(Miguel Carqueija)

Os segredos de família são uma grande causa de sofrimento.

A literatura mundial apresenta muitos e notáveis exemplos de "segredos de família", uma coisa terrível que oprime, escraviza, corrompe e amargura as pessoas. Claro que muitas dessas histórias são dramalhões xaroposos, mas em outras encontra-se o toque de gênio, a examinar as grandezas e misérias humanas que com frequência se misturam.

Mesmo textos policiais, como em Maurice Leblanc, falam nesses segredos. "O mistério do quarto amarelo", de Gaston Leroux, é um notável exemplo: a jovem que, mesmo apunhalada, não pode revelar o que está se passando.

Os mangás também falam nessas coisas. É a espinha dorsal de "The Gentlemen's Alliance", de Arina Tanemura, cujo quarto volume (edição brasileira da Panini) já está nas bancas.

Hayne Otomiya, de 15 anos, mesmo sendo uma ex-delinquente juvenil, é apresentada como pura e inocente. A nobreza dos seus sentimentos por Shizumasa Tougu, Presidente do Conselho Estudantil da Academia Imperial, esbarra com o terrivel segredo da família Tougu, que ela ignora por completo. "Ele não é ele". O verdadeiro Shizumasa é um rapaz doente que não pode frequentar o colégio. E, sendo a família rica, promove uma fraude, colocando a sua "sombra" (um gêmeo? um sosia?) em seu lugar. Mas, uma espada de Dâmocles paira sobre a "sombra": logo ele terá de ceder seu lugar para o verdadeiro Shizumasa. Inclusive, no amor de Hayne...

E agora os leitores do mangá navegam em plena dúvida: afinal por qual Shizumasa é que Hayne se enamorou? Pelo verdadeiro ou pelo falso? Qual deles a tirou da sarjeta, da vida de delinquente, tempos atrás?  Esta a questão que agora se apresenta, ao mesmo tempo em que a pobre Hayne, totalmente ignorante da verdade dos fatos, enfrenta a provação de amar uma pessoa de dupla personalidade, que ora a aceita, ora a rejeita, justamente por se tratar de duas pessoas...

Arina Tanemura construiu uma "tour de force" neste mangá de grande sucesso entre os otakus.