(Miguel Carqueija)

Já está nas bancas o terceiro volume do mangá "The Gentlemen's Alliance", escrito e desenhado pela genial Arina Tanemura.

   É uma história especialmente gótica onde se configura um denso mistério familiar, envolvendo as famílias Tougu e Kamiya, ambas poderosas. Um mistério de conspiração familiar que se sobrepõe aos poucos à trama estudantil mais simples.
   Tudo gira em torno de Haine Otomiya e seu calvário, simbolizado pela cruz que aparece no logotipo do mangá. Vendida pelo próprio pai, expulsa da família Kamiya e separada do convívio da mãe e dos irmãos, Haine, levada pela revolta, torna-se uma perigosa delinquente juvenil até o dia em que é resgatada das ruas por Shizumasa Tougu, que em criança escrevera e ilustrara um livro infantil, e que a garota já amava desde aquela época. Por amor a Shizumasa, Haine deixa a vida de delinquencia e ingressa na Academia Imperial, onde seu amado ocupa o cargo de Presidente do Conselho Estudantil. Entretanto, modificado por causas secretas, Shizumasa já não é gentil com Haine e despreza os sentimentos da adolescente.
    O volume 3 (edição da Panini) faz algumas revelações, trazendo a público pela primeira vez a irmã mais nova e o irmão caçula de Haine, que permaneceram na família Kamiya; mas o mistério em torno dessa família e da família Tougu se adensa. Já se percebe que o enredo entra fundo no tema da falsa identidade e da usurpação da personalidade, fazendo lembrar clássicos como "William Wilson", de Edgar Allan Poe, "O máscara de ferro", de Alexandre Dumas, e "O príncipe e o mendigo", de Mark Twain. Sem ter idéia clara do drama pessoal de Shizumasa, e das conspirações maquiavélicas que envolvem o patriarca Kamiya (pai de Haine) e as forças ocultas da família Tougu, sem entender a conspiração que seu próprio pai move contra ela, Haine, movida pelos sentimentos puros de seu coração, invade a mansão Tougu e o quarto de Shizumasa, confronta o rapaz e lhe declara todo o seu amor e todos os seus motivos, numa cena patética e antológica. "Vim para confessar meu amor", "Você disse que não se lembrava, mas aquela noite ainda é um tesouro para mim". "Não importa o quanto ele tenha mudado; vou ao encontro dele, mesmo que ele me rejeite, porque posso acreditar que seu coração é o mesmo de quando escreveu aquele livro ilustrado." "Sinto que, se eu abandonar este amor, o Shizumasa que eu amo vai desaparecer."
     A singeleza e veracidade de Haine (não esqueçamos que é uma garota de 15 anos que fala dessa forma) contrastam com a crueldade familiar que a envolve e ameaça tragá-la em suas maquinações. Assim, a cada volume a carga emocional de "The Gentlemen's Alliance" vai aumentando assim como o suspense em torno do destino de Haine Otomiya.