem sabedoria? Uma Academia se quiserdes será um Sacrário, um Templo e um Ateneu onde a Inteligência, o Conhecimento e a Criatividade deverão ser permanentemente cultivados."
(GAITANO ANTONACCIO, escritor manauara, presidente da ALCEAR,
http://portalamazonia.globo.com/alcear/)
PÁGINA DE ROSTO DE LIVRO DE POEMAS DE
AUTORIA DO PRESIDENTE DA ALCEAR,
uma legítima ACADEMIA DE LETRAS do Estado do Amazonas (Brasil)
(SÓ A REPRODUÇÃO DE IMAGEM DE PÁGINA DE ROSTO
DE OBRA LITERÁRIA EDITADA EM MANAUS, EM 1998,
http://shipmadeofbooks.blogspot.com/2011/01/poema-de-sabado.html)
"Quinta-feira, Março 08, 2007
GAITANO ANTONACCIO — Gaitano Laertes Pereira Antonaccio é advogado, contabilista, empresário, escritor, poeta, articulista e conferencista. Nasceu em Manaus, a 28 de janeiro de 1940, filho de Francisco Antonaccio e Neuza Pereira Antonaccio. Formou-se em Direito pela Universidade Federal do Amazonas. (...)".
(http://poetasdobrasil.blogspot.com/2007/03/gaitano-antonaccio-gaitano-laertes.html)
"A ACADEMIA AMAZONENSE DE LETRAS FOI FUNDADA NA RESIDÊNCIA DE MEU AMADO AVÔ MATERNO, BENJAMIN LIMA, NA RUA MONSENHOR COUTINHO, COM O NOME DE SOCIEDADE AMAZONENSE DE HOMENS DE LETRAS (há placa alusiva, nesse endereço), NO CENTRO DE MANAUS (ESTADO DO AMAZONAS, BRASIL). SÓ POR SER NETO DE UM DOS FUNDADORES, NÃO TENHO EU AUTORIDADE INTELECTUAL PARA ME MANIFESTAR NESTE MOMENTO. MAS SE EU TIVESSE, DIRIA: Thiago de Mello está correto; façam, por gentileza, o que ele está dizendo que deve ser feito."
(FLÁVIO ARAUJO LIMA BITTENCOURT [O RESPONSÁVEL POR ESTE ESPAÇO CULTURAL-WEBJORNALÍSTICO], bacharel em Comunicação Social pela UFF, especialista em Metodologia do Ensino Superior pelo UniCeub (Brasília-DF) e em Linguística Aplicada às Ciências Sociais (UERJ) e mestre (pós-graduação stricto sensu, com dissertação publicamente defendida e aprovada em 11.11.1991) em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, sócio-correspondente do IGHA - Instituto Geográfico e Histórico do Amazonas, colunista do portal da web Entretextos, técnico de nível superior, concursado, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Departamento do Patrimônio Nacional e Fiscalização / Centro Nacional de Arqueologia), ex-Diretor de Departamento (cedido do Banco do Brasil. S. A., onde trabalhou no Departamento de Formação do Pessoal [SETOR DE MULTIMEIOS (sub-estrutura adminsitrativa de produção de vídeo institucional)] e no Departamento de Marketing daquela Instituição Creditícia) do Ministério da Justica [NA GESTÃO DO MINISTRO BERNARDO CABRAL], ex-professor dos Cursos de Publicidade & Propaganda e Jornalismo da Universidade Católica de Brasília, do UniCeub e FADM - Faculdade de Artes Dulcina de Moraes, em Brasília), ex-colaborador eventual do Suplemento Pensar, do Correio Braziliense (4 ensaios publicados em 2004), autor de "Silvino Santos, o pioneiro do cinedocumentário no Amazonas" [MANAUS, GOV. DO ESTADO DO AMAZONAS, 1981] e de uma dissertação de mestrado inédita, citada, por exemplo, em
http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/signosdoconsumo/article/viewFile/6592/5987, pelo Prof. Dr. Jean Charles Jacques Zozzoli (autor francês-brasileiro), que escreveu "CONSIDERAÇÕES SOBRE ALGUNS PROCESSOS SISTÊMICOS E DISCURSIVOS DA MARCA DE PRODUTO" etc.)
DO PONTO DE VISTA DA LEGITIMIDADE SIMBÓLICO-INTELECTUAL,
SE O POETA THIAGO DE MELLO SAIR DA A. A. L., A ALCEAR,
FUNDADA PELO ESCRITOR E ADMINISTRADOR GAITANO ANTONACCIO,
PASSA A SER A 'verdadeira' ACADEMIA AMAZONENSE, mas isso é só uma opinião de leigo
e não-escritor-literário, COM TODO O RESPEITO QUE ME INSPIRAM
OS ACADÊMICOS (ainda) NÃO-DEMISSIONÁRIOS (que, aliás, poderiam, perfeitamente,
pedir p'ra sair, também, imediatamente esvaziando a CASA DE PÉRICLES DE MORAES
[PÉRICLES DE MORAES ERA o CARA! ] )
(IDEM)
SE MEU AVÔ (e seu irmão JOSÉ FRANCISCO), MEU OUTRO AVÔ, MEU PAI, MEU TIO AGNELLO FILHO,
MEU TIO CARLOS DE ARAUJO LIMA E NUNES PEREIRA AINDA ESTIVESSEM
VIVOS, EU TELEFONARIA IMEDIATAMENTE PARA ELES, E DIRIA:
VOCÊ NÃO QUER SAIR DA ACADEMIA AMAZONENSE, SE O GRANDE THIAGO DE MELLO
SAIR DALI? (Mas eles poderiam sair OU NÃO, evidentemente, ou até me aplicariam
uma admoestação, dizendo que OS ACADÊMICOS ERAM ELES - e não eu,
que, aliás, cheguei bem depois!)
(IBIDEM)
"Em solenidade realizada na cidade de Manaus, capital do Estado do Amazonas, no dia 5 de setembro de 2003 – em comemoração aos 153 anos da elevação da antiga Comarca do Alto Amazonas à categoria de Província do Império do Brasil, por decisão de D. Pedro II – foi criada a Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas (Alcear). Esta nova Academia pretende resguardar e manter o brilho das Letras, que jamais se poderá apagar; a verdade das Ciências, que identifica soluções para as indagações e angústias da Humanidade; e a beleza das Artes, eternizada desde o momento da Criação, quando Deus ordenou: Faça-se a Luz! É nessa tríade universal que a inteligência, a criatividade e o conhecimento do Homem se fazem imortais.
A Academia de Letras, Ciências e Artes do Amazonas - ALCEAR nasceu do idealismo de pessoas reconhecidamente atuantes nos mais diversos setores da vida pública, desde o magistério à magistratura; do jornalismo à medicina; da história às letras e às artes, em suas mais variadas formas de expressão. São homens e mulheres marcantes na sociedade amazonense por suas atitudes exemplares, sempre em busca do aperfeiçoamento pessoal, intelectual e profissional. (...)".
(http://portalamazonia.globo.com/alcear/alcear.htm)
"AMIGO ROBÉRIO: PODE RESOLVER ESSE PROBLEMA AÍ, POR FAVOR?"
COLUNA "Recontando estórias do domínio publico"
"PROFESSORA SELDA, PROFESSOR RENAN, PROFESSOR ROGEL,
PROFESSOR WALMIR (ex-reitor da U. A, de quem fui aluno), PROFESSOR PAULO PINTO MONTE
(de quem também fui aluno), PROFESSOR CARLOS GOMES, PROFESSOR DÍLSON LAGES,
PROFESSORA ANA AMÉLIA, PROFESSOR MANU (prefaciei o seu livro de crônicas
A bela da barra e outros escritos, sendo MANU o carinhoso apelido pelo qual atende
MANOEL FRANCISCO MENDONÇA VIEIRA), PROFESSORA MARILENE CORRÊA
(reitora da U. E. A., de quem fui aluno, no primeiro semestre de 1981),
DR. DONALDO MELLO, DR. ADRINO ARAGÃO, DR. FRANCISCO VASCONCELOS,
PESQUISADOR DA HISTÓRIA DA FOTOGRAFIA E DO CINEMA MUNDIAIS
SR. JOSÉ GASPAR, JORNALISTA, PESQUISADOR E ESCRITOR SR. JOAQUIM MARINHO,
ARTISTAS PLÁSTICO SRS. JORGE PALHETA E JAIR JACQMONT:
VAMOS TODOS - em bloco - PARA A ALCEAR?"
(FLÁVIO ARAUJO LIMA BITTENCOURT)
HOMENAGEANDO OS MUITO ESTIMADOS ESCRITORES,
AMIGOS DE VERDADE,
AMADEU THIAGO DE MELLO,
GAITANO LAERTES PEREIRA ANTONACCIO,
ROBÉRIO DOS SANTOS PEREIRA BRAGA E
MOACIR ANDRADE - e os outros amigos, diletos, citados -,
A QUEM SE DESEJA SAÚDE TOTAL E VIDA LONGA E
EM SAUDOSA MEMÓRIA DO QUERIDO FUNDADOR DO JORNAL A CRÍTICA
UMBERTO CALDERARO FILHO (editor jornalístico que foi um
amigo verdadeiro dos Profs.
AGNELLO BITTENCOURT E DE SEU FILHO,
ULYSSES BITTENCOURT)
E DE MEU BISAVÔ MATERNO
DEPUTADO ESTADUAL À ASSEMBLEIA AMAZONENSE
LOURENÇO NICOLAU DE MELLO
6.4.2011 (Brasília) - Não posso colocar palavras na boca de pessoas infelizmente já falecidas, mas imagino que o acadêmico, de quem fui aluno, Prof. Dr. Narciso Lobo, se ainda fosse vivo, ficaria do lado do grande poeta barreirinhense (ESTADO DO AMAZONAS) Thiago de Mello - Se Thiago de Mello sair da Academia Amazonense, a primeira atitude que tomarei será a de me candidatar a uma vaga na ALCEAR. NÃO DEVEMOS NOS PRONUNCIAR, EM CERTOS MOMENTOS: "Cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém". MAS O PROBLEMA É QUE EU TENHO AMIZADE SINCERA PELO FUNDADOR DA ALCEAR, Gaitano Laertes Pereira Antonaccio, prestigioso sodalício que é uma espécie de "A. A. L. do B". Bem, amigo e admirador do grande pintor Moacir Andrade também sou eu; portanto... NÃO VAI AQUI ABSOLUTAMENTE NADA CONTRA MOACIR ANDRADE. (Dr. Robério Braga, você é muito hábil, veja, por favor, se consegue resolver esse problema por aí, se o nobre amigo entender que está no momento certo para que essa confusão tremenda seja rapidamente - e com a sua ponderada colaboração - encerrada). F. A. L. Bittencourt ([email protected])
A CRÍTICA, O GRANDE JORNAL DO AMAZONAS, HOJE:
"Thiago de Mello pede renúncia à Academia Amazonense de Letras
O pedido foi motivado por uma recente proposta de mudança do estatuto da AAL, atualmente em estudo, visando permitir sucessivas reeleições de uma diretoria
Manaus, 05 de Abril de 2011Jony Clay Borges
Na carta de Thiago, à qual acritica.com teve acesso, o escritor se diz "constrangido e ofendido" com a proposta de mudança na AAL e pede seu desligamento "por dever moral e de fidelidade ao espírito fundador da Casa". "Deixo a Academia constrangido pelas práticas e intenções recentes, ambiciosas de poder, de alguns de seus membros. Constrangido e ofendido, porque ferem a dignidade não apenas da Casa, mas o espírito democrático que deve presidir o convívio entre os seres humanos e suas relações sociais", diz um trecho do documento.
Thiago de Mello, autor do célebre poema "Os estatutos do homem", é membro da AAL há mais de meio século. Ainda em sua carta de renúncia, ele lembra que relutou em fazer parte da entidade, mas que acabou cedendo "a uma carta de Djalma Batista e a um ‘carão’ de meu Pai". À época, o escritor fora aclamado membro da Academia por proposta de Péricles Moraes, Waldemar Pedrosa e Álvaro Maia.
A proposição de alterar o estatuto da AAL para permitir sucessivas reeleições foi feita pelo artista plástico e escritor Moacir Andrade, durante uma reunião da diretoria da casa. Por votação, os acadêmicos presentes decidiram formar uma comissão para estudar a questão e formalizar ou não a proposta.
Até esta terça-feira, a comissão ainda não havia se reunido, mas ainda assim a proposição causou incômodo entre alguns acadêmicos contrários à ideia de uma diretoria, atual ou futura, poder permanecer à frente da casa por período indefinido".
Quem sou eu