SOBRE O MEU TEXTO   "O OUTONO  DA VIDA"   REPUBLICADO  NA COLUNA  ANTERIOR  .

COMENTÁRIOS:

 

Tere Tavares

Que lindo esse narrar fluindo tão raro, como um perfume desconhecido. Os livros têm essa magia de nos transportar e nos acolher. Um presente é ler-te, caro amigo. Queremos logo o teu livro. Abraço fraterno.

Amei

 

Francisco Da Cunha

Tere Tavares Querida escritora e artista Tere Tavares, na vida literária brasileira e acredito também que no estrangeiro, há muitas belas histórias de amizades entre críticos e autores (ficcionistas, poetas, artistas de diferentes gêneros como V.. Creio que os críticos e os ensaístas se aproxima por afinidades, admiração, simpatia, reconhecimento recíproco entre si. Isso já foi observado em livro por um grande crítico impressionista de elevado nível intelectual, que foi Álvaro Lins (1912-1970). E ele tem razão. Na obra artística há o criador e crítico, assim como o leitor. São três elementos indispensáveis à criação literária. Já também se falou que fazer crítica, apreciações sobre autores e livros tem muito também de criatividade,, porém é uma criatividade que precisa das obras literárias, visto que o crítico depende do que escrevem os autores. Por outro lado, os autores precisam também, de alguém que os leia de forma especializada . Aí entra o crítico em seu papel de criador de segundas instância vamos chamar assim. O crítico é criador na medida em que separa os grandes autores dos médios e dos menores (estes últimos os ingleses chamavam ou chama de "minor writers." O crítico, em sua função de julgamento e de análise de obras embute em si, um teórico da literatura e se instrumentaliza, pois, de recursos, quase diria técnico-científicos, hauridos nas obras da teoria literária, fazendo suas opções, segundo a sua formação acadêmica, por algumas correntes críticas já conhecidas ou surgidas no seu momento histórico de atividade crítica. No entanto, a criatividade do crítico advém de suas formas de compreensão profunda do que é necessário afirmar e conclusões tirar sobre a validade de alguma obra, de mostrar novos caminhos que poderiam esclarecer melhor o papel fundamental da criação literária e de suas vinculações estéticas e existenciais. O crítico abre clareiras para que o elemento leitor seja iluminado por importantes aspectos que dão significado estético e mais densa compreensão da vida nos seus múltiplos sentidos. O que importa à obra literária e artística, em geral, é entender a vida, os homens e o universo através da Arte da palavra formalizada em diferentes gêneros.

2

Curtir

Responder

15 h

Editado

Tere Tavares

Francisco Da Cunha excelente e propedêutica explanação, caro professor e amigo que muito admiro. Prezo muito a tua sabedoria. Obrigada por tanto! Abraços.

Amei

Responder

13 h