[Flávio Bittencourt]

Tese de Arhur Ramos foi elogiada por Freud

O médico psiquiatra, etnólogo e folclorista Arthur Ramos nasceu em Pilar, depois Manguaba, hoje novamente Pilar, Alagoas, Brasil.

 

  

 

 

 

 

 

forca

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FORCA

(http://novotempo.com/lugardepaz/2010/11/17/as-faces-da-morte/forca-6/)

 

 

 

 


 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
" 'VOLTA SECA', AINDA GAROTO, JUNTO A UM GRUPO DE PERSONALIDADES DA BAHIA. SENTADO, DE ÓCULOS, O Profº ARTHUR RAMOS, QUE ESTUDOU O PERFIL ANTROPOLÓGICO DO FAMOSO CANGACEIRO-MENINO"

(http://lampiaoaceso.blogspot.com/2009/12/entrevista-de-volta-seca-jornal-o.html)
 

 

 

 

 

VERBETE 'PILAR' [ESTADO DE ALAGOAS, BRASIL, ONDE

ARTHUR RAMOS NASCEU], Wikipédia

(TRECHO)

 

"(...) Última execução capital

Em Pilar, registrou-se a última execução do Brasil, às onze e meia da manhã de 28 de abril de 1876. Foi executado o escravo Francisco, pertencente ao Dr. Joaquim Telésforo Ferreira Lopes Viana. Ele foi acusado de assassinar, juntamente com os também escravos Prudêncio e Vicente, o casal João Evangelista de Lima e Josefa Martha de Lima, proprietários do Hotel Central. O crime ocorreu em 28 de abril de 1874, dois anos antes da execução. O imperador D. Pedro II autorizou o enforcamento de Prudêncio. A visita de D. Pedro II a Pilar é considerada um dos mais importantes fatos históricos da cidade e da região.

O patíbulo que serviu de palco para montagem da forca foi construído às vésperas do "ato de justiça". A escada de acesso ao estrado tinha 13 degraus, totalizando 1,80 m de altura. A trave de suporte da forca foi regulada de forma que, ao cair, o corpo ficaria pendurado em um nível um pouco acima dos olhos da platéia.

A rigor, houve várias execuções judiciais no Brasil, por enforcamento, tanto de escravos como de homens livres, entre os anos de 1855 e 1876. E até os últimos anos do império, o júri continuou a condenar à morte, ainda que, a partir desse ano de 1876 o imperador tivesse comutado todas as sentenças capitais, tanto de homens livres como de escravos. (...)."

(http://pt.wikipedia.org/wiki/Pilar_(Alagoas))

 

 

 

 

 


 

" O CANGACEIRO-MENINO "VOLTA SECA" SENDO SUBMETIDO A EXAME ANTROPOMÉTRICO, ATRAVÉS DO DR. ARTHUR RAMOS: OBS: Nessa época, o mesmo já se encontrava preso, na Penitenciária de Salvador/BA