0

 

 

 
 RECEBI DE RENAN FREITAS PINTO 

 

Este livro, organizado pelos autores Renan Freitas Pinto, Davyd Spencer e Tenório Telles, segue uma tendência que se vem estruturando, nas duas últimas décadas, no Brasil: a recepção da Teoria Crítica. Com isso, as universidades abrem as suas portas para a inclusão de disciplinas acadêmicas voltadas para o estudo de autores como Theodor Adorno, Walter Benjamin, Jürgen Habermas, entre outros.
A publicação desta obra coletiva, que conta com a participação de autores cuja produção se encontra amplamente reconhecida em âmbito nacional, como Willi Bolle, Rodrigo Duarte, Iray Carone, Gunter Presler, Antonio Zuin, Marcos Nobre e Márcio Seligmann-Silva, inclui também novos autores cujo reconhecimento em âmbito regional já se faz sentir em razão de seus trabalhos com a Teoria Crítica. Essa publicação traz o mérito de publicar, pela primeira vez, autores do Norte do país que se dedicam ao estudo da Teoria Crítica, em especial à obra do pensador alemão Theodor Adorno.
No evento, Renan Freitas Pinto falará sobre a gênese do livro. O editor Tenório Telles, sobre a organização da obra do ponto de vista da editora. A Professora Iray Carone, docente do Instituto de Psicologia da USP, discutirá sobre a face histórica do ensaio de Adorno “On popular music”. Marcos Nobre, Professor do Departamento de Filosofia da Unicamp, também contribui com a discussão com a palestra intitulada “Da ‘formação’ às ‘redes’: filosofia e cultura depois da modernização”. Por sua vez, Gunter Pressler, Professor de Teoria Literária da Universidade Federal do Pará, falará sobre “Estética dialética e social: a relação Benjamin-Adorno-Benjamin em Jean-Michel Palmier”.
Sob o olhar de diversos estudiosos, o livro se estrutura como uma discussão sobre as ideias do sociólogo alemão e mostram a força e a atualidade de sua contribuição teórica para o estudo e a compreensão do mundo em que vivemos, seu funcionamento e os impactos da indústria cultural sobre a consciência dos seres humanos e o destino das sociedades.