Romance de ficção científica de Miguel Carqueija


    Uma história de espaço profundo, ação e aventura num futuro distante e de complexa configuração política.
    Regina foi estuprada aos treze anos e viu os seus pais serem assassinados. Profundamente traumatizada, recebe a visita de uma entidade cósmica que a presenteia com uma arma misteriosa, o “turbilhão de cores”, uma arma que lhe confere um poder extraordinário. Atormentada pelo desejo de vingança, Regina tornar-se-á uma fora-da-lei e passará os próximos quinze anos de sua vida preparando o ajuste de contas com Nestomar, o estuprador, um pirata galático que depois se tornou um “homem de respeito”: um estadista, chefe de um poderoso império cósmico centralizado em Rig.
    Adriano Gólgota é um repórter brilhante e pacifista, que trabalha na Imprensa sem Fronteiras. Um belo dia ele recebe uma “missão impossível”: vasculhar a Galáxia até localizar e entrevistar a Esfinge Negra, a misteriosa pirata espacial que, a bordo da nave Alcione e acompanhada por uma tripulação totalmente fiel, percorre o universo fustigando o poderio de Nestomar e seus aliados. Nestomar, cujo império corrupto e tirânico representa uma ameaça à estabilidade da civilização.
    Ao se apaixonar pelo repórter, Regina, a Esfinge Negra, uma bela mulher negra de 28 anos, confia a ele os seus mais recônditos segredos: o sentimento de remorso que a consome por ter abandonado o homem que a amava, e por ter colocado o próprio filho em segundo plano, obcecada em sua cruzada vingativa. Adriano aconselha-a a buscar só a justiça e esquecer a vingança. Regina debate-se neste dilema: como separar as duas coisas?
    Enquanto isso, a Alcione aproxima-se implacavelmente do planeta-fortaleza de Nestomar. O inevitável acerto de contas está iminente. Regina julga-se invencível com o turbilhão de ocres. Será mesmo? Poderá derrotar as fortalezas orbitais do ditador?
    Qual será o desfecho desse imenso drama cósmico?

A ESFINGE NEGRA — uma história de suspense e aventura, de amor e vingança na Galáxia.

Publicada em formato de bolso pelas Edições Hiperespaço - São Bernardo do Campo, 2003.