Um novo e envolvente mangá, com as sutilezas de uma adolescente enamorada


Miguel Carqueija


    A Editora Panini lançou em agosto de 2010, nas bancas brasileiras, o interessantíssimo mangá “The Gentlemen’s Alliance – Cross”, de Arina Tanemura (a mesma criadora de “Full Moon”), publicado originalmente pela Shueisha (Tóquio) em 2004. “A Aliança dos Cavalheiros – Cruz” já em seu primeiro volume (Traduzido por Karen Kagumi Hayashida) revela-se uma envolvente novela gráfica.
    Acompanhamos a trajetória de Haine Otomiya, de 15 anos, uma alegre colegial de cabelos compridos soltos, profundamente sentimental, mas que guarda, em seu pequeno passado, tristes acontecimentos. A história fala do amor de Haine por Shizumasa Touguu, que com ela estuda na Academia Imperial. É uma história de amor adolescente, com pureza e idealismo.
    Haine é uma rejeitada. Pertencia à família Kamiya, mas o pai, necessitado de um empréstimo, vendeu-a, literalmente, à família Otomiya, por 50 milhões de yenes.
 “Meu pai foi criado com costumes antigos. Por isso, não queria que uma mulher fosse sucessora dos seus negócios. Soube que ele ficou muito desapontado quando eu nasci. Ele não gostava de mim... porque não nasci homem.”        
    O Senhor Itsuki Otomiya adota então Haine, na ocasião com dez anos. Era viúvo e sem filhos, mas em seguida casou com Ryokka, viúva já com um filho. O irmão adotivo de Haine torna-se então (por ser homem) o sucessor dos negócios da família. Mais uma decepção para a jovem Haine:
    “Novamente eu perdi o meu lugar. Deus... dizem por aí que todo mundo é capaz de ser feliz um dia. Mas vale a pena passar por tudo isso para tentar ser feliz?”
    Traumatizada, revoltada, Haine torna-se, durante algum tempo, uma delinqüente juvenil, de vida noturna. Foi então que surgiu Shizumasa em seu horizonte: um rapaz de família muito rica, de caráter gentil e amável. Encontrando-a deprimida na sarjeta, dirige-lhe palavras de encorajamento:
    “O que faz aqui em uma noite como esta? Não fique aqui chorando sozinha. Orgulhe-se de quem é, e viva de cabeça erguida.”
    Assim começa o romance de amor de Haine Otomiya, que abandona a vida de delinqüência e tenta superar os traumas do passado. Entretanto, ela só reencontra Shizumasa tempos depois, em circunstâncias bem diferentes. O rapaz agora é o Presidente do Conselho Estudantil da Academia Imperial e tornou-se estranho, fechado, arredio, mal admitindo que conhece Haine. A garota sente que existe algum mistério em Shizumasa, agora conhecido como “o Imperador” (título usado pelos presidentes do conselho da referida academia). Percebe que há perigo no ar, pois um grupo auto-intitulado “os Gedou” (“herejes”) se opõe ao Conselho Estudantil e promove distúrbios.   
    Estranhas circunstâncias colocam Haine como guarda-costas de Shizumasa. Tendo declarado estar disposta a dar a vida pelo seu amado, por quem nutre sentimentos puros e profundos (aceitando até não ser correspondida, guardando o próprio sentimento como um tesouro), Haine terá a chance de provar o que diz quando o Gedou, recusando a ordem de dissolução que recebe de Shizumasa, parte para a rebelião aberta. Armados de faca, os membros da gangue colegial saem à caça do Presidente do Conselho Estudantil, mas antes que possam penetrar no aposento onde ele se encontra surge-lhes pela frente Haine Otomiya, armada com uma espada de madeira que outrora usara como delinqüente. As palavras da garota são sinistras:
    “Como guarda-costas do Imperador e encarregada das tarefas gerais (sic), vou eliminar aqueles que perturbam a paz na escola.”
     Haine é bela, singela, doce, romântica e amorosa; mas é também uma ex-delinquente juvenil, acostumada a brigas feias de rua. Os Gedou a atacam selvagemente, mas Haine é veloz como uma ninja e reduz os quatro assaltantes a petição de miséria.
    Como resultado da desmoralização do Gedou, o grupo infrator se desfaz, seus membros aceitam a ordem legal e a Academia Imperial é pacificada.
    Aos poucos Haine consegue uma aproximação maior com o “Imperador”. O amor da garota é puro e intenso, entusiasmante; mas as barreiras de Shizumasa não são fáceis de derrubar.
    Estes são apenas alguns detalhes do primeiro volume, que é muito prometedor em relação ao que vem por aí. Essa é uma história que eu pretendo acompanhar.